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Ser Mulher

Momento relax: dicas para colocar mais leveza no seu dia a dia

Por Usaflex 08/11/2021

O dia a dia de trabalho já é estressante e, para piorar, soma-se a isso a ansiedade causada pelas redes sociais e pelo excesso de informações a que estamos expostos. Então, o que fazer para ter um momento relax em casa e dormir melhor à noite? É o que nós te mostraremos agora!

Momento relax: como diminuir o estresse

Casa, trabalho, trânsito, faculdade, filhos…muitos fatores nos estressam ao longo do dia, podendo gerar outros problemas, como dores no corpo (especialmente nas costas e na cabeça), insônia, ansiedade, dentre outras coisas. Então, o que fazer para reduzir o estresse?

Alimentação

Existem formas simples de tornar nossa vida mais relaxante e, consequentemente, mais saudável, uma delas é a alimentação. Você sabia que alguns alimentos nos ajudam a ficar menos ansiosos? Pois este é o caso da banana, da laranja, do abacaxi e do espinafre, por exemplo.

Em resumo, os alimentos ricos em vitamina B e C são fundamentais na produção de hormônios responsáveis por diminuir a ansiedade e o estresse. O ômega 3 – encontrado em peixes e castanhas – e o triptofano – presente nas carnes, no ovo, no queijo e no cacau – também são ótimos para te deixar mais relaxado. 

Exercícios físicos

Claro que o exercício físico não ficaria de fora dessa lista, não é mesmo? Por mais clichês que possam parecer, a alimentação e a atividade física são essenciais para se ter uma vida saudável, emocional e fisicamente. No caso específico dos exercícios, eles são recomendados porque eles produzem endorfina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. 

Além disso, as atividades físicas diminuem a quantidade de cortisol, hormônio ligado ao estresse, e nos permitem concentrar em algo que não seja os problemas diários. Então, busque fazer caminhada, correr, dançar, pular corda ou andar de bicicleta, por exemplo, ao menos três vezes por semana, durante 20 minutinhos . Evite participar de jogos de competição, ainda mais se você for uma pessoa competitiva, pois isso pode piorar o seu estresse. 

Tenha um tempo para você

É muito importante ter um tempo só seu para dedicar-se aos seus prazeres. Você pode ler, tocar algum instrumento, desenhar, costurar, ver uma série/filme, plantar, cozinhar, entre outras coisas. Você pode estar se questionando: mas quando farei isso se não tenho tempo? Bem, não é necessário separar horas do seu dia. 

Se você fizer exercício físico três vezes por semana, pode separar os demais dias para fazer outras atividades que te agradam, por ao menos 15 ou 20 minutos. Caso não tenha nada específico que te dê prazer, esse é um bom momento para começar. Experimente começar algo novo, como aprender a desenhar ou a tocar um instrumento, por exemplo. 

Como relaxar para dormir

Se você teve um dia bastante estressante, em que não conseguiu se alimentar bem, nem praticar qualquer tipo de exercício físico ou atividade de lazer, aqui vão algumas dicas para ter um momento relax e dormir melhor.

Meditar 

A meditação é uma prática milenar, cujo objetivo é exercitar a concentração para equilibrar a mente e o corpo. Sendo assim, meditar é uma forma de diminuir a ansiedade e o estresse, porque traz tranquilidade, relaxa os músculos e te faz focar em outra coisa que não seja seus problemas. 

Você pode buscar por playlists de meditação guiada nas plataformas digitais e fazer à noite. Os exercícios de respiração, por exemplo, vão te ajudar a relaxar para dormir bem, uma vez que o foco em uma única atividade – a respiração – te permitirá esquecer das tensões do dia. 

Respirar e concentrar-se em algo

Caso você não queira meditar, então faça somente exercícios de respiração, pois eles vão te ajudar a dormir melhor. Pesquisas comprovam que a respiração controlada ajuda a reduzir o cortisol e também relaxa os músculos, contribuindo para uma noite sem insônia. Enquanto respira, tente pensar em coisas positivas, que não te deixam ansioso, como uma paisagem bonita ou uma viagem para a praia. Outra coisa que pode te ajudar é ouvir música relaxante ou sons da natureza.

Calmantes naturais

Tomar remédio sem indicação médica é perigoso, então não o faça! Ao invés disso, invista nos famosos sucos de maracujá e no chá de camomila, que são calmantes naturais, ou nos óleos essenciais. Alguns aromas ajudam a acalmar e você pode utilizá-los para aromatizar seu quarto na hora de dormir. 

Looks para relaxar

Você sabia que as cores também despertam sensações e emoções? Pois é, e segundo a psicologia das cores, o verde e o azul são ótimos para relaxar, porque transmitem tranquilidade. Então utilizar looks compostos por esses tons pode deixar seu dia e de todos a sua volta mais colorido, alegre, divertido e harmonioso. 

Outro fator importante na hora de se vestir é priorizar as peças confortáveis, porque ninguém merece passar o dia de trabalho com uma roupa que incomoda, não é mesmo? Um sapato desconfortável, por exemplo, pode machucar o seu pé, causando dores e estresse. 

Look relaxante para trabalhar

No verão, em que as temperaturas estão mais altas, procure usar roupas com tecidos mais leves e mais soltos. Se o seu local de trabalho permitir e você se sentir à vontade, opte por saias e vestidos mais soltos, de preferência com tons mais claros – como light blue ou hortelã -, já que cores escuras tendem a esquentar mais. 

No que diz respeito aos calçados, dê prioridade ao seu bem-estar. Na Usaflex, todos os sapatos, desde os tênis até as sandálias de salto, possuem tecnologias modernas para garantir conforto e segurança aos seus pés. Caso seu ambiente profissional seja mais formal, você pode optar por nossas sandálias geométricas, que são tendência e deixam os dedos mais cômodos. 

Se o seu local de trabalho for mais casual, então nossos tênis de verão são perfeitos, pois combinam com vários looks e são super macios. Também tem as papetes em tons pastel, que deixam os pés respirarem nos dias mais quentes do ano. 

Look relaxante para ficar em casa

Para ter um momento relax em casa, você precisa estar à vontade. Então, coloque as peças mais leves e gostosas que tiver no seu guarda-roupa. Na hora de dormir, os especialistas recomendam usar o mínimo de peças possíveis, pois isso aumenta o conforto. Para as mulheres, em particular, é recomendado ainda que durmam sem calcinha, porque ajuda a circulação e diminui o excesso de suor na região. 

Quanto ao sapato, não precisamos nem dizer que o bom e famoso chinelo é unanimidade. Porém, qual chinelo vai te proporcionar, ao mesmo tempo,  conforto, maciez, segurança e fofura? Só pode ser o Poofy

O nosso calçado em EVA é caracterizado pela leveza e maciez. Mas, além dessas propriedades, o material também é flexível e possui componentes à prova d’água. Como se não bastasse todas essas características incríveis, o Poofy também é antiderrapante e possui maior durabilidade, além de ter um design diferenciado. 

Os chinelos super macios da linha Poofy foram desenvolvidos no modelo slide. Isso quer dizer que eles possuem uma tira mais grossa na horizontal, cobrindo o peito do pé. Por não ter uma tira que se encaixa entre os dedos, você pode usá-los com meia, por exemplo, na época de frio.

Spa day: faça um dia de spa em casa!

Você não precisa gastar uma fortuna para ter o seu dia de princesa, basta montar um spa em casa (ou quase isso). Talvez as massagens fiquem de fora, mas com certeza é possível reproduzir os cuidados com a beleza. Então, separe um dia da sua semana para relaxar e cuidar de você.

Comece preparando o ambiente com velas aromáticas e músicas que te alegram. Depois, prepare uma taça de vinho ou qualquer outra bebida que te agrade mais. Enquanto degusta seu drink, vá preparando os produtos para hidratar o cabelo. Aproveite também para fazer uma skin care completa, com limpeza, esfoliação e hidratação. 

Dê uma atenção ao resto do corpo também, com cremes para deixar a pele mais macia e gostosa. Fazer as unhas é outra atividade relaxante e que deixa sua autoestima mais elevada. 

Lembre-se: dedicar um tempo para cuidar de você te deixará mais tranquila, feliz e mais bonita. 

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