Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Estilo e Beleza

Tons terrosos: o que são e como usar as cores da natureza no seu visual

Por Usaflex 15/11/2021
Dicas de looks com tons terrosos!
Dicas de looks com tons terrosos!

Você sabe o que são tons terrosos e como usá-los no seu dia a dia? Então, fique com a gente que vamos te contar tudinho e ainda dar dicas de make para arrasar com as roupas, bolsas e sapatos em tons terrosos. Confira!

O que são tons terrosos 

Os tons terrosos são aqueles que remetem à terra e à natureza, como é o caso do marrom, do bege, do caramelo, da terracota, do amarelo mostarda e do verde musgo, por exemplo. Podemos perceber, portanto, que as paletas de cores dos tons terrosos são bem diversificadas, possuindo tanto cores mais quentes, quanto mais frias.

Na hora de montar o visual, essa variedade permite fazer combinações mais sóbrias, mais alegres ou mistas. Além do mais, os tons terrosos também harmonizam bastante com outras cores do círculo cromático, tornando as suas opções de looks mais amplas. Vale lembrar, ainda, que as cores mencionadas ficam bem em qualquer estação do ano.

O que transmitem os tons terrosos? 

Mas por que adotar esses tons no seu look? Bem, além da versatilidade já citada, as cores pertencentes às paletas dos tons terrosos podem transmitir mensagens distintas, dependendo da combinação que você fizer. Se você utilizar cores mais frias, como é o caso do verde escuro, por exemplo, seu visual passará uma imagem mais séria, porém tranquila e segura. 

Agora, se você deseja despertar nas pessoas uma vibe mais descontraída, divertida e contagiante, aposte nas cores quentes, como o amarelo mostarda e o caramelo. Mas nada te impede de mesclar peças frias e quentes, para montar um look bem equilibrado e elegante. E, independente da combinação que você fizer, uma coisa é certa: seu look passará a sensação de conforto, porque essa é uma característica de todos os tons terrosos. 

O motivo para tal é que, por serem tons que remetem à natureza, à terra e ao orgânico, eles despertam a sensação de aconchego e comodidade. Não à toa esses tons também são bastante usados pelos arquitetos e designers de interiores nas casas e apartamentos. Ou seja, os estudos relacionados à psicologia das cores podem ser usados em várias áreas da vida, inclusive na hora de se vestir.

Looks com tons terrosos 

Agora vamos ao que interessa! Veremos como montar looks lindos com roupas, bolsas e sapatos em tons terrosos!

Fique linda e confortável

No verão brasileiro o calor é forte, portanto as roupas mais leves e soltinhas são ideais, não só por serem mais frescas, mas por deixarem a pele respirar. Sendo assim, os vestidos e os macaquinhos são ótimas opções e você pode combiná-los com sapatos abertos, que também deixam os pés respirarem. As nossas sapatilhas slingbacks cor caramelo, por exemplo, combinam com roupas beges, amarelas, marrons e terracota, mas não se limitam a isso. 

Você pode optar por looks com peças de cores diferentes, que não pertencem às paletas dos tons terrosos, como dissemos anteriormente. Sendo assim, a sandália plataforma cor caramelo também cai super bem com vestidos brancos, por exemplo. Outra peça que harmoniza super bem com basicamente todas as cores e ainda traz toda a elegância dos tons terrosos são as bolsas em couro camel, tan e marrom canela. 

Fique por dentro das tendências

Os tamancos Clogs e os sapatos femininos de bico quadrado voltaram a ser tendência e prometem arrasar neste verão. Então, nada melhor do que juntar os modelos do momento com as cores da moda, não é mesmo? No caso das sandálias geométricas em tons terrosos, elas são bem versáteis porque podem ser utilizadas tanto em looks mais formais – com terninhos, por exemplo – quanto nos mais informais. 

As Clogs em tom caramelo, por outro lado, dão um ar mais retrô e harmonizam perfeitamente com as calças pantacourt – ou outras peças da sua preferência – nas cores amarelo mostarda, verde musgo, terracota e laranja. O fato de colocarmos esse modelo de calça na nossa dica é que ele também remete estilo retrô e é super confortável no calor. 

Nos detalhes

Ao montar o seu look, não se limite às roupas e aos sapatos femininos em tons terrosos! Invista também em acessórios que podem dar uma nova cara ao seu visual, como é o caso do cinto. Ele geralmente não é um item de destaque, porque tem uma função muito precisa, mas com um pouco de criatividade ele pode transformar as peças.

Sendo assim, um vestido soltinho, desses que utilizamos na praia, pode virar um belo look para jantar ao ser adicionado um cinto de couro marrom camel na cintura. O toque final pode ser dado por uma das sandálias slingback também da paleta dos tons terrosos. Caso vá fazer um passeio pela manhã e prefira um sapato mais confortável, ainda é possível trocar a sandália por uma papete. 

Make para o verão

Para quem gosta de uma maquiagem mais clássica e versátil, os tons terrosos são a melhor opção, porque, independente da cor da pele, é possível criar makes para usar no dia a dia ou em eventos mais formais. Outro ponto importante a se destacar é que as “makes naturais”, que não são marcadas e destacam a beleza natural da mulher, estão em alta. 

Isso fica bastante claro quando abrimos as redes sociais das influencers de beleza, que mostram cada vez mais as sardas e outras marcas de nascença. A sobrancelha natural também está voltando, o que prova essa tendência do “menos é mais”. 

Mas como utilizar os tons terrosos na maquiagem? Você pode investir nas sombras marrom, bronze, dourado e terracota, bem como nos batons puxados para o nude (bege para quem tem a pele mais clara e as variações de marrom para quem tem a pele mais escura). Os pós bronzeadores, pertencentes às paletas terrosas, também são essenciais, porque ajudam a trazer a profundidade e o contorno após a base e o corretivo, além disso dão uma cara mais saudável no verão. 

Essas foram nossas dicas de como usar os tons terrosos no seu visual. Se gostou deste texto, compartilhe com suas amigas e familiares nas redes sociais, e continue acompanhando o blog para mais posts sobre moda feminina. 

Fique por dentro das últimas novidades e ofertas exclusivas!

Cadastre-se e descubra um mundo de conforto e estilo. Não perca tempo e inscreva-se para ficar por dentro das últimas novidades e ofertas

exclusivas

Ganhe 10% de desconto na sua primeira compra + frete grátis!*

Cadastrado com sucesso!