Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Por Todas

Journaling: 5 razões para começar a registrar sua vida em um diário

Por Usaflex 20/10/2023

O journaling vem se tornando cada vez mais popular entre as mulheres. Mas você sabe o que significa essa palavra e como ela pode te ajudar no seu dia a dia? Neste post, vamos responder a essas perguntas e, de quebra, vamos te mostrar o passo a passo de como montar o seu diário. Veja! 

O que é journaling?

É comum, principalmente entre as meninas, ter diários na infância e na adolescência. Mas, quando crescemos, esse hábito de escrever diariamente muitas vezes se perde, seja por falta de tempo ou por não vermos mais sentido em registrar os próprios sentimentos. O que os estudos mostram, porém, é que manter a prática da escrita traz inúmeros benefícios – cognitivos e psicológicos – na vida adulta. E esse hábito de fazer anotações em um caderno é o que chamamos de journaling. 

O termo, de origem inglesa, se refere à rotina diária de escrever em uma folha de papel com lápis ou caneta. Ou seja, nada de celular, tablet ou computador! Outra característica do journaling é que você pode registrar diversos assuntos: sentimentos, sonhos, acontecimentos, tarefas do dia, ideias, etc. Não há limite para se expressar de forma livre, afinal de contas você não precisa mostrar o seu diário para ninguém – só se quiser. 

E agora que você já sabe o que é um journaling, vamos ver 5 razões para se ter um. Confira!

Benefícios e vantagens do journaling

  1. Autoconhecimento: ao escrever sobre suas emoções e sentimentos, você pode se conhecer melhor e identificar o que te faz bem e o que te faz mal, por exemplo.
  2. Criatividade: o journaling é livre e privado, portanto você pode escrever o que quiser e como quiser. É só dar asas à imaginação! Além disso, esse também é um espaço para desenhar, colorir e enfeitar.
  3. Metas: o journaling pode ajudar na realização de metas, pois anotamos diariamente o nosso progresso ou detectar o que pode estar nos impedindo.
  4. Memória: o ato de escrever diariamente é ótimo para exercitar a memória. Além disso, o journaling também é uma máquina do tempo, porque nos permite acessar o nosso eu do passado. 
  5. Estresse e ansiedade: um estudo realizado pelo British Journal of Health Psychology mostrou que escrever sobre coisas positivas pode diminuir o estresse e a ansiedade. Registrar os sentimentos e emoções também é uma maneira de lidar com os próprios problemas psicológicos e emocionais. 

Como fazer um journaling?

Antes de mais nada, você precisa de um caderno para começar (não há regras de tamanho, quantidade de folhas, existência ou não de pautas, etc). Depois, você pode customizar o caderno se preferir. Há quem invista, por exemplo, em canetas coloridas, desenhos e adesivos para expressar seu lado artístico também. Mas isso não é obrigatório! 

Com seu journal em mãos, você pode começar a anotar suas ideias, sentimentos, tarefas, objetivos, etc. O ideal é que você estabeleça um horário para escrever, até que isso se torne um hábito diário. Também não há regras enquanto a forma de escrita, sendo assim você pode expressar suas ideias em tópicos, textos corridos, frases soltas, poemas e entre outras. 

Bullet journal

O bullet journal é uma alternativa para quem quer organizar o dia a dia de trabalho e estudos. O método, criado por Ryder Carroll, tem por objetivo criar um sistema de organização de agendamentos, lembretes, listas de tarefas, ideias e outras tarefas organizacionais. Você pode elaborar o seu próprio bullet journal seguindo tutoriais disponíveis online.

Mas também é possível comprar cadernos já prontos, com datas, dias da semana, espaços reservados para anotações de tarefas e lembretes, etc. Além disso, os bullet journals têm um design bem criativo e bonito, por isso você pode encontrar versões coloridas e cheias de desenhos. Você consegue encontrar esses cadernos tanto em papelarias quanto online. Na internet há ainda os modelos de folhas prontos que podem ser impressas em casa e encadernadas. 

Você acha que o journaling pode te ajudar? Então siga as nossas dicas e agregue os benefícios da escrita à sua vida! E não deixe de compartilhar o link do post com suas amigas para que elas também possam descobrir as vantagens do journaling.

Fique por dentro das últimas novidades e ofertas exclusivas!

Cadastre-se e descubra um mundo de conforto e estilo. Não perca tempo e inscreva-se para ficar por dentro das últimas novidades e ofertas

exclusivas

Ganhe 10% de desconto na sua primeira compra + frete grátis!*

Cadastrado com sucesso!