Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Por Todas

De repente, grisalha! Como assumir o cabelo grisalho feminino e valorizar a maturidade

Por Usaflex 04/10/2021
Saiba tudo sobre a tendência do cabelo grisalho.
Saiba tudo sobre a tendência do cabelo grisalho.

O cabelo grisalho feminino tornou-se um assunto comentado durante a quarentena. Isso após várias famosas abandonarem as pinturas e exibirem suas madeixas brancas. Mas como assumir os fios brancos sem parecer envelhecida? Quais cortes e looks valorizam mais o tom dos cabelos? Continue com a gente e descubra as respostas para estas perguntas!

Cabelo grisalho feminino: um tabu a ser batido

Envelhecer faz parte da vida. Um processo natural que apresenta certas características físicas, como as rugas e os cabelos brancos. Porém, algo que deveria ser considerado bonito e corriqueiro é, muitas vezes, encarado com preconceito, especialmente quando se trata de mulheres. Quer ver só?

Quando um homem aparece com os cabelos prateados, geralmente ele é tachado de “charmoso”, “estiloso”. Temos vários exemplos de artistas famosos que, mesmo com fios brancos, são símbolos de beleza e sensualidade, como é o caso de George Clooney, Brad Pitt, Bruno Gagliasso, entre outros. Até mesmo o jornalista William Bonner foi elogiado nas redes sociais recentemente por aparecer com barba e cabelos brancos no jornal.  

George Clooney – Imagem: Reprodução / Getty Images

Imagine, agora, se o mesmo acontecesse com Angelina Jolie ou Fátima Bernardes, por exemplo. Será que a aparência delas seria tão bem aceita? A resposta, infelizmente, talvez seja não. Basta analisar a reação da internet ao ver as artistas Preta Gil e Samara Felippo com madeixas grisalhas. Algumas pessoas elogiaram o visual, mas muitas criticaram, inclusive mulheres. 

Samara Felippo – Foto: Divulgação/Ju Coutinho

O motivo disso é que, durante anos, houve uma pressão muito grande para que as mulheres parecessem sempre jovens.  Mas isso está mudando (ainda bem!) e, cada vez mais, o grisalho natural está sendo assumido. Inúmeras famosas estão exibindo orgulhosamente seu novo estilo por aí, inclusive nos tapetes vermelhos. Por isso, estamos aqui para te dar algumas dicas de moda para valorizar o cabelo grisalho feminino!

Andie MacDowell destacou os lábios com batom vermelho, que contrastou perfeitamente com o tom grisalho dos fios, prendidos atrás da cabeça. Foto: John MACDOUGALL / AFP

Como assumir o cabelo grisalho feminino?

Assumir o cabelo grisalho feminino é um processo de coragem, autoestima e liberdade. Então, antes de mais nada, é preciso estar preparada para os possíveis julgamentos. Depois, é possível tomar alguns cuidados com os fios brancos, para que eles estejam sempre hidratados e bonitos. 

Segundo especialistas, o grisalho natural tem uma tendência a ser mais opaco e mais ressecado. Sendo assim, manter uma rotina de hidratação é extremamente importante. Outra dica para os cabelos brancos é evitar o sol e, quando for sair de dia, passar um produto de proteção solar nos fios. 

Para quem quer abandonar as tintas e passar pela transição, a dica é apostar no grisalho curto. Você pode ir cortando as partes do cabelo que estão com tinta e deixar os fios crescerem com a cor natural. É bom também usar shampoos específicos para evitar o amarelado. 

Grisalho jovem

Os cabelos brancos são associados à velhice porque eles tendem a aparecer na chamada “meia idade”. Em mulheres de pele clara, por exemplo, eles começam a surgir após os 35 anos; já nas de pele preta, pela maior presença de melanina, os fios começam a clarear após os 45. Porém, algumas pessoas têm o “grisalho jovem”, que surge na casa dos 20 anos. 

Esses casos são mais raros, mas acontecem e são mais difíceis de lidar, porque assumir o cabelo grisalho feminino aos vinte e poucos anos pode ser assustador. Como dissemos, essa é uma característica associada à idade, então as jovens têm medo de parecer mais velhas. Contudo, é possível adotar o grisalho mantendo um estilo jovial, descolado e elegante. Um exemplo disso, é a influencer Lauren Midgley. Ela ficou conhecida na internet por assumir os cabelos brancos aos 26 anos.

Blogueira começou a ficar grisalha por volta dos 12 anos. Foto: Divulgação/R7

Qual o melhor corte para cabelos grisalhos?

A partir dos 40, as mulheres costumam adotar cortes não muito longos. Bem, para quem gosta desse estilo de grisalho curto, o chanel é um clássico que não sai de moda e combina com qualquer idade. O long bob reto e o bob em camadas também são cortes que valorizam bastante o grisalho curto.

Agora, se quiser deixar o seu cabelo maior, saiba que não há problema algum! Inclusive, você pode deixar seu grisalho natural ainda mais belo com o corte repicado ou em camadas. Para quem tem grisalho cacheado, estes dois estilos podem dar um volume bonito aos fios.

As adeptas do grisalho jovem podem apostar nas famosas franjinhas, pois elas trazem um ar mais “menina” ao rosto. Isso não quer dizer, claro, que as mulheres maduras também não possam usar. O corte é indicado para todas, desde que se sintam à vontade com ele. 

Looks para combinar com o grisalho feminino

Os looks pretos ou alvinegros valorizam bastante os cabelos brancos e são bem elegantes. Uma combinação ótima para trabalhar, ir a reuniões ou participar de um jantar de negócios é: calça de alfaiataria preta, cinto, blusa social (preta ou branca), bolsa (preta ou marrom) e uma sandália de salto grosso marrom ou um scarpin. 

Na primavera, você pode apostar também nas saias e nos vestidos estampados. Elas harmonizam com as papetes e as rasteirinhas. Os desenhos deixam o seu visual mais descontraído e as cores realçam o tom do grisalho natural. 

Os looks elaborados com tênis são uma alternativa para quem quer um estilo mais urbano e despojado. Além de combinarem com vários modelos de roupa (calça e blusa, saias, vestidos, shorts, cropped e macacão), o calçado também combina com todo tipo de cabelo.

Para finalizar, vamos dar dicas de acessórios, afinal de contas eles dão uma super valorizada no visual, não é mesmo? 

Bem, para quem assumiu o grisalho cacheado longo, os brincos menores são mais apropriados, pois eles ficam mais escondidos e não disputam atenção com os belos cachos. Já quem optou pelo grisalho curto, os brincos grandes e coloridos dão um toque especial e valorizam mais o rosto. 

Essas foram nossas dicas para quem vai assumir o cabelo grisalho feminino. Se gostou deste texto, compartilhe com suas amigas e familiares nas redes sociais, e continue acompanhando o blog para mais posts sobre moda feminina. 

Fique por dentro das últimas novidades e ofertas exclusivas!

Cadastre-se e descubra um mundo de conforto e estilo. Não perca tempo e inscreva-se para ficar por dentro das últimas novidades e ofertas

exclusivas

Ganhe 10% de desconto na sua primeira compra + frete grátis!*

Cadastrado com sucesso!