Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Por Todas

Outubro Rosa: se cuidar também é uma forma de descobrir o conforto

Por Usaflex 06/10/2023

O Outubro Rosa é um período muito importante de conscientização da sociedade sobre o câncer de mama. Por isso, no post de hoje trouxemos algumas informações sobre esse movimento tão necessário, além de informações sobre prevenção, detecção e sintomas. Confira!

Qual o significado do Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional, realizado em outubro, que conscientiza as pessoas, especialmente as mulheres, para a detecção precoce do câncer de mama. Desde a década de 1990, essa época do ano é marcada por uma campanha que tem por objetivo informar a sociedade sobre a prevenção e os exames necessários – como a mamografia. O símbolo desse movimento é o já conhecido lacinho rosa, que foi desenvolvido pela fundação estadunidense Susan G. Komen for the Cure, em uma corrida realizada em Nova York.

É importante lembrar que o câncer de mama não é uma doença que atinge somente às mulheres. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, cerca de 1% dos casos registrados no Brasil são de homens. Só em 2020, o país registrou 207 óbitos de homens vítimas da doença. Por ser um número menor, a campanha de prevenção é mais focada no público feminino, mas o público masculino também deve ficar atento. 

Dicas para prevenir o câncer de mama

O cuidado com a saúde é essencial para sentir-se confortável, afinal de contas, o nosso corpo é a nossa casa. Portanto, neste Outubro Rosa não deixe de ir ao médico e busque se informar sobre os métodos de prevenção e rastreamento precoce. A ajuda profissional é indispensável, mas separamos aqui algumas dicas para você seguir:

Procure seu médico

O autoexame, ainda que possa ser feito, não é considerado mais como preventivo, visto que é difícil detectar um tumor em estágio inicial. Geralmente, quando se consegue sentir o nódulo com o toque, é porque ele já está grande, o que pode indicar um estágio mais avançado. Sendo assim, é importante ir ao ginecologista todos os anos e fazer exames de imagem, quando recomendado pelos médicos. 

Prevenção

Toda mulher com 40 anos ou mais deve iniciar o exame clínico da mama anualmente e, entre os 50 e 69 anos, deve-se fazer a mamografia ao menos uma vez a cada dois anos.

Além das idas ao médico, há outras medidas que podemos tomar ao longo da vida para prevenir a doença, como ter uma alimentação saudável, praticar exercício, hidratar-se e evitar o consumo de álcool e cigarro. O sedentarismo, o sobrepeso e os hábitos de fumar e beber aumentam as chances de se desenvolver o câncer, de acordo com especialistas. 

Sinais a se prestar atenção

Aproveite a campanha do Outubro Rosa 2023 para se informar sobre os sinais a se prestar atenção. Mesmo que você não apresente nenhum sintoma, converse com as mulheres ao seu redor e procure conscientizá-las também. Pois, caminhando juntas podemos chegar mais longe, com mais saúde e conforto. 

Sintomas 

  1. retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja
  2. saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã
  3. vermelhidão da pele da mama
  4. pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço

Além desses, o câncer, em estágio mais avançado, também pode causar fadiga, perda de peso, perda de apetite, náusea e vômito. Em casos de sintomas, busque um médico o mais rápido possível. O câncer de mama tem tratamento e, quando descoberto no início, tem grandes chances de cura. 

Neste Outubro Rosa 2023, vamos caminhar juntas pela conscientização, pois um toque de cuidado pode salvar vidas!

Fonte: Ministério da Saúde

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!