Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Estilo e Beleza

O que as cores transmitem? Veja as mensagens por trás de cada tom

Por Usaflex 20/06/2022

Nem todos sabem, mas as cores transmitem determinados sentimentos a cada um de nós. Por isso elas são tão estudadas no meio da comunicação e da arquitetura. Mas as cores e seus significados também são importantes na moda, pois o que você veste pode influenciar na percepção que as pessoas têm de você. E é exatamente sobre isso que falaremos no post de hoje. Confira!

O que as cores transmitem?

Ao longo da história, as cores foram sendo associadas a determinados símbolos. O vermelho, por exemplo, tornou-se a cor do coração e, por consequência, da paixão; o amarelo, por sua vez, é a cor do ouro, por isso está ligado à riqueza. Mas, além dessas relações históricas, há também outros fatores psicológicos que dão significados distintos às cores. Para entender melhor o assunto e descobrir o que as cores transmitem, vamos agora conhecer um pouco sobre a psicologia das cores.

A psicologia das cores

Quem pertence ao ramo da comunicação (marketing, publicidade e design), da moda e da arquitetura talvez já conheça a psicologia das cores. Porém, se você não é de nenhuma dessas áreas, não se preocupe porque nós vamos explicar! Bem, esse é um campo de estudo que busca identificar como o cérebro humano interpreta as cores e quais sensações e emoções elas provocam na gente. 

Esse é um tema interessante, pois, muitas vezes, não pensamos em como as cores ao nosso redor nos afetam e nem como as cores que nós usamos no dia a dia são interpretadas pelas pessoas que nos veem. Mas, afinal de contas, o que as pesquisas descobriram e quais os efeitos práticos disso na nossa vida? É o que te mostraremos agora!

Qual o significado das cores?

Azul

O azul está entre as cores preferidas de homens e mulheres. Mas qual o motivo? Além de ser uma cor linda,  o azul também transmite sensações consideradas positivas, como a psicologia das cores já descobriu. Para sermos mais específicos, o azul está associado à calma, à tranquilidade, à serenidade e à confiança. Vale lembrar que essa percepção também está ligada a aspectos naturais, como o céu e o mar. 

Desta forma, se você deseja passar mais confiança e tranquilidade no seu ambiente de trabalho, pode investir em roupas e acessórios nesse tom. Facilita o fato de o azul ser versátil, pois tem várias tonalidades e também está presente em uma peça básica do guarda-roupa femino, que é o jeans. Então, é possível pensar em uma combinação de calça jeans, blusa feminina e uma sapatilha ou um tênis para fechar com elegância. 

Verde

Assim como o azul, o verde também pode transmitir calma, dependendo da tonalidade. Isso se deve a sua grande presença na natureza, sendo a cor mais associada ao meio ambiente. Porém, talvez o sentimento mais tradicionalmente ligado ao verde seja a esperança. E, de fato, a cor pode despertar essa emoção em quem a vê. 

Já vimos que as cores transmitem emoções (raiva, alegria, tristeza, etc), mas também podem passar sensações menos “óbvias”, como saúde e equilíbrio. Este é o caso do verde, que, além de emitir saúde e equilíbrio, também está conectado à renovação e à cura. Não à toa, o verde é tão utilizado na cromoterapia para diminuir o estresse. 

Gostou dos significados do verde? Então que tal aplicá-lo no look do dia a dia? Você pode elaborar visuais monocromáticos, com vestido verde claro e sandália verde alecrim ou um macacão verde escuro e um tamanco verde hortelã, por exemplo. Mas também pode inserir a cor através de acessórios, como as bolsas. 

Vermelho

Simbolicamente, o vermelho está associado à paixão e ao erotismo, tanto que é a cor predominante no Dia dos Namorados. Contudo, psicologicamente, o vermelho pode gerar nas pessoas sensações como: motivação, força, coragem, energia e poder. Talvez isso explique porque, durante muitos anos, a cor esteve tão presente nas roupas de guerreiros e soldados (os romanos são um exemplo clássico). 

No look, o vermelho pode aparecer na roupa ou nos acessórios. Se você prefere algo mais discreto, pode apostar nos scarpins, nas sapatilhas ou nas sandálias em tom vermelho ao invés de uma peça de roupa toda nesta cor. Nos dias de chuva e frio, você também pode inserir no seu look as botas galocha na tonalidade vermelha. Muitas opções incríveis, não é mesmo?

Amarelo

Quando se pensa na cor amarela, logo vem à cabeça outras coisas como verão, primavera, praia e calor. Isso desperta alegria e otimismo nas pessoas. O amarelo também remete ao ouro, símbolo de riqueza e prosperidade.

Então, se você gosta de amarelo e deseja passar todas essas impressões, use e abuse dos looks com tons de amarelo. Você pode fazer isso através de peças monocromáticas ou misturando a cor com outras que combinam. Caso opte por peças únicas, como é caso dos vestidos e macacões, uma ótima opção é investir em sapatos mais neutros.

Preto 

Dentro da psicologia das cores, o preto passa elegância, poder, luxo e modernidade, além de ter um quê de mistério e segredo. Por isso, é uma excelente cor para se usar no ambiente de trabalho ou em encontros amorosos. Sem contar que o preto é muuuito versátil, não é mesmo?

Você pode usar o preto nos terninhos, blazers e camisas sociais, bem como nos vestidos de renda, croppeds, saias de couro e demais peças de sair. Mas seja qual for a ocasião – trabalho ou festa – o look irá combinar com os scarpins pretos de bico fino ou com a sandália preta de salto grosso com tachinhas. 

Violeta e lilás

O violeta e o lilás são as cores mais raras existentes na natureza. Por isso, antigamente era extremamente difícil conseguir o pigmento para tingir os tecidos, fazendo os produtos nessas tonalidades serem muito caros. Então, durante séculos, as vestimentas em cor violeta e lilás foram valiosas e poucas pessoas podiam pagar por elas. Não à toa, essas tornaram-se as cores exclusivas das realezas e das autoridades políticas e religiosas.

Devido a essa influência histórica, até hoje o violeta, o lilás e o roxo são associados à nobreza, à vaidade, à elegância e ao luxo. Na nossa cultura ocidental, o violeta também foi relacionado à feminilidade e à espiritualidade. As cores (violeta e lilás) também são associadas à tranquilidade e ao equilíbrio mental.   

Já vimos que três cores transmitem tranquilidade: azul, verde e violeta/lilás. Então, por que não combiná-las no seu look? Você pode, claro, optar por um visual monocromático. Mas, se preferir algo mais colorido, já sabe com quais cores harmonizar o lilás e o violeta, né? E é possível fazer essa harmonização por meio das bolsas ou dos sapatos. Na coleção de Inverno, temos tênis, sapatilhas, sandálias e scarpins na cor lilás. Um modelo para cada estilo!

Branco

A cor branca está associada culturalmente à limpeza, à inocência, à infância e à divindade, por isso ela representa a paz, a tranquilidade e a pureza. No Brasil, especificamente, essa simbologia do branco está muito presente na virada do ano, época em que grande parte das pessoas usa roupas nessa tonalidade. Mas não precisa esperar o réveillon para inserir a cor no seu look. No dia a dia, por exemplo, os tênis brancos são peças curinga, além de serem muito confortáveis, né?!

Gostou de saber o que as cores transmitem? Então compartilhe o link desse post com seus amigos nas redes sociais, para que eles também possam descobrir o poder das cores!

Fique por dentro das últimas novidades e ofertas exclusivas!

Cadastre-se e descubra um mundo de conforto e estilo. Não perca tempo e inscreva-se para ficar por dentro das últimas novidades e ofertas

exclusivas

Ganhe 10% de desconto na sua primeira compra + frete grátis!*

Cadastrado com sucesso!