Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Por Todas

Representatividade nas telonas: veja filmes que valorizam o protagonismo feminino negro

Por Usaflex 17/06/2023

Buscando algo para ver no friozinho? Então, confira nossa lista de filmes com protagonismo feminino negro! Temos dicas de obras nacionais e internacionais, que falam dos mais diversos temas. Tem até live-action da Disney. Confira as sugestões e aproveite o inverno para exaltar a representatividade negra no cinema! 

Estrelas além do tempo (2016)

“Estrelas além do tempo” é um dos filmes que aborda vários assuntos, como racismo e desigualdade de gênero. A história se passa na década de 60 e mostra os desafios reais que um grupo de cientistas negras enfrentou dentro da NASA. Vale lembrar que, na época, negros e brancos não podiam dividir os mesmo espaços nos Estados Unidos e isso incluia as dependências da Agência Espacial.

Sendo assim, este não é um filme somente sobre ciência. É também uma obra com mulheres pretas fortes, empoderadas, inteligentes e lutadoras. Elas tiveram que batalhar contra todos os tipos de desigualdade e preconceito para se tornarem heroínas durante a corrida espacial. 

A Mulher Rei (2022)

Outra obra que traz o protagonismo feminino negro para as telonas é “A mulher Rei”. Baseado em histórias reais, o longa apresenta um grupo de guerreiras que formam o exército do reino de Daomé, na África. Então, as integrantes do grupo são treinadas por Agojie, interpretada pela premiadíssima atriz Viola Davis. 

A representatividade das mulheres pretas não está presente somente em frente às câmeras. Em “A Mulher Rei”, a cineasta e roteirista afro-americana Gina Prince-Bythewood é responsável pela direção do filme. Esse é mais um motivo para você assistir à obra e exaltar o protagonismo feminino negro no cinema mundial.

A Pequena Sereia (2023)

As sereias são seres híbridos (metade peixe e metade humana) inspirados nas mitologias antigas. Com os séculos, as lendas sofreram alterações e serviram de inspiração para obras literárias e cinematográficas. A obra mais conhecida atualmente – e que tem influência desses mitos – é o live-action de “A Pequena Sereia”, da Disney

O filme conta a história de Ariel, que faz um acordo com uma bruxa, a fim de trocar sua bela voz por pernas. A troca foi motivada por um desejo da sereia de explorar o mundo fora da água e de conquistar o príncipe Eric. Na versão de 2023, a atriz e cantora Halle Bailey foi escolhida para representar este personagem fictício nas telonas. O talento da artista a conquistou não só os produtores do longa, como também do público. Especialmente meninas e mulheres pretas que se viram representadas no cinema. 

Filhas do vento (2004)

A representatividade está presente também no cinema nacional. Por isso, trouxemos um produto brasileiro para a lista de filmes com protagonismo feminino negro. A obra em questão é “Filhas do Vento”, do diretor Joel Zito Araújo. No longa, conhecemos a história de duas irmãs que se reencontram no enterro do pai, após 45 anos afastadas. As mágoas, os ressentimentos, os amores e os dramas familiares são trabalhados ao longo da história. E se a sinopse não foi o suficiente para te conquistar, o elenco talvez te convença.

Participam do filme Taís Araújo, Thalma de Freitas, Léa Garcia, Ruth de Souza, Milton Gonçalves, Rocco Pitanga, entre outros grandes atores. O longa também recebeu prêmios no 32º Festival de Gramado, na Mostra de Cinema de Tiradentes, no Festival Paratycine e no Festival de Cinema de Macapá. 

My name is now (2014)

Para fechar com chave de ouro temos um documentário sobre Elza Soares, um ícone do empoderamento negro. Em “My name is now”, a diretora Elizabete Martins Campos conta a trajetória profissional e pessoal de uma das maiores vozes do país. Infelizmente, Elza partiu no início de 2022, mas a sua força, sua arte e sua representatividade seguem vivas. E através das músicas, dos filmes e dos documentários podemos relembrar e eternizar o nome dela na história. 


E aí, curtiu nossa indicação de filmes com protagonismo feminino negro? Então, compartilhe o link desse post nas suas redes sociais e permita que mais pessoas descubram essas obras. Aproveite também para exaltar as mulheres pretas na arte. Quanto mais oportunidades e igualdade tivermos, mais rica será nossa cultura.

Fique por dentro das últimas novidades e ofertas exclusivas!

Cadastre-se e descubra um mundo de conforto e estilo. Não perca tempo e inscreva-se para ficar por dentro das últimas novidades e ofertas

exclusivas

Ganhe 10% de desconto na sua primeira compra + frete grátis!*

Cadastrado com sucesso!