Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Estilo e Beleza

Estilo retrô feminino: coloque o charme do passado nos looks do dia a dia

Por Usaflex 26/10/2021
Toque retrô. Saiba tudo sobre essa tendência que está com tudo nessa temporada!
Toque retrô. Saiba tudo sobre essa tendência que está com tudo nessa temporada!

Aquele ditado de que tudo o que é bom dura pouco não é verdade, pelo menos não no mundo fashion. Isso fica claro ao estudar a história da moda, porque percebemos como as tendências sempre vão e voltam, mas de formas repaginadas. É o que podemos perceber agora, com o estilo retrô feminino tão em alta. Mas o que é esse estilo retrô? E como montar looks modernos inspirados no passado? É isso o que vamos descobrir neste post. Confira!

O que é o estilo retrô feminino?

Na língua portuguesa, o prefixo “retro” significa “para trás”, levando o conceito para o mundo fashion, podemos dizer que a moda retrô é aquela que faz referência ao passado. Em 2021, especificamente, tem-se resgatado os looks dos anos 90 e 80 e isso está bastante claro nas passarelas e nas redes sociais. 

Ao longo do último ano, os calçados, os acessórios e as roupas retrô foram reintroduzidas no closet de quem viveu essas décadas e também está conquistando o coração das jovens, que só descobriram as maravilhas do século passado agora.

Retrô x vintage 

É comum as pessoas utilizarem as palavras retrô e vintage como sinônimos, mas elas têm sentidos diferentes. Quando falamos em estilo retrô feminino, estamos nos referindo a uma releitura das tendências do passado. Ou seja, pegamos um estilo de uma época e adaptamos ao nosso tempo. O estilo vintage, por outro lado, é mais fiel às origens; utilizando-se da moda da maneira como ela foi concebida em sua década de criação. 

Outra característica que diferencia os dois conceitos é a data de referência. As roupas retrô podem ser mais recentes, como os looks dos anos 90 e 70, por exemplo. Já as peças vintage são bem mais antigas. Diz-se que para ser considerada vintage, o visual deve ser anterior aos anos 60. 

Seja como for, isso só nos mostra como o mundo fashion é cíclico e versátil. É impossível dizer que algo saiu de moda definitivamente, porque, em alguns anos, aquilo pode voltar mais forte do que nunca. As gerações criam tendências novas, mas também buscam referências do passado e, assim, vamos construindo estilos cheios de história e referências. 

Como montar um look com roupas e calçados retrô?

No verão 21/22, nossas referências serão os looks retrô dos anos 80, tanto nas ruas quanto nas praias, porque os biquínis asa delta estão de volta, bem como as hot pants (cintura alta). Falando nisso, as calças de cintura alta e as pantalonas também são uma grande tendência da estação e você pode combiná-las com calçados retrô que também estão bombando, como é o caso dos tamancos e sandálias de salto plataforma e as Clogs. Para completar o visual com chave de ouro, invista nas clássicas bolsas tiracolo em tons terrosos. 

Para deixar as coisas ainda mais legais, os looks dos anos 90 também viraram trend (desde 2020, aliás). Dentre as tendências que retornaram estão as calças jeans coloridas, a blusa de alça por cima do vestido, os croppeds, os vestidos/blusas de lastex com manga bufante e as sandálias e tamancos de bico quadrado. Não podemos nos esquecer, claro, da bolsa baguete, que veio quente na primavera e continuará arrasando no verão. 

E apesar de cada peça ter sido inspirada em uma época específica, você pode misturar todas sem problemas, pois a moda retrô permite a experimentação. Isso significa que é possível criar um visual estilo retrô feminino com cropped – direto dos anos 90 -, calça jeans de cintura alta e Clog, ambos da década de 80. Outra opção bacana é a combinação calça pantalona, camiseta, tênis (que NUNCA sai de moda) e a bolsa tiracolo. 

Estilo retrô anos 60 

A moda retrô anos 60, diferentemente do retrô dos anos 80 e 90, não é uma tendência muito forte nas passarelas, porém ainda conquista várias mulheres, tanto que as clássicas saias rodadas e os vestidos marcados na cintura são encontrados com certa facilidade nas lojas de roupas. Também é possível encontrar peças com estampas de bolinha e xadrez, típicas desse período. 

Se tem um estilo mais retrô dos anos 60, então você já sabe por quais roupas procurar, certo? Mas em relação aos sapatos? Bem, com certeza o calçado mais famoso dessa época foi o Scarpin. Ele estava nos pés das atrizes, das modelos de revista, das celebridades e, claro, de todas as mulheres nas ruas. Mas além do Scarpin, os modelos Peep Toe também faziam parte dos looks, assim como nos dias de hoje!

Moda retrô: além das roupas e dos calçados

Além das peças apresentadas acima, existem outras tendências retornando, como é o caso dos colares e pulseiras de miçanga colorida, por exemplo. A famosíssima choker, que adornou os pescoços de quase todas as adolescentes nos anos 90, também está na moda de novo. 

E não para por aí, não! Sabe as xuxinhas de cabelo amassadinhas, popularmente conhecidas como scrunchies? Pois é, elas estão mais atuais do que nunca. Assim como os óculos escuros redondos. O estilo retrô feminino ainda foi além e trouxe de volta a moda das sobrancelhas naturais, dos cabelos volumosos e dos batons escuros. 

Essas foram nossas dicas para você adotar de vez o estilo retrô feminino e arrasar nos looks. Se gostou do texto, compartilhe com suas amigas e familiares nas redes sociais, e continue acompanhando o blog para mais posts sobre moda feminina. 

Fique por dentro das últimas novidades e ofertas exclusivas!

Cadastre-se e descubra um mundo de conforto e estilo. Não perca tempo e inscreva-se para ficar por dentro das últimas novidades e ofertas

exclusivas

Ganhe 10% de desconto na sua primeira compra + frete grátis!*

Cadastrado com sucesso!