Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Ser Mulher

Chega de bagunça: dicas para organizar o guarda-roupa e deixar a vida muito mais simples!

Por Usaflex 11/03/2022

Organizar o guarda-roupa feminino pode ser uma experiência diferente para cada pessoa dependendo do tipo de roupeiro que ela tem em casa. Se você tem um móvel pequeno, por exemplo, a sua organização será distinta da de uma pessoa que tem o guarda-roupa espaçoso. Por isso, separamos sugestões de organização para todo mundo. Confira!

Como organizar o guarda-roupa?

No dia 20 de março começa o outono e essa é uma ótima oportunidade para organizar o guarda-roupa de acordo com a nova estação. Dessa forma, você não só economiza tempo na hora de se arrumar, como também administra melhor os espaços; além do que, manter o ambiente doméstico arrumado pode diminuir a ansiedade, sabia? Então se liga nessas dicas para organizar o guarda-roupa!

Guarda-roupa com pouco espaço

Nessa seção, vamos priorizar as roupas e acessórios, portanto a primeira dica é separar as roupas que você usa com mais frequência daquelas que você usa menos. Nesse passo, tendemos a pensar nas peças de frio como as menos utilizadas, porém deve-se considerar a estação que está por vir. Como já dissemos, em 20 de março começa o outono e logo depois vem o inverno – ou seja, a temperatura vai cair. 

Então, depois de separar as roupas que mais serão requisitadas na estação, coloque-as em locais de fácil acesso e que facilitem a visualização, como cabides, por exemplo; enquanto as outras – menos usadas – podem ficar dobradas em gavetas ou em caixas organizadoras. 

Aproveite esse momento de organização e doe peças que não são usadas mais. Separe aquelas que estão em bom estado para a doação e as que estão muito acabadinhas, jogue no lixo ou reutilize o tecido para fazer outro produto. Além de ajudar o próximo e ao meio ambiente, essa ação também vai te dar mais espaço no guarda-roupa. 

Quando for voltar com tudo para o guarda-roupa, pendure nos cabides as peças que fazem mais parte do seu dia a dia e que ocupam muito espaço nas gavetas, como calças jeans, casacos e vestidos, por exemplo. 

Outra dica interessante na hora de organizar o guarda-roupa feminino é separar as roupas por modelo e cor. Exemplo: todos os casacos na mesma seção e dispostos do mais escuro para o mais claro. Isso irá deixar o seu guarda-roupa mais bonito e também facilitará sua vida no momento de se arrumar. 

Aproveite bem os espaços

Utilize divisórias nas gavetas para guarda-roupas íntimas e meias; assim as peças ficam bem organizadas sempre e você usufrui melhor os espaços. 

E para finalizar nosso passo a passo, recomendamos o uso dos cabides de acessórios nas portas do seu móvel. Neles você pode pendurar colares, bolsas e cintos, simplesmente aproveitando a parte de dentro das portas. 

Guarda-roupa de casal 

O passo a passo para organizar o guarda-roupa de casal é bem parecido com esse que acabamos de ensinar. O que vai diferenciar um pouco é que, se você tiver um móvel de 6 portas, terá mais espaço para cabides e caixas organizadoras, por exemplo. Outro ponto importante sobre o guarda-roupa do casal é preservar o espaço e a individualidade de cada um, sem misturar as peças. Isso quer dizer que o parceiro ou parceira deve ter uma parte pré-determinada para arrumar seus pertences. 

Em relação às toalhas e roupas de cama, as dicas são: guardar as toalhas enroladas (em formato de rolo, mesmo) para economizar espaço; já as roupas de cama mais grossas devem ser dobradas e armazenadas em cestas ou caixas. 

Como organizar os sapatos no guarda-roupa feminino

Não podíamos falar de organização e deixar os sapatos de fora, não é mesmo? Sabendo da importância deles para as mulheres, dedicamos um tópico especial só para esses itens de moda tão amados. Então, vamos lá!

Aposte nos organizadores 

Hoje, existem diversos organizadores disponíveis no mercado, então você pode escolher aquele que mais se adequa ao tamanho do seu guarda-roupa e da sua coleção de sapatos. No geral, os especialistas recomendam usar caixas organizadoras de plástico transparente ou acrílico, pois os materiais retêm menos umidade – comparados ao papelão – e a transparência permite que você veja o modelo e a cor dos calçados. 

Mas não adianta colocar nos organizadores e deixá-los de qualquer forma no guarda-roupa, não é mesmo? Por isso, aqui valem as mesmas dicas das roupas: separe por frequência de uso, por estação e até por cor. Isso quer dizer que os calçados mais usados no dia a dia devem estar em um local de mais fácil acesso (nas caixas de cima, por exemplo) e você deve considerar a estação para saber quais modelos de sapatos mais vai usar (as botas são um exemplo de peça que retorna no frio).

Cuidar, doar e consertar

Aproveite esse momento de arrumação para limpar e cuidar dos seus calçados de couro, camurça e nobuck! Você sabia que o couro precisa ser hidratado? Pois é, isso deixa o material mais brilhante e bonito. Então, antes de organizar o guarda-roupa, dê um up nos seus sapatos com os nossos produtos especializados

Separe as peças danificadas e veja com um sapateiro se elas podem ser restauradas. Muitas vezes danos que achamos irreparáveis podem ser solucionados e recuperamos um calçado aparentemente perdido. Além disso, você também pode selecionar as peças que não usa mais – e estão em bom estado! – e doá-las. Os sapatos quentinhos, em especial, serão bem necessários quando a temperatura começar a cair. 

O que fazer para manter o guarda-roupa sempre cheiroso?

Além de arrumado, você quer que o seu guarda-roupa esteja perfumado, certo? Para isso, deve-se limpar o móvel com água e vinagre de álcool para evitar o mofo. Depois de limpo e organizado, pode-se utilizar perfumadores específicos para roupeiros ou misturar bicarbonato de sódio e óleo essencial (lavanda, limão, erva-doce, etc) em um potinho e colocar dentro do guarda-roupa. 

Essas foram nossas dicas para organizar o guarda-roupa e deixá-lo arrumado e perfumado. Se você gostou, compartilhe este texto nas redes sociais com suas amigas para que elas também possam deixar as roupas e sapatos bem arrumadinhos!

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!