Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Ser Mulher

Autoaceitação: como se aceitar e ter mais prazer em ser quem é

Por Usaflex 08/11/2021
Neste post, vamos te contar o que é a autoaceitação feminina e autoaceitação do corpo, como desenvolvê-la e qual a sua importância.
Neste post, vamos te contar o que é a autoaceitação feminina e autoaceitação do corpo, como desenvolvê-la e qual a sua importância.

Nos últimos anos, a palavra autoaceitação entrou na pauta dos assuntos relacionados à saúde mental. Mas você sabe exatamente o que ela significa? Neste post, vamos te contar o que é a autoaceitação feminina e autoaceitação do corpo, como desenvolvê-la e qual a sua importância. Veja!

Qual a importância da autoaceitação?

Na era das redes sociais, podemos ver como os outros são, o que eles comem, aonde vão, como se comportam, quais roupas usam…Isso tem o lado positivo, pois podemos conhecer melhor nossos amigos, acompanhar os familiares que vivem longe, ficar mais próximo dos nossos artistas prediletos, assim como podemos compartilhar nossa própria vida e inspirar outras pessoas. Porém, essa exposição também pode ser prejudicial quando passamos a nos comparar com quem vemos na tela. 

Essa comparação nos leva a acreditar que o outro é sempre mais bonito, mais feliz, mais bem sucedido, mas não pensamos que, por trás das fotos – montadas e embelezadas com filtros e edições -, existe um ser humano. E é da natureza humana ter raiva, ficar triste, frustrar-se, ter falhas e defeitos. A questão é que isso raramente é postado, então pensamos que a vida do outro é melhor que a nossa. 

Não conseguir enxergar a nossa beleza, a nossa felicidade, as nossas conquistas e as nossas qualidades leva-nos a ter uma autoestima baixa. Mas existe um caminho para elevar a autoestima e recuperar a autoconfiança e o amor próprio: a autoaceitação. Esse substantivo feminino exerce um grande poder sobre nossas vidas quando é entendido e aplicado. 

Como desenvolver autoaceitação feminina

Desenvolver a autoaceitação feminina não é fácil, muito menos rápido, mas é um esforço que vale a pena para a nossa saúde mental. Então, para te ajudar, vamos apresentar alguns passos para você começar a se aceitar mais e melhor.

Conhecer-se bem

Para você se aceitar como é, você precisa saber quem é (hoje! não quem você já foi). Descubra quais são suas principais qualidades e defeitos; quais são seus pontos fortes e fracos; o que você mais gosta e o que menos gosta. Questione-se também se esses gostos são seus mesmos ou se você segue as outras pessoas; pergunte-se se os seus sonhos e ambições são realmente seus ou são de outras pessoas – dos seus pais, por exemplo.

Não se compare aos outros

A segunda dica é parar de se comparar com outros, porque isso não nos faz bem. Todo mundo tem habilidades e limitações, qualidades e defeitos, sucessos e insucessos, dias de felicidade e dias de tristeza, então aprenda a valorizar as coisas boas e a lidar com as coisas ruins, porque elas eventualmente irão acontecer. Lembre-se, também, que cada pessoa tem um repertório e uma experiência de vida diferente, por isso não dá para comparar vidas. 

Faça mudanças na sua vida

A autoaceitação, como dissemos, é se aceitar por inteiro, inclusive com os defeitos, mas isso não significa se conformar com eles. Podemos buscar melhorar nossas falhas para nos tornarmos pessoas melhores, o que não podemos fazer é nos martirizar por elas, afinal de contas todos os seres humanos falham, não é mesmo? 

Cerque-se de positividade

Afaste-se de pessoas, situações e ambientes que te deixam para baixo – e isso inclui as redes sociais e/ou os perfis que não agregam para a sua vida! Também busque fazer mais atividades que te dão prazer, como dançar, cantar, viajar, praticar esportes, costurar, etc. Ao cercar-se de positividade, você será mais feliz e conseguirá expressar melhor as suas qualidades. 

Autoaceitação do corpo

A autoaceitação do corpo talvez seja um dos pontos mais difíceis para as mulheres, porque existe uma pressão muito grande para encaixar-se em um padrão de beleza. Hoje em dia há um movimento crescente chamado body positive, em que as pessoas são incentivadas a amar o seu corpo como ele é, mas, por outro lado, há também uma influência forte das redes sociais na criação de um ideal de “perfeição”.

Mas é importante entender que não existe essa tal “perfeição”, muito menos um jeito certo de ser belo, porque a beleza é algo subjetivo. Você pode achar uma pessoa linda e sua melhor amiga, não. Então, um caminho para ser mais feliz é encontrar beleza em quem nós somos e parar de nos compararmos com o outro, porque o outro também estar se comparando com a gente, como no poema Círculo Vicioso, de Machado de Assis.

Autoaceitação na adolescência

A autoaceitação do corpo pode ser algo ainda mais complicado na adolescência, pois é uma fase em que o corpo está mudando bastante. Também é um momento da vida em que as redes sociais podem ter uma influência maior sobre as percepções de beleza. Não à toa, o número de cirurgias plásticas entre adolescentes (entre 13 e 18 anos) cresceu 114% no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 

Esse aumento colocou o país no topo do ranking de intervenções estéticas em menores de idade. Por esse motivo, a autoaceitação na adolescência deve ser trabalhada por parte dos responsáveis e de especialistas, para que os jovens tenham menos problemas de autoestima no futuro. 

Frases de autoaceitação 

A autoaceitação feminina deve ser trabalhada diariamente, mas tem dias que estamos mais para baixo e é difícil nos motivarmos. Por isso, separamos algumas frases de autoaceitação que você pode colocar em cantos da sua casa – e trabalho – para se lembrar sempre. 

“Qual é a maior lição que uma mulher pode aprender? Que desde o primeiro dia, ela sempre teve tudo o que precisa dentro de si mesma. Foi o mundo que a convenceu que ela não tinha” – Rupi Kaur

“Quem olha para fora, sonha; quem olha para dentro, acorda” – Carl G. Jung 

“Você estará sempre consigo mesma, então você pode muito bem desfrutar da sua companhia” – Diane Von Furstenberg

“O que a autoaceitação faz é abrir mais possibilidades de sucesso porque você não está lutando contra si mesmo ao longo do caminho” – Shannon Ables

“Seu corpo é sua casa. Trate-o com amor e respeito” – Jasmin Terrany

“Devemos estar dispostos a deixar a vida que planejamos para ter a vida que está esperando por nós” – Joseph Campbell

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!