Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Estilo e Beleza

Mix de texturas é tendência de elegância e estilo

Por Usaflex 06/12/2021

Você já ouviu falar em mix de texturas? Essa tendência de elegância e estilo é algo que não pode faltar no seu look. Por isso, neste post, vamos te explicar o que é, como aplicar ao seu visual, além de dar dicas de acessórios maravilhosos para te deixar ainda mais na moda. Confira e se inspire!

O que é mix de texturas?

Um dos grandes trunfos da moda é dar a qualquer pessoa a liberdade de criar. Você pode explorar cores, tons, estampas e fazer um mix de texturas. Inclusive, essa última possibilidade é uma tendência democrática, que todo mundo pode testar com sugestões simples. E o mais legal é que a mistura de tecidos nos looks é possível em qualquer estação e evento. Mas a grande pergunta é: o que exatamente é o mix de textura e como aplicá-la no dia a dia?

O mix de textura é quando você combina peças de tecidos diferentes em um mesmo look ou utiliza um item que possui mais de um tipo de material em sua fabricação. Essa mistura é uma dica interessante dada pelos estilistas, ainda mais para os visuais monocromáticos, no entanto é necessário tomar alguns cuidados. 

Os especialistas da moda recomendam não colocar dois tecidos pesados ou dois tecidos leves juntos, ou seja, você deve buscar um equilíbrio entre ambos, bem como entre os tecidos foscos e os tecidos com brilhos.  Nos tópicos a seguir vamos te mostrar como fazer isso de forma elegante. Veja!

Bolsas com mix de texturas

As bolsas, juntamente com os sapatos, são as queridinhas das mulheres. Isso porque elas combinam funcionalidade e beleza ao mesmo tempo. Foi-se o tempo em que as bolsas eram somente um acessório para carregar os pertences; hoje elas são parte importante da moda, pois são fundamentais na composição de looks, na criação de coleções e na elaboração de tendências. Por isso elas não são mais classificadas como um “gasto” e sim como um investimento. 

Sendo assim, no que diz respeito à tendência do mix de texturas, as bolsas não ficaram de fora e entregaram tudo! Elas vieram para agregar ainda mais elegância aos looks e garantir um contraste harmônico entre os tecidos. Um exemplo é a bolsa de couro croco e linho, que mistura o tom quente do couro (caramelo) e a neutralidade do linho. A combinação ainda promove uma interação interessante entre o brilho do couro envernizado e o fosco do linho, esse tecido tão tradicional e considerado nobre no meio têxtil. 

Você pode também aliar a elegância e sofisticação do couro com a delicadeza dos bordados. Na nossa bolsa de monograma, o bordado de margaridas no tecido jacquard acrescenta uma estética romântica e um ar bucólico ao acessório. Apesar dos detalhes, os tons neutros permitem que ela facilmente se conecte  a diferentes visuais e looks. 

Como usar mix de texturas nos looks?

A tendência do mix de texturas é versátil e democrática. Como você verá, ela pode ser aplicada a looks casuais, formais e de festa. E mais, elas são bem vindas em qualquer estação do ano.

Looks para o trabalho

Para quem trabalha em ambientes mais formais, um mix de texturas que não falha é: calça de sarja, blusa de cetim, scarpin e a bolsa de couro e linho. Caso você esteja em uma vibe mais romântica, outra opção é a calça de alfaiataria, blusa de renda, scarpin e a bolsa de bordado e couro. 

Agora, se o seu trabalho não exige looks formais, você pode investir nas tradicionais calças jeans, que são mais pesadas, e em blusas de tecidos mais leves, como algodão, por exemplo. Para deixar o visual ainda mais moderno e descolado, acrescente um tênis e uma bolsa tiracolo de couro e linho. 

Looks casuais para o dia 

Neste período de calor, os shorts e as saias são ótimas alternativas de roupas contra o calor. E você pode aproveitar as peças para montar looks com um mix de texturas, como a saia de viscose com blusa de renda; saia jeans com blusa de algodão; shorts jeans com blusa de cetim ou shorts/saia de couro e blusa de algodão. Todos os modelos permitem combinações distintas de sapatos (sapatilha, sandália Anabela, rasteirinha, tênis) e de bolsas, inclusive as com mix de texturas. 

Looks para a noite

A moda da combinação de tecidos é também um sucesso nos looks de festa e balada. Você pode harmonizar, por exemplo, uma saia de couro mais curta com uma blusa preta de manga comprida e bota; pode utilizar um scarpin com calça de couro, blusa de renda e jaqueta preta; ou mesmo uma saia de paête/lantejoula com uma blusa lisa de alcinha. Numa noite mais fria você também pode optar por uma calça de couro preta, blusa de algodão com estampa legal e uma jaqueta metalizada, para dar aquele destaque. 

Além dos visuais ousados de balada, o mix de texturas é essencial nos looks da virada do ano. Isso porque, geralmente, as pessoas investem em uma ou mais peças da mesma cor e o monocromático pode ficar meio “tedioso”. Para isso não acontecer, os fashionistas recomendam utilizar tecidos diferentes na parte de cima e na parte de baixo. Por exemplo, se você escolheu passar de branco, opte por uma blusa/top liso e uma saia ou short de renda. Ou mesmo um shorts de brilho prateado e uma blusa branca. 

Looks para usar nos dias mais frios

Mesmo no verão, alguns dias de chuva deixam o clima mais friozinho e você pode aproveitar para elaborar looks com blusas de tricot, lã e veludo. Neste caso, por serem tecidos com aparência mais pesada, o tricot e a lã devem ser usados com peças mais leves; um exemplo clássico é blusa de tricot com saia plissada ou calça de alfaiataria. Mas, se preferir, também pode utilizar a blusa de tricot com uma calça de veludo e finalizar com uma bolsa de texturas. Fica um arraso!

Essas foram nossas indicações de looks e bolsas com mix de textura. Se você gostou das dicas de moda deste post, compartilhe o link com suas amigas nas redes sociais, para que elas também possam arrasar no visual! 

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!