Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Estilo e Beleza

Violeta: conheça a cor de 2022 e veja looks lindos com o tom do ano!

Por Usaflex 10/01/2022

A cor de 2022 foi escolhida e nós vamos te contar tudo sobre ela: o significado, variações do tom, looks para usar no verão e muito mais. Fique com a gente e saiba como arrasar de violeta este ano!

Qual a cor de 2022?

Todo mês de dezembro, a empresa estadunidense Pantone divulga qual será a cor mais popular no ano seguinte. A cor de 2022 foi o inédito Very Peri, um violeta com fundo azulado. Segundo a entidade, a tonalidade foi escolhida pois “mostra uma presença marcante, alegre e dinâmica que incentiva a criatividade corajosa e expressões imaginativas”. 

Apesar do violeta ser a aposta deste ano, em 2021 já tivemos algumas celebridades desfilando com o tom nos tapetes vermelhos, como foi o caso das atrizes Zendaya e Anya Taylor Joy. Isso revela como a cor está realmente em alta e nos dá uma amostra de como ela fica linda nos looks.

Além da beleza, o violeta também carrega uma história e um significado que deixam a cor ainda mais poderosa. Tanto que você ficará ainda mais animada para usá-la ao longo de 2022! Quer ver só?!

Significado do violeta

O violeta e o lilás são as cores mais raras existentes na natureza. Por esse motivo, antigamente era extremamente difícil conseguir o pigmento para tingir os tecidos nessas tonalidades. Bem, nós sabemos que quanto mais escasso é um produto, mais caro ele é, certo? Então, durante muito e muitos anos as vestimentas em cor violeta e lilás eram valiosas e poucas pessoas podiam pagar por ela. Não à toa, essas tornaram-se as cores exclusivas das realezas e das autoridades políticas e religiosas. 

Devido a essa influência histórica, até hoje o violeta, o lilás e o roxo são associados à nobreza, à vaidade, à elegância e ao luxo. Mas não para por aí! Na nossa cultura ocidental, o violeta ainda foi relacionado à feminilidade, tanto que a palavra é usada também como um nome próprio feminino. 

No campo da mente e espiritualidade, as variações do violeta (lavanda e lilás) possuem um significado bonito de calma, tranquilidade e equilíbrio mental. Quem é conhecedor ou pratica o budismo ou hinduísmo também sabe que o violeta é a cor do sétimo chakra, que está ligado à alma. 

Então, se você quer transmitir sossego e tranquilidade neste ano ou quer demonstrar elegância e luxo, aposte na cor de 2022 e nas suas variações!

Looks com a cor de 2022

Agora que você já conhece o Very Peri, a cor selecionada pela Pantone, e já sabe sobre os diferentes significados que os tons de violeta carregam, vamos ao que interessa: os looks! 

Combinações para o dia

O verão brasileiro é bem quente, então talvez o violeta escuro não seja a cor mais apropriada para se usar durante o dia, uma vez que as tonalidades mais escuras costumam esquentar mais. Dessa forma, você pode apostar nas outras variações do violeta, como o lilás, lavanda ou ametista. 

Ao escolher essas tonalidades, você pode optar por um look monocromático, que é uma tendência em 2022, ou pode criar combinações interessantes com outras cores. No caso de mesclar mais de uma cor, saiba que o azul, o vermelho, o verde e o mostarda harmonizam bem com os tons de violeta. Mas, se o seu estilo é monocromático, uma alternativa é usar acessórios (bolsas e sapatos) em outras cores para dar dinâmica ao visual. 

Combinações para à noite

À noite o clima já está mais fresco, então você pode usar tons escuros sem medo. Também é um ótimo momento para abusar do brilho. No caso do violeta, ele fica lindo em tecidos brilhantes, como seda e cetim. 

Combinações para o trabalho

O verão é a época perfeita para usar cores mais fortes e vibrantes nos looks de trabalho. E é óbvio que a cor de 2022 e suas variações não ficariam de fora! Mas como acrescentar o violeta ametista, o lilás e o lavanda ao visual mais formal? Você pode fazer isso através dos terninhos de alfaiataria, dos vestidos sociais ou mais discretamente, por meio dos sapatos. 

Como já dissemos, os tons de violeta combinam com azul e vermelho, por exemplo, então você pode utilizar peças dessa cor e complementar o look com uma bela sandália ou sapatilha no tom do ano. 

Calçados, bolsas e acessórios nas cores violeta ametista, lilás e lavanda 

Já que estamos falando de sapatos, vamos ver outros modelos lindos para incorporar nos seus looks? Começaremos pelo belíssimo tamanco plataforma de bico quadrado na cor lavanda, que junta duas tendências fashion de 2022: o tom e o formato do bico. E é graças a essas características que o modelo se torna tão versátil e confortável. 

Caso você prefira um salto menor e mais delicado, também há os tamancos de bico quadrado da mesma cor, porém mais baixos e com tiras super fofas. Eles combinam com looks de trabalho, de passeio e até de balada. É para arrasar, não é mesmo? E para deixar o visual ainda mais lindo, você pode utilizar uma de nossas bolsas na cor lavanda ou o cinto, no mesmo tom. 

Claro que o lilás não ficaria de fora, não é mesmo? E nessa cor temos modelos incríveis de sandália slingback de salto plataforma e salto grosso quadrado, scarpins de bico fino e bico redondo, tamancos, mules, loafers, sapatilhas e, claro, tênis. Isso significa que você tem opções de lilás para usar em diversas ocasiões, independente do seu estilo.

Por último, mas não menos importante, temos os calçados em violeta ametista que representam toda a elegância, o luxo e o poder da cor violeta. Só de olhar, podemos perceber que as sandálias, a sapatilha, o slipper e o tênis se destacam pela cor, além do design. O mais legal do tom é a sua versatilidade, pois ele combina com cores claras, escuras, vibrantes ou neutras. 

O que você achou da cor de 2022? Um babado, né?! Então, se você gostou das dicas deste post, compartilhe o link com suas amigas nas redes sociais, para que elas também possam arrasar no verão! 

Fique por dentro das últimas novidades e ofertas exclusivas!

Cadastre-se e descubra um mundo de conforto e estilo. Não perca tempo e inscreva-se para ficar por dentro das últimas novidades e ofertas

exclusivas

Ganhe 10% de desconto na sua primeira compra + frete grátis!*

Cadastrado com sucesso!