Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Na Vitrine

Solados robustos: conheça essa trend repleta de poder, personalidade e estilo

Por Usaflex 07/05/2023

Os calçados com solados robustos estão em alta nesta temporada de outono e inverno. Mas você sabe a história dos sapatos chunky, quais estilos ele influenciou e como você pode agregar as diferentes peças (bota, tamanco, sandália e loafer) no seu look? Pois neste post nós te daremos todas as respostas. Confira!

Solados robustos: origens e influências da tendência

Os sapatos com solados robustos (também conhecidos como chunky) nasceram na década de 1940, durante o período da Segunda Guerra Mundial. Devido às batalhas travadas no norte da África, foi preciso criar um calçado resistente para os combatentes. Após o fim do conflito, alguns grupos – como os góticos e punks – adotaram as solas pesadas como parte do seu estilo. Mas, além de trazer personalidade ao visual, os solados robustos também agregam conforto, por isso conquistou outros públicos. 

Na década de 1990, uma moda que era reservada ao público masculino acabou sendo inserida também no universo feminino. É claro que fez bastante sucesso na época e, agora, voltou com tudo, graças à trend do street style e do grunge, que estão cada vez mais fortes. Neste inverno, em particular, os solados robustos – que já eram sucesso nos coturnos – chegam para repaginar o visual de calçados mais clássicos, como sandálias de pescador e tamancos.

Calçados com solados robustos

Temos primeiramente o tamanco de couro, que recebe o toque despojado do solado chunky e das fivelas nas tiras. O modelo possui tecnologia Sola+Conforto, um solado com altura entre 2 e 4 cm de salto que distribui o peso corporal na pisada. Essas características trazem não só conforto, mas também versatilidade ao sapato. 

Na coleção de Dia das Mães temos ainda as fisherman sandals, que imitam o design das sandálias de pescador, mas com um visual mais fashionista. Na mesma pegada, porém com um cabedal diferente, está a sandália com tira cruzada. Assim como o tamanco, os dois modelos possuem os solados robustos com altura entre 2 e 4 cm. 

Tratando-se do inverno, é claro que a bota não ficaria de fora das nossas dicas. Esse calçado, por si só, já é cheio de personalidade e estilo. Quando ganha os solados robustos em sua composição, o modelo agrega um poder extra ao visual, deixando-o ainda mais arrojado. Além da bota, o elegante loafer também ganha uma roupagem nova com as solas chunky. 

Dicas para incorporar solados robustos ao seu estilo

É importante destacar que os sapatos com solados robustos têm uma estética “potente”. Por isso eles viraram moda entre as mulheres nos anos 90 e, hoje, continuam conquistando corações. Mas como incorporá-los ao seu look? 

Estilo grunge

O Grunge é uma das grandes tendências de 2023. O  estilo é caracterizado por peças oversized, roupas rasgadas e sapatos pesados, como a bota de solado robusto. Esse estilo é perfeito para quem gosta de um visual mais despojado e autêntico. Neste outono e inverno, você também pode apostar sem erro nas jaquetas de couro e peças xadrez. 

Street style 

O Street Style é a moda democrática das ruas, por isso a versatilidade e o conforto são tão marcantes. Neste estilo, você pode usar e abusar das calças jeans largas e de cintura alta, das camisetas grandes, das regatas e dos blazers e jaquetas oversize. As fashionistas do mundo todo também têm adotado no seu street style o chunky loafer. Mas, se você preferir, pode trocar o sapato fechado pelas sandálias com solados robustos da coleção de Dia das Mães.

Estilo Indie

O estilo Indie é parecido com o Grunge, porém com um toque boho. Para quem não conhece, o boho é um estilo mais livre e alternativo, que se inspira nos hippies dos anos 70. Então, os calçados chunky, especialmente o tamanco com fivela,  podem ser combinados com peças de tecido mais leve, coloridos e até estampados. 

É claro que os calçados com solados robustos não se restringem somente a esses estilos. Você pode usar a sua imaginação e seus conhecimentos de moda para agregar os nossos modelos nos seus looks. O importante é sempre se sentir confortável e bem consigo mesma. E, se você gostou das dicas que demos aqui, compartilhe o link do post nas suas redes sociais para que mais pessoas possam se inspirar. 

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!