Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Por Todas

Dicas de como montar looks para entrevista de emprego

Por Usaflex 17/01/2022

Para te ajudar a conquistar a tão sonhada vaga, vamos dar sugestões incríveis de looks para entrevista de emprego! O início do ano representa o começo de um novo ciclo profissional para muita gente. Então, confira nossas dicas!

Looks para entrevista de emprego

A moda é uma forma de expressão não verbal. Isso significa que as nossas roupas comunicam algo sobre a nossa personalidade, ainda que não estejamos conscientes disso enquanto nos vestimos. Como consequência, as pessoas fazem leituras sobre a gente, baseadas no que elas veem. Daí a importância de apostar na liberdade de vestir o que te faz bem! Pois só assim, você mostrará ao mundo, por meio de seus looks, quem realmente é.

Se vemos uma pessoa usando peças coloridas e estampadas, tendemos a interpretar que ela é uma pessoa alegre, extrovertida, divertida, etc. Porém, se vemos alguém com tons sóbrios e neutros, geralmente concluímos que aquele indivíduo é mais sério, introvertido, contido, etc. Essas conclusões podem não condizer necessariamente com a personalidade de quem avaliamos, mas é a mensagem que aquele visual nos passou à primeira vista. 

Por esse motivo, pensar nos looks para entrevista de emprego é algo importante e não mera futilidade. Você deve se perguntar: qual imagem eu desejo transmitir logo de cara? O modo como você irá se vestir dependerá da sua resposta e do ambiente em que quer trabalhar. 

Como se vestir em uma entrevista de emprego

Muitas vezes, quem trabalha em escritórios e agências bancárias veste-se formalmente – ainda que isso não seja um fator imposto pela empresa – e quem trabalha em um salão de beleza, por exemplo, invista em looks casuais ou informais. Então, a regra principal é: os seus looks para entrevista de emprego devem condizer com a imagem que você deseja transmitir de si mesma e com a cultura da empresa que pretende ingressar. 

Looks formais

Se você se candidatou para uma vaga em um ambiente mais formal, o terno feminino – blazer e calça de alfaiataria – é uma ótima opção de look para entrevista de emprego, especialmente os de tom mais neutro. Mas sabemos que no verão do Brasil é difícil sustentar um terno, não é mesmo? Neste caso, você também pode optar por uma saia social de tamanho clássico com blusa social feminina. 

Looks casuais

Que tal calça jeans, blusa social, blazer e, quem sabe, um tênis? Algumas áreas, como a publicidade e o marketing, por exemplo, são menos formais que escritórios e bancos. Isso quer dizer que dá para brincar bastante com os looks casuais. Você pode apostar em um macacão de alfaiataria, um vestido midi (afinal, estamos no verão!) e até roupa jeans. 

Que tipo de sapato usar numa entrevista de emprego?

Scarpins

Além de combinar com as roupas, o sapato escolhido deve ser confortável, porque você não quer sentir incômodos em um momento tão importante, não é mesmo? Por isso, os Scarpins de bico redondo e salto grosso são perfeitos para compor visuais formais e casuais. Ele combina com várias roupas femininas, inclusive calça jeans!

Se você for usar uma calça pantalona (jeans ou alfaiataria), que tampa boa parte dos pés, os Scarpins de bico fino ficam extremamente elegantes também. E nossos modelos de bico e salto finos foram projetados para oferecer o máximo de conforto e segurança. 

Sapatilhas

As sapatilhas também não poderiam ficar de fora desta lista, já que elas são confortáveis e elegantes. Outro ponto positivo é que elas combinam com inúmeros modelos de roupas femininas, podendo ser usadas, inclusive, nos looks diários de trabalho depois que você conquistar a tão sonhada vaga! 

Então, por se tratar de um sapato para trabalhar, passear, ir a festas, etc, é bom investir em modelos com tonalidades mais neutras, porque são mais fáceis de harmonizar com outras cores. Mas nada impede, claro, que você tenha belíssimas sapatilhas coloridas no seu guarda-roupa. Capriche nas combinações de cores para deixar o look bem harmonioso. 

Mocassim/Loafer

O Loafer é conhecido por ser um clássico da elegância, porém ele é bem versátil. É possível harmonizá-lo com calças e blusas sociais, assim como utilizá-lo com vestidos floridos ou calça jeans e camiseta. Isso significa que, com um único sapato, você consegue compor tanto looks para entrevista de emprego (sociais e casuais) como visuais para sair no fim de semana.

Outro bom exemplo parecido é o mocassim, que carrega essa característica mais versátil. Ambos os modelos caem muito bem com roupas sociais e casuais. Além dessa qualidade, os dois calçados citados também são conhecidos pelo seu conforto. E isso é algo extremamente importante, ainda mais tratando-se de um sapato para utilizar durante um dia tão importante, não é mesmo?

Algum modelo deve ser evitado numa entrevista de emprego? 

Uma dúvida comum é: pode usar vestido ou saia na entrevista? Segundo stylists, a mulher pode usar vestido e saia na entrevista, desde que ela se sinta bem e acredite que o visual transmite aquilo que deseja para a empresa. 

Algumas pessoas também se questionam se roupa jeans é de bom tom. Bem, nas dicas anteriores ficou claro que o jeans é, sim, bem-vindo nas entrevistas. Os especialistas recomendam utilizá-lo especialmente para ambientes profissionais menos formais. Caso a vaga seja em escritórios de contabilidade, advocacia, bancos, etc, uma boa opção podem ser as calças de alfaiataria e blusas sociais. 

No quesito maquiagem, uma opção versátil – independentemente do tipo de empresa – é uma make mais básica com tons puxados para o nude, que caem bem em todos looks. Já nos acessórios, você pode usar brincos, colares e pulseiras delicados, pois eles dão um toque de elegância e não roubam a cena no visual. 

Mas lembre-se, a regra principal é: vista aquilo que te faz bem. Com certeza, estando confortável e à vontade com seu look, as chances de ser aprovada na entrevista ficam ainda maiores!

Esse foi nosso post sobre looks para entrevista de emprego, com sugestões de roupas femininas, sociais e casuais, além de sapatos para buscar a tão sonhada vaga. Então, se você gostou das dicas deste post, compartilhe o link com suas amigas nas redes sociais, para que elas também possam arrasar em uma entrevista! 

Fique por dentro das últimas novidades e ofertas exclusivas!

Cadastre-se e descubra um mundo de conforto e estilo. Não perca tempo e inscreva-se para ficar por dentro das últimas novidades e ofertas

exclusivas

Ganhe 10% de desconto na sua primeira compra + frete grátis!*

Cadastrado com sucesso!