Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Por Todas

Conheça 6 mulheres revolucionárias que mudaram a história

Por Usaflex 03/03/2023

As mulheres têm lutado por igualdade e direitos há séculos, e muitas delas fizeram grandes mudanças na história. Neste post, vamos apresentar seis mulheres revolucionárias que mudaram a história com suas ações corajosas e inovadoras. Elas lutaram pela igualdade de gênero, pelos direitos civis, pela educação, pela ciência e pela arte. Suas ações corajosas e inovadoras inspiraram muitas outras mulheres a seguirem seus próprios sonhos e a lutarem por mudanças positivas no mundo.

Lélia Gonzalez

Lélia Gonzalez foi uma socióloga, antropóloga e ativista negra brasileira que se destacou por sua luta contra o racismo e a discriminação racial. Ela foi uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU) e uma das principais vozes da luta antirracista no Brasil durante as décadas de 1970 e 1980. Além de seu ativismo, Lélia também foi uma acadêmica respeitada, tendo lecionado em universidades como a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade de São Paulo. Seu trabalho pioneiro na luta contra o racismo e pela valorização da cultura afro-brasileira inspirou gerações de ativistas e acadêmicos em todo o Brasil.

Rosa Parks

Rosa Parks foi uma ativista dos direitos civis nos Estados Unidos que se recusou a ceder seu lugar no ônibus a um homem branco em 1955, o que levou ao movimento de boicote aos ônibus de Montgomery, Alabama. Sua ação desafiadora ajudou a desencadear o movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos, que levou à aprovação da Lei dos Direitos Civis em 1964.

Frida Kahlo

Frida Kahlo foi uma artista mexicana que se tornou uma das mais conhecidas e influentes do mundo. Sua arte reflete sua vida difícil e dolorosa, incluindo um acidente de ônibus que a deixou com ferimentos graves e dores crônicas pelo resto da vida. Suas pinturas retratam a cultura mexicana, a dor física e emocional, e as questões de gênero.

Susan B. Anthony

Susan B. Anthony foi uma líder do movimento sufragista dos Estados Unidos, que lutou pela igualdade de direitos das mulheres e pelo direito ao voto. Ela fundou a Associação Nacional do Sufrágio Feminino em 1869 e dedicou sua vida à causa da igualdade de gênero. Embora não tenha visto a aprovação da Emenda Constitucional do sufrágio feminino nos Estados Unidos em 1920, seu trabalho e perseverança foram fundamentais para a conquista desse direito.

Kamala Harris

Kamala Harris é uma advogada e política americana que fez história em 2021 como a primeira mulher, a primeira negra e a primeira asiático-americana a se tornar vice-presidente dos Estados Unidos. Antes de assumir a vice-presidência, ela foi senadora pelo estado da Califórnia e procuradora-geral do estado. Sua eleição representa um marco histórico na luta pela igualdade de gênero e diversidade na política.

Jaqueline Goes de Jesus

Jaqueline Goes de Jesus é uma cientista brasileira que se tornou conhecida por liderar a equipe que decodificou o genoma do coronavírus SARS-CoV-2 no Brasil. Ela é formada em Biomedicina e tem mestrado e doutorado em Patologia Humana e Experimental pela Universidade Federal da Bahia. Além de sua contribuição para a luta contra a pandemia de COVID-19, Jaqueline também é uma defensora da inclusão de mulheres e negros na ciência. Em uma entrevista ao jornal O Globo, ela disse: “Precisamos entender que a ciência só vai avançar quando ela for acessível a todos, quando todas as vozes puderem ser ouvidas”.

A luta não acabou

É importante lembrar que a luta pela igualdade de gênero ainda não acabou, e que muitas mulheres ainda enfrentam obstáculos em suas carreiras e em suas vidas pessoais. No entanto, o legado dessas mulheres revolucionárias continua a nos inspirar a trabalhar em prol da igualdade e do progresso social.

Esperamos que essa lista tenha sido informativa e inspiradora para você, e que você compartilhe essas histórias com outras mulheres em sua vida. Juntas, podemos continuar a lutar pelos direitos e pela igualdade, inspirando-nos nas conquistas e na coragem dessas mulheres revolucionárias.

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!