Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Por Todas

Menos pressão e mais bem-estar em 2024

Por Usaflex 02/02/2024

Com a chegada de 2024, muitas pessoas começam a estabelecer metas para o ano que virá. Seja conseguir um novo emprego, entrar na academia, fazer uma viagem ou até buscar um novo relacionamento. Mas, em meio a uma rotina já tão estressante, realmente vale a pena iniciar o novo ano sob essa pressão? A Revista Usa conversou com a psicóloga e psicoterapeuta cognitivo-comportamental Gabriela Franco [@gabrielafranco.psi no Instagram], que ofereceu dicas sobre como aliviar o peso das metas de Ano Novo, mas sem abrir mão do crescimento pessoal.

Como a pressão de atingir metas pode afetar a saúde mental das pessoas?

A busca desenfreada por metas pode desencadear intensos sintomas de ansiedade, estresse e sentimentos de inadequação. Quando somados à incapacidade de cumprir tais metas, é comum surgirem sentimentos de culpa, frustração e impotência. Essas emoções podem levar as pessoas a adotarem comportamentos disfuncionais, resultando em atitudes compensatórias que perpetuam o problema.

Qual é o equilíbrio saudável entre estabelecer metas e evitar a pressão excessiva?

Para amenizar esse sentimento, é fundamental se distanciar da “pressão social” e ouvir a si mesma com atenção, evitando comparações. Devemos refletir sobre o que é essencial para nós, aquilo que tem real significado, e que está alinhado aos nossos valores, virtudes e sonhos. E, claro, é crucial estabelecer expectativas realistas.

Há uma tendência de focar no “bem-estar” em vez de metas estritamente definidas. Como a Psicologia percebe essa mudança?

A Psicologia vê com bons olhos a ênfase no bem-estar, pois isso valoriza o processo, reduz a pressão, e promove flexibilidade e equilíbrio emocional. Afinal, nossa vida se desenrola no dia a dia, e é preciso torná-la mais prazerosa. Focar no bem-estar tende a gerar uma satisfação duradoura que influencia positivamente diversos aspectos da vida das pessoas.

Como as pessoas que ainda desejam estabelecer metas para 2024 podem fazê-lo de forma saudável?

É importante realizar uma tarefa de cada vez. Liste suas prioridades e marque-as conforme forem sendo concluídas. Seja realista: comece gradualmente, defina metas de curto prazo e esteja aberta a adaptá-las. Aceite recaídas e tire delas lições valiosas. Não tenha medo de repensar objetivos e prazos, não se limite por uma data. E, por fim, pratique a autocompaixão: trate-se como trataria sua melhor amiga.

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!