Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Estilo e Beleza

Trench coat feminino: uma peça elegante para os dias mais frios do inverno

Por Usaflex 13/06/2022

O trench coat feminino voltou com tudo neste inverno, por isso nós estamos aqui para te apresentar este casaco super tradicional. Dito isso, prepare um lugarzinho no seu guarda-roupa, pois, depois de ler esse post, com certeza você vai querer ter um trench coat para chamar de seu. E se já tiver um modelo em casa, prepare-o para usar com os looks incríveis que vamos sugerir. Veja!

O que é trench coat? 

O trench coat se popularizou entre as mulheres por causa do cinema, nos anos 1920, quando estrelas famosas de Hollywood apareceram nas telonas usando o casaco, até então masculino. Nas décadas seguintes, o modelo continuou em evidência, graças à família real britânica, em especial à Rainha Elizabeth II, que adotou o trench coat feminino no seu guarda-roupa. Mas o que diferencia o trench coat de outras peças? Para responder a essa pergunta, precisamos voltar um pouco no tempo. 

Das batalhas às passarelas 

Assim como outras vestimentas, o trench coat tem inspiração militar e isso está nítido no nome da peça. Trench é uma palavra inglesa e significa trincheira (“fosso ou escavação feita no solo cuja profundidade e parapeito servem como abrigo aos combatentes”). As trincheiras foram muito utilizadas durante a Primeira Guerra Mundial, período em que o casaco nasceu. 

Na verdade, a origem é anterior ao grande conflito, mas o item só ganhou a denominação e o design que conhecemos hoje na década de 1910. E o motivo para o trench coat ter sido escolhido para proteger os soldados ingleses é que, à época, o casaco era fabricado com um tecido impermeável, ou seja, à prova d’água. Além disso, ele era mais longo que as jaquetas tradicionais, cobrindo também parte das pernas. 

Quando a guerra acabou, os britânicos sagraram-se vencedores e os militares foram vistos como heróis nacionais. E, como nas histórias em quadrinhos, estes heróis também usavam capas… ou melhor, casacos. Por isso os trench coats se converteram em um símbolo patriótico entre os cidadãos do Reino Unido.

Na década de 1920, com o crescimento do cinema, tudo o que os atores e atrizes usavam nos filmes acabava virando moda. O mesmo ocorreu com a peça de roupa inglesa, que também foi vestida por artistas mulheres. Obviamente que na vida fora das telonas as moças adotaram o vestuário elegante e, assim, surgiu o trench coat feminino. Mas a história não acaba aí!

Após a Segunda Guerra Mundial, a rainha Elizabeth II adotou o trench coat feminino de forma definitiva no seu guarda-roupa, tanto que, vez ou outra, ela ainda é flagrada usando-o. Uma das razões para ela usar o modelo – além dele ser inglês – é que a monarca serviu como mecânica durante a Segunda Guerra. 

Looks com trench coat feminino

Os trench coats são muito elegantes, por isso você pode usá-los em diferentes ocasiões e com distintas peças de roupas e sapatos. Caso deseje incorporar a peça ao look de trabalho, por exemplo, você pode combiná-lo com vestido social; saia social e blusa; ou com calça de alfaiataria e camisa social. Para finalizar o visual formal, invista em um scarpin de bico fino.

Você também pode montar um look mais casual com a versátil e democrática calça jeans, já que ela cai super bem com o trench coat feminino longo e blusa lisa (social ou não). Se tiver um dia muito frio, substitua a blusa lisa por um belo suéter. Mas, independente do visual escolhido, saiba que as opções de calçados são múltiplas: sapatilha, bota de bico fino, scarpin, sandália slingback ou sapatilha

O trench coat feminino longo pode ser usado à noite como um vestido, sabia? Neste caso, a peça é usada sozinha e o look é complementado por um calçado. Nossa dica para o inverno é harmonizar o casaco com a bota de cano alto e deixar todos de queixos caídos com tanta elegância. 

Outras peças de roupa que podem ser combinadas com o trench coat feminino são: calças de couro, meia calça, vestidos estampados, mini saias, shorts, calças pantalonas, etc. O importante é deixar a sua imaginação voar!

Para finalizar, não podemos deixar fora os acessórios, não é mesmo? Vamos começar pelos cachecóis, que são indispensáveis no inverno. Eles tornam o seu look com trench coat muito mais sofisticado e quentinho. Você também pode proteger a cabeça com toucas, gorros, boinas e chapéus. 

Diferentes modelos de trench coat

Na moda, as cores mais tradicionais do trench coat feminino são o preto e o bege, mas hoje já existem modelos em diversas tonalidades e até mesmo com estampas. Então, você não precisa ficar presa às cores mais sóbrias, típicas do inverno. É possível montar looks super alegres e coloridos, mesmo nas estações mais frias. 

1. Trench coat cores frias

2. Trench coat cores quentes

3. Trench coat feminino estampado

Essas foram as nossas dicas de looks para usar com o trench coat feminino. Se você gostou da história e das sugestões, compartilhe o link do post nas redes sociais, para que todas as suas amigas possam ler também!

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!