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O poder do Ioga: prática beneficia o corpo e a mente

Por Usaflex 24/01/2022

A busca por atividades que trazem melhor qualidade de vida está em alta, e o Ioga é uma das mais comuns. Uma vida com muitas tarefas e preocupações é algo comum para a maior parte das pessoas. Por isso, o Ioga tem sido cada vez mais procurado.

Mas afinal, o que é essa prática milenar? A professora e iogue há quase 10 anos, Valentina Asmus, explica: “O Ioga é mais do que uma atividade física. É um estilo de vida e um conjunto de conhecimentos que oferecem uma vida mais equilibrada. Então, é uma prática completa, que trabalha o corpo, a mente e até o que algumas pessoas chamam de alma, espírito ou apenas energia”, define.

Os asanas

Um dos pontos mais conhecidos do Ioga são os asanas. Ou seja, as famosas posturas utilizadas pelos iogues. Dentro da tradição indiana, a sua origem é atribuída ao deus Shiva, que as teria ensinado a sua esposa Parvati. “Diferente do que muita gente pensa, as posturas do Ioga são bastante acessíveis, podendo ser adaptadas a todos os tipos de corpos, idades, condições físicas ou mentais”, explica Valentina. 

Meditação e autoconhecimento

A pratica do Ioga e a meditação caminham lado a lado. Isso porque, quando bem orientados, os praticantes recolhem os sentimentos e atingem um alto nível de concentração enquanto desenvolvem cada posição. “Todo conceito do Ioga está atrelado à meditação. Existem muitas escolas e métodos, mas todos eles são estradas que levam para um objetivo único no final, que é o autoconhecimento”, diz a professora de Ioga.

Vantagens do Ioga

Valentina explica que as vantagens da prática são diversas, desde os mais visíveis, como o aumento da massa muscular e da flexibilidade, até a melhoria da concentração e o equilíbrio da mente. “O Ioga ajuda na redução da ansiedade e na conquista de uma mente mais equilibrada para lidar com os desafios do dia a dia. Esse equilíbrio contribui para que os praticantes tenham mais estabilidade para enfrentar as adversidades que a vida trás”, garante. 

A professora e estudiosa do Ioga defende, ainda, que atualmente as pessoas apresentam comportamentos ansiosos e valores deturpados, prejudicando o bem-estar. Sendo assim, o Ioga seria um caminho para lidar com essas dificuldades da mente e promover o autoconhecimento. “As pessoas têm grande dificuldade de lidar com a própria mente. Ela é, muitas vezes, uma grande barreira ao alcance de objetivos. É preciso trabalhar e observar a mente para que possamos aproveitar dela da melhor maneira possível”, garante.

7 dicas para começar a praticar Ioga 

  • Estabeleça uma rotina com horários para se dedicar ao estudo do Ioga e fazer os exercícios. Tente segui-los com regularidade e disciplina.
  • Procure um profissional que possa lhe auxiliar no princípio. Ele apresentará as diversas possibilidades oferecidas pelo Ioga.
  • Encontre um lugar tranquilo em que você possa praticar sem ser interrompida. Pode ser na sala, varanda ou onde se sentir mais confortável.
  • Evite alimentar-se antes da prática, pois com o estômago vazio evita-se o refluxo durante os exercícios.
  • Vista roupas confortáveis e leves, afinal elas permitem a movimentação do corpo e facilitam a realização das posturas.
  • Medite enquanto pratica para que possa alcançar todos os benefícios do Ioga, tanto para o corpo, quanto para a mente.
  • Respeite seus limites e comece com asanas simples. Aos poucos vá aumentando a complexidade dos exercícios.

Perfil 

Valentina Asmus [@valentinaasmus] tem 33 anos e faz Ioga desde 2013. Ela teve seu contato inicial com a prática através do Ashtanga Yoga – uma técnica dinâmica que sincroniza a respiração com um conjunto de posturas. Em março de 2019, na Índia, ela recebeu autorização do mestre Sharat Jois para ensinar o método de forma tradicional no Brasil. Sendo assim, Valentina acredita no Ioga como ferramenta diária de autoconhecimento e aprimoramento individual.

Esse foi nosso post com sugestões de como colocar o poder do Ioga em sua vida. Então, se você gostou das dicas deste post, compartilhe o link com suas amigas nas redes sociais, para que elas também possam aproveitar os benefícios desta técnica milenar.

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