Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Estilo e Beleza

Calça Pantalona: saiba o que é e como usar esse símbolo da elegância feminina

Por Usaflex 04/10/2021
A calça pantalona é, sem sombra de dúvidas, um clássico da moda feminina. Confira o post completo!
A calça pantalona é, sem sombra de dúvidas, um clássico da moda feminina. Confira o post completo!

A calça pantalona é, sem sombra de dúvidas, um clássico da moda feminina, mas ela não tem esse status só por sua beleza, não. A peça também representou uma revolução para as mulheres! Ficou curiosa? Então continue com a gente, porque vamos te contar como esse ícone fashion surgiu, quais modelos mais combinam com você e, claro, quais sapatos usar com a sua calça pantalona. Veja!

O que é calça pantalona?

Durante muitos séculos, as calças eram vestimentas masculinas. As mulheres só podiam usar vestidos ou saias. Em 1909, porém, um francês chamado Paul Poiret revolucionou  o mundo da moda ao criar uma calça para o público feminino: a pantalona. Este modelo é conhecido por ter um caimento reto, que alonga as pernas, e larguinho, proporcionando mais conforto e liberdade. 

Paul Poiret e a bailarina Isadora Duncan

Bem, no início a peça não fez muito sucesso, mas as coisas mudaram de figura durante as duas grandes guerras mundiais. Com a maioria dos homens nos campos de batalha, as mulheres tiveram que assumir os postos vazios nas fábricas para manter suas famílias e produzir os armamentos. Mas vamos combinar que não é nada confortável trabalhar com máquinas pesadas usando vestidos, saias e espartilho, não é mesmo? Diante desse cenário, a calça pantalona entrou em cena de vez. 

Após o fim dos conflitos na Europa, as calças ganharam cada vez mais espaço, mas outros modelos – mais justos e mais curtos – surgiram. Assim, a calça pantalona ficou em baixa por um tempo. Foram os hippies, na década de 1970, que trouxeram a pantalona de volta ao guarda-roupa das pessoas. E assim elas permanecem até hoje. 

Na última década, em particular, a calça pantalona de cintura alta ganhou mais força e, atualmente, é sinônimo de elegância, conforto e versatilidade. Mas esse não é o único modelo, não. Além da calça pantalona social, há outros modelos mais despojados e que combinam com o período de calor. 

Qual sapato usar com calça pantalona?

As calças pantalona são peças muito versáteis. Você pode usá-las em um passeio, no trabalho ou mesmo em eventos formais, como casamentos. Isso mesmo! Lógico que os sapatos dão um toque especial e ditam a “vibe” do look. Não entendeu? Vamos te explicar.

Pantalona de alfaiataria

Uma calça pantalona de alfaiataria branca, por exemplo, pode ser usada com uma blusa social feminina (ou um cropped, se preferir) e um tênis claro. Visual perfeito para ir ao shopping com as amigas ou ir a um barzinho à tarde. Porém,  o mesmo look pode ser usado para ir ao trabalho se você trocar o tênis por um Mule ou Scapin. 

Se o seu objetivo é deixar as pernas ainda mais alongadas, saiba que a escolha certa dos sapatos é fundamental. Especialistas em moda recomendam utilizar a calça pantalona de cintura alta com calçados de bico fino e, de preferência, da cor da pele. Essa combinação de roupa e sapato te deixará com um look mais alto e mais esguio. 

Pantalona estampada

A calça pantalona estampada, especialmente a floral, tem uma vibe mais leve, praiana e primaveril. Para combinar com esse clima, as sandálias slingback de salto grosso ou as de salto baixo são perfeitas. Além de combinarem bastante com a peça de roupa, esses sapatos são sinônimos de conforto e frescor. 

As papetes de salto plataforma também ficam lindas com calça pantalona estampada ou pantacourt (pantalona com barra mais curta). Nos dias de calor, especialmente, esse modelo de sapato é extremamente confortável e fresquinho.  

Pantalona envelope e fenda

A calça pantalona envelope é aquela que possui tiras para amarrar na cintura. Ela tem um estilo mais despojado e combina bastante com croppeds e blusas mais apertadas, que destacam a amarração. Para complementar o look, pode-se usar com a pantalona tênis, rasteirinhas ou sandálias com salto Anabela. 

Outro modelo que harmoniza bem com estes três calçados citados é a calça pantalona de fenda. Além de fresquinha, essa peça de roupa possui uma vibe mais urbana, jovial e descontraída. O que não quer dizer que não dê para montar um visual mais “chique”, por exemplo. Com uma sandália slingback, uma pantalona de fenda envelope (abertura nas laterais + amarração) e uma blusa estilosa você consegue um look perfeito para um jantar à noite. 

Baixinhas podem usar calça pantalona?

Sim, mulheres baixinhas podem usar esse modelo de roupa, porém com alguns cuidados. Os fashionistas recomendam os looks monocromáticos para dar um efeito de completude, como um macacão, que não corta a cintura. Isso quer dizer que a calça pantalona estampada não é a melhor pedida, porém existem várias opções, como é o caso da calça pantalona de cintura alta. Ela pode ser usada com uma blusa mais justa por dentro da calça. Ah, e lembre-se do sapato bico fino da cor da pele. Isso pode te deixar visualmente mais alta. 

A calça pantalona de tecido mais leve, como a de algodão ou alfaiataria, sempre vem à mente na hora de montar um visual monocromático, né? Mas para um look mais casual e despojado, as baixinhas podem investir nas peças jeans. Você pode arrasar com uma combinação de roupa toda jeans (ou toda azul) e finalizar com uma belíssima sandália slingback azul ou marrom. 

Quem tem quadril largo pode usar calça pantalona?

Quem tem quadril largo não só pode como deve usar a pantalona, pois ela ajuda a equilibrar as medidas do corpo. Você pode montar, por exemplo, um elegante look de trabalho com calça pantalona social, camisa feminina, blazer e Scarpin. 

A pantalona também pode ser usada em ocasiões mais chiques, como festas e casamentos. Neste caso, pode-se investir em blusas mais delicadas, de cetim ou renda, e em um blazer (o blazer é uma peça importante, pois ele ajuda a esconder o quadril). Em caso de eventos de manhã, você está livre para substituir a peça de alfaiataria por uma calça pantalona envelope ou de fenda. Um espetáculo!

Essas foram nossas dicas de looks com os vários modelos de pantalona. Se gostou deste texto, compartilhe com suas amigas e familiares nas redes sociais, e continue acompanhando o blog para mais posts sobre moda feminina.

Fique por dentro das últimas novidades e ofertas exclusivas!

Cadastre-se e descubra um mundo de conforto e estilo. Não perca tempo e inscreva-se para ficar por dentro das últimas novidades e ofertas

exclusivas

Ganhe 10% de desconto na sua primeira compra + frete grátis!*

Cadastrado com sucesso!