Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Ser Mulher

Divisão das tarefas domésticas: como combinar com seu par, mas sem pirar!

Por Usaflex 27/06/2022

Não sabe como fazer a divisão das tarefas domésticas? Fique tranquila, pois neste post vamos te dar dicas para organizar a rotina de forma justa, sem que ninguém fique sobrecarregado. Confira!

Divisão das tarefas domésticas

Durante vários anos, as mulheres foram proibidas de ir à escola, ter um emprego formal e participar da vida política, porém ficou sob a responsabilidade delas o cuidado dos filhos, da casa, do marido e dos parentes idosos. E como se essa carga já não fosse pesada o suficiente, a sociedade ainda menospreza o trabalho doméstico não remunerado como um serviço menor, menos importante e mais “fácil”. Por essa razão, perguntas como “mas você SÓ fica em casa, por que está cansada?” eram bem comuns. 

Embora as brasileiras tenham conquistado muitos direitos no último século, dentre eles os direitos de estudar, de votar e de trabalhar fora, o pensamento do passado ainda vigora. Então, mesmo com os deveres profissionais, as mulheres ainda são as grandes responsáveis pela organização da casa e cuidado dos filhos. Isso as deixam sobrecarregadas, cansadas e estressadas. Mas, aos poucos, o cenário está mudando e cada vez mais homens estão tomando consciência das suas obrigações. É preciso, porém, que eles entendam a diferença entre “ajudar” e “dividir”.

“Ajudar”, segundo o dicionário, significa “prestar auxílio”. Percebe-se, portanto, que o uso da palavra “ajuda” não é correto, pois pressupõe-se que é obrigação da mulher – geralmente da mãe – realizar os trabalhos do lar, enquanto os demais membros da família estão ali apenas para dar uma assistência. “Dividir”, por outro lado, é sinônimo de “distribuir proporcionalmente”, ou seja, de forma igualitária. Muito mais justo, não é verdade? Por isso, hoje vamos dar dicas de como fazer a divisão das tarefas domésticas de forma eficiente e prática. Veja!

Como fazer a divisão das tarefas domésticas?

Antes de mais nada, é importante dizer que fazer a divisão das tarefas domésticas nem sempre é fácil, principalmente se os outros membros da casa não estão acostumados a limpar, organizar e cuidar. Mas fique tranquila, pois, apesar das dificuldades, é super possível, graças às sugestões que vamos dar. 

Conversar

A primeira dica é conversar. Sim, é isso mesmo! Você deve estar se perguntando como isso pode ajudar, né? Bem, antes de elaborar qualquer lista, planilha ou tabela de tarefas é preciso que todos da casa conversem sobre as suas dificuldades, habilidades, disponibilidades de tempo, etc. É necessário deixar tudo isso claro para evitar problemas e discussões no futuro. 

Então, é bom que todos falem quais as tarefas mais gostam ou têm mais facilidade de fazer, quais menos gostam, quais dia da semana ou horários cada um tem disponível para realizar os afazeres e entre outros detalhes. 

Todo mundo faz tudo

Ao fazer a lista ou a planilha de tarefas, leve em consideração o que foi dito nas conversas. Mas lembre-se, não é porque alguém não gosta de fazer algo que essa pessoa vai escapar da obrigação. O ideal, segundo especialistas, é revezar as atividades mais “desagradáveis”. O que isso quer dizer? Na prática, se ninguém quer lavar o banheiro, por exemplo, então cada semana um ficará responsável por isso. 

O mesmo pode ser feito com a louça. Se um membro da família não tem tempo para lavar as vasilhas do almoço porque precisa ir para o trabalho ou para a escola, então este membro deve lavar as louças do jantar. 

Entenda o processo do outro

É preciso entender e respeitar a forma como o outro realiza as suas tarefas. Nem sempre as pessoas fazem as coisas do nosso jeito e temos que aprender a lidar com isso!

Como fazer a lista de tarefas?

Cronograma semanal – de segunda a sexta

Você pode fazer a lista em uma lousa – que deve ficar em um lugar visível para todos – ou em uma planilha online – que também pode ser compartilhada entre todos da família. Tanto no quadro quanto na planilha, é ideal que se faça uma tabela para separar os dias da semana e os períodos do dia (manhã, tarde e noite).

Feito isso, em cada quadradinho terá o nome do membro da família e qual atividade ele deverá realizar naquele dia e naquele horário. É importante que todos criem o hábito de olhar diariamente a tabela e marcar as atividades feitas. Com o tempo, isso fará parte da rotina de todos. 

Cronograma mensal

Se a divisão de segunda a sexta não é ideal para sua casa, visto que o quadro deve ser atualizado semanalmente, uma alternativa é a separação por semana. Neste caso, as colunas da sua planilha serão segmentadas por cômodos e as linhas serão divididas por semana (ou vice-versa). Exemplo: na semana 1, fulano será responsável pela arrumação do quarto e da cozinha. 

Nesta mesma tarefa pode estar especificado em tópicos o que deve-se fazer em cada cômodo. Por exemplo, na coluna do “cozinha” pode estar descrito: lavar louça, limpar o fogão, passar pano no chão e tirar o lixo. 

Caso você tenha filhos pequenos (a partir dos dois anos), eles também podem fazer parte da divisão das tarefas domésticas, como guardar os brinquedos e os sapatos no lugar adequado. Já as crianças maiores podem estender a cama, levar o lixo para fora, arrumar a mesa do almoço/café/janta, colocar comida para os bichinhos de estimação, etc. 

Cronograma anual

O cronograma anual é bem menor, porque é dedicado àquelas tarefas que são feitas pouquíssimas vezes ao ano, como lavar as cortinas da sala, por exemplo. Como essas atividades são feitas poucas vezes, porém dão trabalho, pode-se marcar para realizá-las em um fim de semana em que o casal está em casa e os dois (e os demais membros da família, se houver) podem contribuir com a execução da tarefa. 

Mantenha a organização

Independente do método de divisão das tarefas domésticas que o casal adotar, o importante é manter os ambientes organizados. Assim, a casa fica arrumada por mais tempo. Por isso, vocês podem colocar lembretes pela casa. Por exemplo: coloque os sapatos na sapateira, guarde as roupas no guarda-roupa, não deixe pratos e copos no quarto, etc. Assim, quem for arrumar o quarto terá menos trabalho! 

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!