Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Por Todas

Dia internacional de luta pela saúde da mulher: veja dicas simples e importantes de autocuidado

Por Usaflex 12/05/2023

Você conhece o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher? Neste 28 de maio vamos celebrar a data e entender qual a importância desse dia para as mulheres. Além disso, daremos dicas de cuidados com saúde e promoção do bem-estar feminino. Veja!

O que é o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher?

Em 28 de maio é comemorado o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna. Essa data foi definida em 1984, na Holanda, durante o Tribunal Internacional de Denúncia e Violação dos Direitos Reprodutivos. O objetivo da celebração é, principalmente, dar visibilidade ao tema da mortalidade materna, pois, em cerca de 40% dos casos, complicações durante o parto podem ser evitadas. 

Esse é um momento, também, para conscientizar sobre problemas de saúde que atingem muitas mulheres, como o câncer de mama e de colo do útero, a endometriose e as infecções urinárias. Diante disso, datas como o 28 de maio têm uma importância muito grande na propagação de informações. Quanto mais as mulheres souberem sobre saúde feminina, autocuidado e bem-estar, menos doenças elas podem ter. 

Dicas de cuidado e bem-estar

Para diminuir complicações durante e após a gestação, as mulheres precisam ter acesso a serviços de saúde de qualidade. Isso inclui hospitais bem equipados e profissionais capacitados, bem como o acesso a informações que garantem o bem-estar das grávidas e dos seus bebês. O acompanhamento durante a gravidez é um direito de todas as mulheres.

Mas o Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher também é uma oportunidade de conscientizar a população sobre o bem-estar feminino. Por isso, neste 28 de maio, aproveite a comemoração para cuidar de você

:::: Tenha uma dieta equilibrada. Coma frutas, verduras e legumes diariamente e evite ingestão excessiva de açúcar e fritura. Se necessário, procure ajuda de um nutricionista.

:::: Faça check-ups regulares e mantenha suas visitas ao ginecologista sempre em dia.

:::: Hidrate-se bem. Caso não tenha o hábito de beber água, ande com uma garrafinha ou baixe um aplicativo para te lembrar de se hidratar.

:::: Faça exercício físico ao menos três vezes por semana. 

:::: Cuide da sua saúde mental. Em caso de ansiedade ou depressão, busque um profissional. 

:::: Tenha hobbies. Pode ser dança, pintura, costura, desenho, jardinagem, etc. Isso é importante para manter a mente ativa e relaxar.

Neste Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher, não deixe de se cuidar e de cuidar das mulheres que você ama. Compartilhe o link deste post nas redes sociais para que suas amigas também possam se conscientizar. 

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!