Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Na Vitrine

Sofisticação natural: detalhes em madeira são tendência do verão 2022

Por Usaflex 31/01/2022

As peças amadeiradas vêm com tudo neste verão. Por isso, neste post, vamos te dar dicas incríveis de tamancos, sandálias, scarpins e bolsas com detalhes em madeira para deixar o seu look muito mais lindo e elegante. De bônus, ainda te contamos um pouco da história desse material tão importante para o mundo fashion. Confira e arrase no visual!

O requinte da madeira na moda 

Na moda, a madeira é sinônimo de sofisticação e elegância, porém o material também apresenta um componente “rústico”, ligado à sua origem natural. Neste momento em que a vida começa a voltar ao normal, as pessoas têm desejado mais contato com a natureza e com o orgânico, mas sem abandonar o requinte. Sendo assim, em 2022 os detalhes em madeira chegam nos sapatos e bolsas para trazer as duas características: elegância e natureza – de uma forma única. 

Como veremos a seguir, as peças com esse acabamento natural têm um estilo atemporal e universal, que se traduz na versatilidade. Assim, ao acrescentar produtos com detalhes em madeira no seu guarda-roupa, você não terá só looks para o verão, mas para todas as estações!

Por isso, a seguir, vamos apresentar diversos modelos de calçados, que combinam com diferentes personalidades, estilos, eventos e temporadas do ano. Mas, antes, é preciso destacar outro elemento importante da nossa coleção, que faz companhia à madeira: o couro. 

Sapatos com detalhes em madeira

A união do couro com a madeira chega para dar um charme a mais aos sapatos e deixá-los com a cara do verão. Essa mistura elegante e natural combina bastante com os looks de calor – como vestidos, saias, saídas de praia, short e blusa -, mas também pode ser usada no dia a dia para trabalhar e passear. Veja só!

O retorno dos Clogs

Se você viveu nos anos 1990 e 2000, provavelmente usou – ou conhece alguém que usou – os famosos tamancos de salto de madeira com parte superior de couro: o Clog. Pois bem, o calçado sobreviveu ao tempo e voltou como uma forte tendência em meados de 2021. Hoje, eles estão fazendo sucesso nos pés das fashionistas do mundo inteiro e prometem permanecer assim por muito tempo!

Mas como combinar um tamanco com acabamento em madeira e couro no seu look? Bem, isso vai depender do seu estilo. Caso goste da tendência moda retrô, então você pode usar o Clog com calça jeans de cintura alta e cropped, ou com jardineira jeans soltinhas, ou mesmo vestido de alcinha com camiseta por baixo. 

Os Clogs também caem super bem com vestidos soltinhos de verão, saias jeans, shorts e até calça pantacourt. Essa última, inclusive, é uma excelente opção para se trabalhar no calor, já que a pantacourt é fresquinha e super elegante. Isso porque o Clog é um calçado confortável, cujo salto plataforma te deixa mais à vontade ao longo do dia. 

O conforto do salto grosso

Além dos modelos flatform citados acima, temos ainda os tamancos de salto bloco (ou salto grosso) com tiras acolchoadas. Esse calçado também traz toda a sofisticação da madeira e do couro, mas o destaque maior é o conforto proporcionado pelo formato do salto e pelas tiras fofas. 

Devido a essas características, o sapato é ideal para montar looks de trabalho formais e casuais. Você pode combiná-lo com terninhos femininos, calça de alfaiataria e blusa social, vestidos sociais, calça jeans e camisa social feminina, e até saias clássicas, midi e longas. É possível também escolher a cor que mais harmoniza com seu visual e seu tom de pele. Se você quer um calçado mais sóbrio, tem as cores preto, vanilla e bronze, mas há as opções mais coloridas como verde hortelã e vermelho rebu.

Os detalhes em madeira e couro não se limitam aos tamancos, não! As sandálias slingbacks de salto grosso também são uma alternativa elegante, leve, confortável e natural para usar no dia a dia. E assim como os tamancos, o modelo está disponível em várias cores lindas para você diversificar os looks ao longo da semana!

Nada mais tradicional que Scarpins

Para finalizar as dicas de calçados, não podemos deixar de fora um dos sapatos femininos mais clássicos da história da moda, o scarpin. Neste verão, o modelo com detalhe em madeira se destaca por integrar o conforto, a elegância e o acabamento orgânico. Essa última característica dá um ar mais leve e natural aos looks, combinando com a vibe da estação. 

Mas não pense que as peças amadeiradas são uma tendência somente no verão, pois, como já dissemos, é possível harmonizá-las com lã, tricot, veludo e outras roupas típicas do inverno. Em resumo, a madeira e o couro são grandes representantes da versatilidade, não é mesmo?!

Bolsas com detalhes em madeira

Também nas bolsas, os detalhes em madeira na alça e no enfeite – juntamente com o couro –  fazem a ponte entre a simplicidade e a elegância, entre o rústico e o delicado, entre a natureza e a moda. Essas combinações de estilos tornam as peças ainda mais versáteis. 

Em outras palavras, as bolsas com toque amadeirado harmonizam com looks variados, podendo, assim, ser usadas para passear, ir ao trabalho, ir à reuniões, participar de um happy hour ou levar em uma viagem.  

Marcada na história 

Apesar de ter ressurgido como uma forte tendência em 2022, a madeira é utilizada na fabricação de sapatos e bolsas há muitos séculos, tanto que civilizações antigas já utilizavam o recurso, juntamente com o couro, para fabricar artigos de vestuário. Mesmo com as revoluções tecnológicas e a descoberta de outras matérias primas, a tradição das peças amadeiradas permaneceu viva na cultura até os dias atuais. Quem não se lembra, por exemplo, dos tradicionais chinelos japoneses, conhecidos como Geta? 

Durante o período da Segunda Guerra Mundial, as peças amadeiradas também provaram ao mundo seu valor estético e utilitário ao substituírem outros materiais. Como não havia couro suficiente para a confecção de sapatos, a madeira tornou-se a principal matéria prima da época. E o melhor era que, além de barato, o recurso era bonito, elegante, confortável e seguro. Obviamente, a beleza e o conforto da madeira não se perderam com o tempo, por isso o mundo da moda ainda investe em peças amadeiradas! 

Essas foram as sugestões de sapatos e bolsas com detalhes em madeira. Se você gostou das dicas deste post, compartilhe com suas amigas nas redes sociais, para que elas também possam arrasar com as peças amadeiradas! 

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!