Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Estilo e Beleza

Blusa de tricô: monte looks quentinhos e românticos

Por Usaflex 25/07/2022

Será que é possível transformar uma blusa de tricô em vestido ou utilizá-la sobre uma camisa social de trabalho? A resposta é sim e neste post vamos te revelar como. Mas não para por aí! Também mostraremos várias dicas incríveis de looks para usar com peças de tricô. Inspire-se e arrase neste inverno. 

O tricô e a moda

O tricô e a moda estão conectados há tanto tempo, que é até difícil acreditar. Por exemplo, você sabia que no século 12 já se usavam peças de tricô? Pois é! Apesar de antiga, essa técnica de costura só tornou-se parte da “alta costura” em 1930, quando uma estilista italiana produziu pulôver tricotado à mão. Logo a vestimenta conquistou o coração das mulheres e o tricô entrou na rota fashion. 

Hoje em dia, as peças em tricô – ou “tricot”, como também é conhecida, devido a sua origem francesa – não se limitam às blusas, mas também a outros itens da moda, como sapatos, boinas, cachecóis, etc. Isso prova que, em pleno 2022, o tricot está mais vivo do que nunca. Diante disso, vamos te mostrar como criar looks incríveis com blusas de tricô e como combinar esta peça com outras citadas. Confira!

Looks com blusa de tricô

Já que iniciamos este texto mencionando o pulôver, nada melhor do que introduzirmos os looks com esse item tão lindo e elegante, certo? 

Pulôver: simples e elegante

O pulôver, para quem não sabe, é uma peça fechada e sem manga, usada por cima da camisa, geralmente ela é mais grossa que os suéteres, sendo também mais quentinha. Mas como inserir a blusa de tricô sem manga no seu look diário? Você pode fazer isso de diferentes formas. Por exemplo, usá-lo da forma mais tradicional, por cima de uma camisa social feminina branca.

A camisa branca é mais versátil, pois permite que você a combine com pulôveres de distintas cores e estampas. Porém, você também pode utilizar camisas com tonalidades que combinem com a sua blusa de tricô. E, independente da cor escolhida, é possível finalizar o visual com calça jeans, de couro ou de alfaiataria, além de botas de couro, tênis de tricô, sapatilha ou scarpin. A melhor opção dependerá do seu estilo e da ocasião!

Outra forma de se usar a blusa de tricô feminina sem manga é sem nada por baixo, apenas com uma saia ou uma calça e um cinto. Essa alternativa é interessante nos dias amenos, em que não está tão frio, mas também não está calor. Com esta combinação, além de agradável, é elegante e perfeita para ir ao trabalho, a reuniões, a um almoço com as amigas, etc.

Para finalizar, o pulôver ainda pode ser usado como vestido, sabia? Isso mesmo! Você pode pegar um modelo maior e utilizá-lo sem a parte de baixo. Claro que nos pés não podem faltar as botas de cano longo! Elas vão deixar seu look mais ousado, sem perder a sofisticação proporcionada pelo couro. 

Tricô gola alta: um clássico que não sai de moda

Outro grande clássico do inverno é o tricô de gola alta e nós entendemos o motivo, afinal de contas, o modelo protege o pescoço do vento frio e ainda traz um charme especial à blusa de tricô. Mas, como este é um post de dicas, vamos descobrir como usar a peça da melhor forma! 

Bem, nos dias em que a temperatura despencar, você pode elaborar um look extremamente elegante composto pela blusa de tricô gola alta e trench coat. Essa combinação pode ser complementada por uma bota de couro de cano médio, curto ou longo e por uma belíssima bolsa de couro liso. Caso você deseje um look mais urbano, pode trocar o trench coat por uma jaqueta de couro ou jaqueta jeans. As botas também podem ser substituídas por tênis casual por um loafer. 

Assim como o pulôver, a blusa de tricô gola alta pode ser convertida em vestido, se a peça for muito grande para você. Outra maneira de deixar a roupa grande mais fashionista é usá-la com saias, meia calça e bota de cano longo. E para finalizar com chave de ouro, adicione um charme extra com uma belíssima boina estilo parisiense. Vai ficar tudo!

O post é dedicado à blusa de tricô, mas por que não falar dos looks com vestido de tricô? Afinal, como já vimos, algumas peças podem ser improvisadas como vestidos. 

Vestidos de tricô? Claro que sim!

Atualmente, existem no mercado diferentes modelos de vestidos de tricô: longo, curto, justos, largos, fino, grosso, com gola alta, gola baixa…enfim, são muitas opções. Ainda há também distintas cores para escolher. Então, são inúmeras as possibilidades para o seu guarda-roupa. Dito isso, vamos às dicas!

O vestido de tricô longo pode ser usado com tênis casual ou coturno, por exemplo. Mas, se você está buscando por um visual mais formal, o vestido pode ser complementado com bota de bico fino, um scarpin ou uma sandália de salto alto.

O trench coat também pode fazer parte do look com vestido de tricô. Porém, se não tiver um sobretudo ou não quiser usá-lo, pode trocar por um belíssimo cachecol e uma boina/toca/chapéu. Esses acessórios agregam feminilidade ao visual. 

Tricô: uma arte de séculos

No começo deste texto dissemos que o tricô existe na Europa desde o século 12, mas, provavelmente, foi criado antes disso, no Oriente Médio. Ou seja, essa é uma técnica que resistiu por centenas de anos e continua sendo valorizada nas sociedades atuais. A grande diferença entre as peças no princípio e agora é o modo de fabricação, que, cada vez mais, deixa de ser artesanal. 

Nos primórdios, quando não existiam as máquinas, cada roupa era feita à mão, de forma que o resultado era sempre único. Isso tornava cada peça ainda mais especial. Por isso, sempre que tiver oportunidade, busque por blusas de tricô ou demais peças que valorizem o artesanal, pois isso faz parte da nossa história. 

Você também pode aprender a fazer bolsas, cachecóis e toucas de tricô sem sair de casa, apenas com a ajuda da internet. No youtube, por exemplo, é fácil encontrar tutoriais que ensinam a confeccionar esses e outros itens. É uma excelente oportunidade para quem quer adquirir um novo hobby, para quem tem ansiedade e precisa de uma atividade para relaxar ou mesmo para ter uma grana extra!

Fique por dentro das últimas novidades e ofertas exclusivas!

Cadastre-se e descubra um mundo de conforto e estilo. Não perca tempo e inscreva-se para ficar por dentro das últimas novidades e ofertas

exclusivas

Ganhe 10% de desconto na sua primeira compra + frete grátis!*

Cadastrado com sucesso!