Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Ser Mulher

Cabelo crespo feminino: como arrasar com o visual natural

Por Usaflex 26/10/2021
Fique ligada nas nossas dicas para deixar o seu cabelo crespo feminino ainda mais lindo e poderoso! 
Fique ligada nas nossas dicas para deixar o seu cabelo crespo feminino ainda mais lindo e poderoso! 

Você sabe como cuidar dos cabelos crespos e quais cortes são tendência para esse tipo de visual? Então, este post é para você! Fique ligada nas nossas dicas para deixar o seu cabelo crespo feminino ainda mais lindo e poderoso! 

Cabelos como uma forma de poder!

Curto, longo, preto, castanho, colorido, branco, cacheado ou crespo. Seja qual for a característica, o cabelo faz parte da identidade feminina. Tanto que, cada vez mais, as mulheres estão evitando o uso de químicos para mudar a cor, o volume, o aspecto e a textura dos fios. No caso do cabelo crespo, em particular, exibi-lo ao natural também é um ato de resistência, afirmação e liberdade, porque, por muitos anos, pessoas negras sofreram preconceito e tiveram que esconder suas madeixas. 

Infelizmente o cabelo crespo feminino ainda é alvo de resistências, tanto que algumas mulheres alisam os fios por medo de não agradarem no visual, por exemplo. Mas esse cenário está mudando e mais pessoas estão optando por manter o crespo natural. Se este é o seu caso, saiba que esta é sim uma forma de empoderamento feminino!

Como cuidar do cabelo crespo feminino?

Alguns tipos de cabelos crespos femininos têm por característica serem mais secos. Isso significa que é necessário focar na hidratação, mas sabemos que existem outros passos, como a hora de lavar os cabelos, que também necessitam de atenção. Então, como cuidar das madeixas da forma correta? Vamos começar pela lavagem dos fios, pois esse é um processo muito importante, certo? 

Lavagem dos cabelos

Na hora de lavar os cabelos, as mulheres de cabelos crespos devem usar shampoos menos agressivos, ou seja, que não tirem os óleos naturais do cabelo. Hoje, muitas marcas têm fórmulas específicas para cada tipo de fio, então você pode olhar no rótulo dos produtos qual é o mais ideal para o cabelo cacheado e crespo. 

Outro detalhe importante é a frequência das lavagens, pois isso também tem influência na saúde dos fios. Como o cabelo crespo sofre com o ressecamento, não é recomendado lavar todos os dias para não retirar ainda mais a oleosidade (lembrando que o nosso corpo produz um óleo natural que ajuda a hidratar os cabelos). Evite usar água muito quente, pois ela também é prejudicial aos cabelos, principalmente os já ressecados!

Hidratação

Mas por que o cabelo cacheado e o cabelo crespo tendem a ser mais secos, principalmente nas pontas? Porque o formato dos cachos dificulta que o óleo vá do couro cabeludo até o final dos fios. Sendo assim, a hidratação torna-se uma etapa muito importante e deve ser feita uma vez por semana, pelo menos. Uma dica boa é escolher o dia da semana em que você tem mais tempo livre e fazer a hidratação com cremes condicionadores e máscaras sempre nesse dia, pois assim isso vira uma rotina. 

Umectação 

A umectação é uma etapa também essencial e que está ligada à anterior. Porém, ela não é feita com cremes, mas com óleos que ajudam a manter o cabelo protegido e saudável. Mas como funciona? Basta pegar um óleo da sua preferência – coco, por exemplo – e passar em toda extensão do cabelo (pode abusar na quantidade!). Deixe o produto agir por algumas horas antes de lavar as madeixas. Esse processo vai evitar que os nutrientes saiam com a água. 

Finalização

Na parte da finalização, aposte nos cremes para pentear mais adequados para o seu tipo de cabelo. As técnicas para finalizar também mudam de pessoa para pessoa, então o recomendado é que você pesquise qual processo é melhor para você e para os seus fios.  

Qual o melhor corte para cabelo crespo feminino?

Agora que você já sabe como cuidar do cabelo crespo, chegou a hora de saber quais as tendências de corte. Afinal de contas, você vai querer arrasar nas festas de final de ano, não é mesmo? Vamos começar pelo corte “joãozinho”, adorado pelas mulheres no verão e ideal para quem está passando pela transição capilar. 

O cabelo crespo curto é super estiloso, moderno e permite combinar com vários looks, como veremos mais à frente. Além disso, ele dá um destaque ao seu rosto e combina com brincos grandes e coloridos. Você também pode deixar seu visual mais ousado se optar pelo corte “tapered”, muito famoso entre o público masculino e que, cada vez mais, vem conquistando as mulheres. 

Para quem não gosta do cabelo crespo curto, ou simplesmente prefere as madeixas maiores, o corte em camadas é um clássico e não tem erro.  Você pode até fazer uma franjinha cacheada, que está super na moda. 

E por último, mas não menos importante (não mesmo!) está o corte black power, tão lindo, significativo e poderoso, como o nome sugere. Esse corte valoriza o volume e a beleza dos cabelos crespos e também transmite uma mensagem de empoderamento das mulheres e homens negros. 

Looks que valorizam o cabelo crespo feminino 

Os looks românticos são tendência para este verão e combinam muito com o cabelo crespo curto. Este corte valoriza o rosto, a nuca e os ombros, assim como os vestidos e blusas de estilo romântico. Caso queira um visual mais formal, invista em blazers mais escuros e em brincos maiores. Nos pés, as sandálias e tamancos de bico quadrado vão dar um toque especial de elegância à sua roupa, mas sem deixar de lado o colorido da estação.

A dica agora é para as mulheres que têm as madeixas platinadas ou com mechas: invista nas cores quentes. Além de serem a moda do verão, os tons mais quentes criam um contraste com o cabelo e deixam a cor dos fios muito mais “iluminada”. Vestidos, saias e macacões nas cores amarela, laranja e vermelho, por exemplo, ficam lindos. Você pode usar essas peças com sandálias em tons terrosos ou com tênis em tons pastel. Caso o seu look seja mais neutro, invista nas bolsas coloridas – temos os tons hortelã, light blue e lilás. 

Já quem tem o cabelo escuro pode apostar em tudo, desde um look mais colorido até algo mais sóbrio. Pode, inclusive, brincar com as cores e fazer a combinação de tons quentes e frios no mesmo visual: vestido amarelo e papete preta; macacão de alfaiataria preto e Anabela verde alecrim; vestido branco e bolsa hortelã…são tantas opções, que você pode experimentar diversas composições ao longo de toda a estação!

Essas foram nossas dicas sobre cabelo crespo feminino. Se gostou deste texto, compartilhe com suas amigas e familiares nas redes sociais, e continue acompanhando o blog para mais posts sobre moda feminina. 

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!