Buscar
X

Blog da Usa

Moda e Beleza

Sempre no tom: veja como combinar cores de roupas e sapatos femininos

Por Usaflex 30/08/2021
Inspirações para misturar cores
Inspirações para misturar cores

Não há nada mais satisfatório do que olhar no espelho e se sentir linda. Ainda mais quando você consegue combinar cores preferidas em um único look. Mas como combinar roupas e sapatos femininos de forma elegante? Isso é o que nós vamos te mostrar neste post. Confira as dicas e deixe seu visual mais incrível!

Como combinar as cores das roupas?

Tratando-se de roupas, as cores são tão importantes quanto o corte ou material. Sendo assim, você pode ter uma peça linda e de ótima qualidade, mas que não orna com o restante do look e fica ofuscada. O ideal é criar combinações que conversam entre si, tornando o visual mais harmônico, equilibrado e elegante. Mas como combinar cores de roupas?

A resposta pode parecer fácil, mas não é. Na prática, às vezes, cores bem distintas – uma quente e outra fria, por exemplo – se encaixam melhor do que duas peças do mesmo tom. Uma técnica para avaliar as combinações de cores é colocá-las lado a lado utilizando o círculo cromático. Este famoso  círculo possui as três cores primárias no centro e as cores secundárias e terciárias ao redor. 

Tons frios e quentes podem combinar muito bem, como o laranja e o azul e o roxo e amarelo.

As cores do círculo cromático também são divididas em tons quentes, como o vermelho e o amarelo, e os tons frios, caso do verde e do azul. Essas categorizações ajudam bastante na hora de montar um look, organizar o guarda roupa e escolher os melhores acessórios. Mas além de conseguir visualizar as cores e entender quais conversam entre si, é importante conhecer os seus significados. 

Lembramos que as cores criam sensações nas pessoas. Não à toa o vermelho é associado à paixão, uma vez que ele desperta sentimentos de alegria e excitação. Já o verde traz tranquilidade, por isso é tão utilizado nos quartinhos de bebê. Assim, você deve combinar cores das roupas de acordo com a sua personalidade e com a mensagem que deseja transmitir. 

Scarpin monograma vermelho Usaflex

Outro aspecto interessante é a influência das estações nas escolhas. Nas épocas mais frias, é comum vermos combinações de tons mais escuros, como preto, cinza, marrom e vinho; enquanto que, no calor, as cores mais abertas são tendência. 

Quais as cores mais combinam entre si?

Algumas combinações de cores de roupas são tão harmônicas, que já são consideradas tradicionais, como é o caso do branco e do preto. É praticamente impossível encontrar uma mulher que nunca tenha usado essa dupla na vida, seja em trajes formais ou casuais. 

Mas existem outras cores de roupa que combinam bastante e são tão bonitas quanto. Então vamos abrir nossa cartela de cores para te mostrar vários looks coloridos maravilhosos. Veja!

Mesma cor, diferentes tons 

É possível montar um visual incrível utilizando apenas rosa, sem que ele seja monocromático, sabia? Quando combinamos uma calça rosa escuro com uma blusa rosa bebê, por exemplo, criamos um combinação com cores parecidas, porém de tons diferentes. Essa fórmula é bem interessante, ainda mais para aquelas que estão começando a experimentar cores mais quentes. 

O mesmo pode ser feito com a chamada “escala de cinza”. Você pode elaborar looks diversificados com tons de cinza claros e escuros. O legal dessas combinações é que elas harmonizam bastante com acessórios pratas, dourados e rosé gold. 

Os opostos se atraem

No círculo cromático existem as cores quentes e as frias, como já dissemos. E, apesar de estarem em lados opostos na cartela de cores, elas podem estar presentes no mesmo look de forma bonita e elegante. Temos os exemplos do azul e do laranja, e do verde e rosa. As duplas podem estar presentes em peças distintas – vestido verde e sandália rosa – ou na mesma roupa – azul e laranja. 

Diferentes, porém parecidos

Além das possibilidades acima, também podemos combinar roupas de cores diferentes, mas que estão do mesmo lado no círculo cromático. No lado quente, por exemplo, temos o vermelho e o laranja, duas cores que combinam bastante. Também temos o verde e o azul, duas cores que interagem bem. 

Você pode optar pelo rosa e o roxo, que dão super certo juntas e estão no limiar entre o quente e o frio. E o interessante dessa combinação é que ela é tendência em todas as estações do ano. 

Cores “coringa”

Há algumas cores de roupa que combinam com praticamente tudo, como é o caso do preto. Com uma calça, um shorts ou uma saia preta é possível criar looks incríveis trocando apenas a parte de cima. Sendo assim, você pode colocar blusas rosas, laranjas, azuis, brancas, verdes, entre outras. 

O mesmo ocorre com o branco. Peças brancas podem ser combinadas com outras cores mais fortes e criar um contraste incrível. Sem contar que essa cor também ilumina e traz um ar de leveza, pureza e tranquilidade. 

Como combinar cores de roupas e sapatos feminino?

Agora chegamos a uma das partes mais aguardadas, que é combinar cores de roupas com sapatos femininos. Sabemos como os calçados são essenciais na composição de um look e podem transformá-lo drasticamente. Então, para começar nossas dicas, vamos com a combinação mais famosa: preto e branco. 

Ao utilizar essa dupla, muitas mulheres costumam apostar em sapatos pretos, porém dá para investir em outras cores. Um look que exemplifica bem isso são as calças pretas, blusas brancas (ou com listras brancas e pretas) e um Scarpin vermelho. Caso você opte por um visual mais formal, a calça preta, a blusa branca e o blazer preto caem super bem com o Loafer bege ou o Mocassim rebu.

Quando se trata da combinação com a cor branca, você pode elaborar looks fantásticos, dando mais destaque ao calçado. Como é o caso da junção: blusa branca, saia laranja, sandália verde claro (hortelã) e uma bolsa marrom, como é a nossa Hobo tramada em tons terrosos. 

Ainda na linha das harmonizações com branco, dá para usar blusa branca, calça verde militar e um tênis branco com detalhes verdes. Ou mesmo uma blusa verde escuro, short branco e tamanco plataforma verde claro.

Finalizando nossas dicas, vamos para os looks mais coloridos, que misturam cores quentes e frias. Demos o exemplo da combinação azul e laranja, certo? Mas como fazer? Bem, ao utilizar uma blusa azul e uma calça laranja, recomenda-se calçar um sapato com cores mais neutras. Uma ótima opção são nossas sandálias slingback beges ou nosso Scarpin bege vanilla

Essas foram nossas dicas de combinações de cores. Se gostou deste texto, compartilhe com suas amigas e familiares nas redes sociais e continue acompanhando o blog para mais posts sobre moda feminina. 

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!