Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Por Todas

Dia Internacional da Igualdade da Mulher: os desafios para a conquista da equidade de gênero

Por Usaflex 25/08/2023

Você sabia que existe o Dia Internacional da Igualdade da Mulher? No post de hoje, vamos contar a origem dessa data, porque é comemorada no dia 26 de agosto e qual a importância da celebração na luta pela equidade de gênero. Confira!

O que é o Dia Internacional da Igualdade da Mulher?

Em 26 de agosto é comemorado o Dia Internacional da Igualdade da Mulher. A escolha da data foi inspirada na conquista do voto feminino nos Estados Unidos, em 1920, através da 19ª emenda constitucional. Assim como na América do Norte, aqui no Brasil a luta pela igualdade de gênero existe há décadas e tem como uma das principais vitórias o direito a votar e ser votada. 

A conquista é tão importante e emblemática, que também possui uma data específica para ser relembrada anualmente aqui no Brasil: 24 de fevereiro, Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. Em nosso país, o direito ao voto das mulheres surgiu no mesmo dia da criação da Justiça Eleitoral, em 24 de fevereiro de 1932. Embora esse seja o dia oficial, anos antes algumas brasileiras já tinham votado, inclusive uma mulher foi eleita prefeita, mas os votos foram anulados pelo Senado Federal. 

Qual a importância do Dia Internacional da Igualdade Feminina?

O Dia Internacional da Igualdade Feminina é uma data importante para relembrar a sociedade, em especial as mulheres, dos direitos já conquistados e do que ainda falta. Pois, apesar dos avanços, ainda há muita luta pela frente, até que igualdade de gênero seja, de fato, uma realidade. Há desigualdade, por exemplo, nos salários, nas oportunidades no mercado de trabalho, na representação política, na divisão de tarefas domésticas, além dos crescentes casos de violência. 

A desigualdade em números

Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres ganham 77,7% dos salários dos homens. Na prática, isso significa que, se um homem ganha 2.000,00 reais por mês, uma mulher ocupando o mesmo cargo ganhará 1.540,00 reais. O valor é ainda menor quando comparamos cargos de chefia, em que as mulheres ganham apenas 61,4% do salário dos homens. Na política, os números também revelam a discrepância. 

De acordo com pesquisas de 2023, a representatividade feminina na Câmara dos Deputados é de apenas 17,7%. Esse valor é muito baixo, visto que as mulheres compõem mais da metade da população, com um número de 51,1%. Uma das consequências disso é que as chances de pautas voltadas para o público feminino serem apresentadas e aprovadas podem ser pequenas. Afinal, não há quem se identifique com elas. 

Além desses dois problemas, existe também a questão da violência doméstica. Em 2005, por exemplo, um ano antes da Lei Maria da Penha ser criada, pesquisas mostraram que  2 milhões de mulheres sofreram algum tipo de violência no Brasil. Um outro estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, de 2015, revelou que a Lei Maria da Penha promoveu uma diminuição de cerca de 10% na taxa de homicídios domésticos. Mas estamos longe do ideal, porque, segundo o 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, no ano de 2020 houve recorde de feminicídios no país: 1.350 vítimas. 

Diante de todas essas informações, percebemos que datas como o Dia Internacional da Igualdade da Mulher são importantes para levantar discussões pertinentes na sociedade. Então, que este 26 de agosto seja uma oportunidade para que brasileiras e brasileiros dialoguem e promovam a equidade.  

Frases inspiradoras

Separamos uma lista de frases ditas por mulheres fortes, a fim de te inspirar neste Dia Internacional da Igualdade da Mulher. 

“Lute pelas coisas que te importam, mas faça isso de uma maneira que leve os outros a se unirem a você” – Ruth Bader Ginsburg

“Ninguém é pequeno demais que não possa ter impacto e mudar o mundo, então faça tudo o que puder” – Greta Thunberg

“Que nada nos defina, que nada nos sujeite. Que a liberdade seja a nossa própria substância, já que viver é ser livre”  – Simone De Beauvoir

Esse foi o nosso post sobre o Dia da Igualdade da Mulher. Se você achou as informações interessantes, compartilhe o link do texto nas suas redes sociais. Assim, mais pessoas vão descobrir a existência dessa data comemorativa e a importância dela. 

Fique por dentro das últimas novidades e ofertas exclusivas!

Cadastre-se e descubra um mundo de conforto e estilo. Não perca tempo e inscreva-se para ficar por dentro das últimas novidades e ofertas

exclusivas

Ganhe 10% de desconto na sua primeira compra + frete grátis!*

Cadastrado com sucesso!