Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Ser Mulher

Metas para 2022: como estabelecer – e alcançar – seus maiores desejos no novo ano

Por Usaflex 10/01/2022

Você já estabeleceu suas metas para 2022? Se a resposta for sim, nós te daremos dicas para cumpri-las até o final do ano; mas, se a resposta for não, então saiba que ainda dá tempo! Com as informações que vamos te passar, você ficará muito mais próxima de realizar os seus sonhos. Confira!

Como criar uma lista de metas para 2022?

A maioria das pessoas aproveita o final de dezembro ou o início de janeiro para traçar suas metas de ano novo, mas a gente sabe que muitas vezes essas metas não são cumpridas. Os motivos podem ser variados e imprevisíveis – como uma pandemia, por exemplo -, porém o mais comum está na forma como os objetivos são traçados. Isso mesmo! A forma como você faz sua lista pode determinar o sucesso – ou insucesso – dos seus sonhos. 

Meta geral e suas etapas  

Um método interessante é começar sua lista determinando as metas gerais, cujo resultado será alcançado a longo prazo, e depois dividi-las em etapas. Essas etapas vão conter metas menores e mais específicas e devem ser cumpridas a curto prazo. Por exemplo, se você deseja ficar mais saudável, então esse será seu objetivo geral. Depois você irá descrever como isso será feito: diminuir o consumo de açúcar, comer mais salada, beber mais água e fazer caminhada. 

Você ainda pode ser mais específica, colocando, por exemplo, quais alimentos deixará de consumir (refrigerante, biscoito recheado, doces, etc) ou de quais alimentos vai cortar o açúcar (café, suco, chá); quantas vezes por semana irá caminhar e durante quanto tempo; e assim por diante. Ao desmembrar o seu objeto geral em pequenas partes, aquilo se torna mais realista, mais tangível e mais fácil de praticar diariamente.

Depois desse processo, fica até melhor analisar quais metas são mais tranquilas e quais exigirão mais esforço e tempo. Isso é importante para estabelecer prazos e mensurar os resultados posteriormente. 

Como cumprir as metas para 2022?

Após fazer a lista de metas para 2022, chega a parte mais difícil: torná-la realidade. Para isso, é importante revisar o que você escreveu, mensalmente, pois a correria do dia a dia nos faz esquecer tudo muito rápido. Sendo assim, se você anotou em um caderno ou digitou em um app, programe a agenda do seu celular para te lembrar de reler as metas todo final de mês. 

Ao fazer isso, você não só recorda os seus propósitos como também pode registrar os  resultados; exemplo: este mês não comi doces, caminhei 15 minutos todos os dias, bebi bastante água, mas tomei refrigerante nos dias X, Y e Z. Lembre-se, também, que as metas podem ser mudadas ao longo do ano, dependendo dos acontecimentos. 

Vamos supor que você entra em um grupo de caminhada nas redes sociais e faz vários amigos. Esses amigos, por sua vez, te incentivam a correr e você topa o desafio. Então sua meta pode ser correr toda semana, ao invés de caminhar, e ainda pode surgir um novo objetivo, como conseguir correr X quilômetros em X minutos/horas até o final do ano. 

Ah! Não se esqueça que é importante consultar sempre um profissional antes de praticar novos exercícios ou começar uma nova dieta!

Metas fitness 

Ser fitness é uma meta que praticamente todo mundo faz, certo? Mas muita gente acaba desistindo ou se perdendo depois de alguns meses. Na seção de como criar suas metas de ano novo, até usamos como exemplo “ter uma vida saudável”, que faz parte do projeto de ser fitness, pois também envolve alimentação e exercícios. 

Contudo, os especialistas dão sugestões mais detalhadas sobre esse tema, para que as pessoas tenham mais sucesso na sua rotina de exercícios. Separamos as principais dicas aqui para você!

Como criar e manter uma rotina de exercícios:

1 – Consulte um médico: antes de iniciar as atividades, consulte-se com um especialista para saber quais atividades são as mais apropriadas e quais você deve evitar.

2 – Seja realista: crie metas que sejam realistas, mensuráveis e possíveis, dentro das suas condições. Se você criar metas muito difíceis, as chances de se frustrar e, então, desistir são maiores. Na medida em que você for evoluindo, pode ir aumentando seus objetivos aos poucos, desde que seu corpo aguente.

3 – Faça algo que goste: escolha uma atividade que te dê mais prazer. Talvez isso não aconteça de primeiro, então pode tentar exercícios diferentes até que encontre o seu. Exemplos: dançar, correr/caminhar, pular corda, andar de bicicleta. 

4 – Crie um cronograma: estabeleça os dias e horários para fazer se exercitar, pois isso te ajudará a criar uma rotina. Pode ser que um dia ou outro não dê para fazer ou precise fazer em outro horário, mas tente manter uma constância. 

5 – Alongue-se: é muito importante alongar-se antes de qualquer atividade física!

6- Invista em um calçado para exercícios leves. A linha Usa+Leve tem opções perfeitas para quem quer começar a se movimentar.

Dicas bônus: se puder, faça atividades em casal ou com amigos, pois a companhia nos dá mais motivação – troque o elevador pela escada e, quando possível, troque o transporte público ou por aplicativo pela caminhada até o destino – busque apoio psicológico caso sofra de estresse e ansiedade, isso te ajudará a não descontar na comida, por exemplo. 

Metas de viagens 

Nem só de exercícios é feita a sua lista de metas para 2022, certo? Muita gente quer aproveitar as reaberturas das fronteiras e o retorno dos vôos internacionais para viajar. Então vamos às dicas para realizar as metas de viagem

Dicas para viajar

1 – Defina sua meta geral: Ex.: fazer uma viagem internacional/nacional

2 – Defina suas metas menores: escreva quando você pretende viajar e quanto (mais ou menos) você vai gastar. Se a viagem for em casal ou com amigos, incentive-os a fazer a lista também!

3 – Planeje como juntar dinheiro até o prazo estabelecido: separar uma quantia do salário todo mês; cortar gastos (ex: cancelar um streaming que não usa muito); fazer renda-extra; fazer investimentos, etc.

4 – Relembre todos os meses do seu objetivo: manter-se focada te ajudará a não cair em tentações e gastar o dinheiro. 

Esse foi nosso post sobre como criar uma lista de metas para 2022. Se você gostou das dicas deste post, compartilhe o link com suas amigas nas redes sociais, para que elas também possam chegar ao final do ano com as metas realizadas! 

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!