Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Estilo e Beleza

Lembra dos tamancos Clog? Eles voltaram com tudo em 2021!

Por Usaflex 24/05/2021
Clog aveludado vermelho rebu com tachinhas
Clog aveludado vermelho rebu com tachinhas

Na moda, algumas tendências vão e voltam ao longo do tempo, como é o caso dos tamancos Clog. Vimos isso acontecer recentemente com as pochetes, que ganharam as passarelas e as ruas em 2019, mas este ano é a vez deste outro personagem entrar em cena.

Se você viveu nos anos 1990 e 2000, provavelmente usou – ou conhece alguém que usou – os famosos tamancos de salto de madeira com parte superior de couro. Apesar do grande sucesso, o design deste marcante sapato feminino gera certas controvérsias no mundo fashion: há quem ame e há quem dispense o modelo Clog. 

Seja como for, o calçado sobreviveu ao tempo – e às polêmicas – e está de volta em 2021. Por isso, neste post vamos conhecer um pouco mais sobre a história desse tamanco de madeira e daremos dicas incríveis de looks para harmonizar com o seu Clog. Veja só!

O que são os Tamancos Clog?

O Clog aveludado vermelho rebu conta com detalhes de tachinhas na lateral, contemplando diferentes estilos. 

Bem, se você buscar por “clog” nos programas de tradução online, verá que o correspondente em português é “tamanco”.  Apesar de não estarem errados, não podemos dizer que os tradutores estão completamente corretos, pois há uma certa generalização. 

Existem, hoje, vários modelos de tamancos no mercado e nem todos podem ser classificados como Clog. Segundo o dicionário de inglês da Universidade de Cambridge, “Clog” é o nome dado, especificamente, ao sapato de salto de madeira, ponta arredondada e parte superior de couro. Ou seja, não é qualquer tipo de tamanco, não!

Este modelo, em particular, tem uma origem interessante, que nos mostra como a moda tem uma participação importante na história da humanidade. Quer ver?!

Momentos da moda que os Clogs aparecem

Os tamancos de madeira e couro, criados na Holanda em 1300, foram populares entre os camponeses dessa região durante a Idade Média, pois eles protegiam os pés no inverno, não esquentavam muito no verão e eram confortáveis. 

Com o tempo, porém, houve uma evolução no design do calçado e ele passou a ser confeccionado inteiramente de madeira, tornando-se um símbolo holandês. Outro ponto importante é que, no século XVI, começou-se a pintar os tamancos com cores alegres e a fazer desenhos delicados na parte da frente. 

Até hoje os sapatos Clog são encontrados no país, usados geralmente por homens e mulheres em festas tradicionais. 

Modelos de clog originários da Holanda

No restante do mundo, os tamancos Clog começaram a se popularizar após a Segunda Guerra Mundial, como uma menção especial à década de 1970. Nesse período, estes controversos sapatos femininos ganharam atenção dos estilistas e tornaram-se parte da coleção de grandes marcas. 

Mas, seguindo os ciclos de idas e vindas na moda, o Clog passou por um momento de baixa até retornar nos anos 1990. E não foi qualquer retorno! Eles vieram repaginados, em cores e materiais variados. 

O hype foi tamanho que os tamancos Clog apareceram nos pés de celebridades em tapetes vermelhos e grandes produções de Hollywood. Com essa propaganda, era impossível não conhecer o calçado. Não à toa esse modelo tornou-se um dos símbolos da moda dessa época. 

Fato é que, depois de um hiato de 20 décadas, os Clogs estão de volta e nós vamos te apresentar modelos lindos, que podem ser combinados com vários looks. Mesmo quem torce o nariz para os tamancos pode se encantar pelas combinações….e aproveitar as dicas para experimentar novas tendências. 

Tamancos Clog: modelos e looks para arrasar em 2021!

Animal Print 

Um dos motivos para o modelo Clog feminino ter voltado é o seu conforto. Cada vez mais as mulheres valorizam os calçados que, além de bonitos, são confortáveis. O design de Animal Print é um exemplo desse combo conforto/tendência. 

Esse modelo de clog conta com detalhes de tachinhas na lateral e uma tira no calcanhar, oferecendo maior estabilidade ao caminhar.

As estampas de Animal Print vieram fortes no inverno de 2021 e prometem vestir as mulheres da cabeça aos pés. Os nossos modelos de Clog zebra e onça, ambos com tira no calcanhar, combinam bastante com vestidos soltos na cor preta, por exemplo, ou com camisa e saia midi em crepe. 

Se você prefere um visual mais despojado, também pode usar as Clogs de zebrinha e oncinha com uma calça jeans larguinha de cintura alta, uma camiseta lisa clara e uma jaqueta preta. 

Estampa lisa

Para quem gosta do modelo com tira no calcanhar mas prefere as clássicas estampas lisas, opções é que não faltam. Há o lindo e elegante modelo de couro preto, mais sóbrio e que combina com várias roupas.

Conforto e estilo para o dia a dia com Clog preto com tira calcanhar.

Com ele você pode ir a um passeio no shopping, ao parque, ir trabalhar e curtir um happy hour. Basta deixar a sua criatividade fluir e diversificar os looks com vestidos, saias curtas ou longas, camisetas lisas, blusas sociais, jaquetas jeans ou de couro, ou até mesmo um macacão soltinho. Tudo combina com o Clog feminino!

Além do modelo em cor preta, existem tamancos femininos de couro em outras cores. Você pode optar pelo vermelho ou marrom camel, que são mais ousados mas tão elegantes quanto. 

Bem, já dissemos anteriormente que as Clog voltaram, mas de forma repaginada. Os modelos clássicos de madeira e couro liso ganharam companheiros mais modernos. Vimos mais acima os tamancos com estampa de Animal Print, agora vamos ver também os que possuem a parte superior em veludo e/ou com detalhes de fivela. 

Veludo e fivela 

A gente sabe que o sapato certo é capaz de dar uma cara nova a um look simples. Os tamancos Clog com fivela são essas peças coringas que dão um charme a mais ao seu visual. 

Clog aveludado verde militar com fivela

Nas cores preta, vermelha, marrom, caramelo e verde, esses modelos combinam com jardineira, macacão, calça pantalona e camiseta, calça jean e casaco de tricô/lã, até mesmo shorts, vestidos curtos e saia. Ou seja, o Clog com fivela é um calçado para você usar durante muito tempo, em qualquer estação!

Além desses detalhes no design, você pode também escolher o material de fabricação da parte de cima. Se não gosta dos modelos de couro ou quer diversificar, pode optar pelos aveludados – com ou sem fivela e tira no calcanhar.

Clog aveludado marrom camel com fivela

Devido à textura, os tamancos Clogs aveludados super combinam com as roupas de inverno. Durante a estação, você pode combinar o seu calçado com calça jeans e blusa comprida de moletom, casaquinhos, ou até saias plissadas com meia calça. 

Independente de qual Clog você decidir usar, o importante é estar confortável e feliz com o seu sapato. Deixe sua imaginação te levar e crie looks criativos, que representam sua identidade. E, acima de tudo, abra-se às tendências e permita-se experimentar coisas novas, afinal, a gente pode se surpreender ao se olhar no espelho. 

Fique por dentro das últimas novidades e ofertas exclusivas!

Cadastre-se e descubra um mundo de conforto e estilo. Não perca tempo e inscreva-se para ficar por dentro das últimas novidades e ofertas

exclusivas

Ganhe 10% de desconto na sua primeira compra + frete grátis!*

Cadastrado com sucesso!