Buscar
X

Blog da Usa

Moda e Beleza

Sapato Mule: saiba o que é e como usar este clássico da moda

Por Usaflex 31/05/2021
Mule matelassê pelica vanilla
Mule matelassê pelica vanilla

Você se lembra ou já ouviu falar do sapato Mule? Pois bem, ele fez bastante sucesso nos anos 1950, retornou na década de 1980 e agora está tendo seu momento de glória novamente. O motivo para isso é que, mesmo não sendo uma unanimidade entre as mulheres, este modelo é um clássico da moda. Quer ver só?

Em meados do século passado, a atriz Marilyn Monroe apareceu nas telonas de cinema usando um sapato mule. Resultado? Logo o acessório virou febre. Mas isso não aconteceu simplesmente porque a artista estadunidense foi filmada vestindo o calçado. O fator beleza e conforto também atraíram as consumidoras. 

Hoje em dia, modelos, atrizes, cantoras e várias outras celebridades se renderam ao Mule e mostram seus looks nas redes sociais. Porém, não só as famosas podem arrasar com seus Mules por aí. Você também pode exibir um visual elegante de realeza (sim, de realeza!) nas ruas da sua cidade… Continue lendo e descubra como!

O que é um sapato Mule?

Primeiramente, é importante entender o que é um sapato Mule, certo? Bem, o Mule é um calçado com a parte do calcanhar aberta e a parte da frente totalmente coberta, mas essa descrição não basta, porque o mesmo pode ser dito para os tamancos. Então, para percebermos claramente a diferença entre um modelo e outro, vamos fazer uma breve viagem ao passado.

O tamanco, também conhecido como Clog, é um calçado de origem holandesa com sola de madeira, parte superior de couro e possui salto. Ele foi criado na Idade Média para proteger e aquecer os pés dos camponeses. Já o sapato Mule foi inventado pelo rei Luís XV e era usado pelos nobres franceses. A peça tinha um design diferente do tamanco holandês, pois era ornamentado com tecidos caros, desta forma os poderosos podiam se diferenciar dos trabalhadores.

Mule vermelho carmim com salto kitten heel e Clog zebra com tira no calcanhar.

Então sim, o clássico Mule – usado majoritariamente por mulheres nos dias de hoje – já foi um sapato masculino. Mais ainda, ele já foi um item de luxo que representava o status de quem o vestia. Com o passar do tempo é que o acessório de moda tornou-se acessível ao público feminino e aos “plebeus”.

O calçado não só se tornou acessível, como também foi sendo remodelado. Os modelos originais, utilizados pelo rei da França, tinham um bico pontudo (parecido com um scarpin), saltos quadrados e muito brilho. Atualmente, o Mule feminino se modificou e possui variações que agradam a todos os estilos!

Mule vermelho carmim com salto kitten heel

Como usar os mules?

Como já dissemos, o Mule feminino é um sapato bastante versátil. Isto porque a sua grande variedade de modelos, acabamentos e materiais permite que componham looks para os mais variados tipos de mulheres: das mais ousadas até as mais conservadoras.

Independente de qual grupo você seja, este post vai te ajudar. A partir de agora vamos te apresentar vários modelos lindos e mostraremos como montar visuais com cada um deles. Então, continue lendo para ver dicas de looks com Mules!

Mule com salto

Os Mules com salto são sensação desde a época de Luis XV. É verdade que eles tiveram um longo período de esquecimento, mas se popularizaram novamente com a ajuda de Marilyn Monroe. Agora, porém, eles retornaram para adornar os pés de outra grande estrela: você!

O kitten heel, salto baixo com leve curvatura surgiu na França. Nas últimas temporadas, o modelo voltou como símbolo de praticidade, elegância e conforto

Mule Kitten Heel

O Mule Kitten Heel, como este da imagem, é perfeito para quem gosta de sapatos com salto e bico finos. Além dessas duas características, esse modelo também possui uma fivela na parte de cima, que dá um charme especial ao calçado e o torna ainda mais elegante. Com ele você pode montar looks chiques para reuniões, passeios e até festas, quer ver?

Uma ótima combinação para reuniões, por exemplo, é o Mule com salto kitten, calça jeans, uma camiseta leve – blusa de alcinha também funciona – e um blazer por cima.  Se o dia está mais fresco, dá para montar um look com saia midi plissada e camisa leve. Caso o tempo esfrie, você ainda pode colocar uma jaqueta de couro para harmonizar. 

Mule com saltos geométricos

Mas se você é do grupo que prefere saltos mais grossos, nós também temos Mules maravilhosos para te apresentar. Na nossa coleção há o tradicional salto quadrado com bico fino – com ou sem detalhe de nó -, assim como os de saltos geométricos. Isso mesmo que você acabou de ler: geométricos!

Mule preta bico fino com tachas

Este modelo geométrico é estiloso, despojado, ousado e cai bem com várias peças. Uma boa opção de look com Mule geométrico na cor preta é: saia midi plissada com estampa (pode ser oncinha, por exemplo) e blusa lisa com pregas no decote. Também dá para usar com macacão jeans ou calça jeans boca larga, camiseta estampada e jaqueta. Para algo mais formal, use seu salto geométrico com um conjunto de terninho feminino.

Mule bronze salto geométrico

Mule sem salto

Você provavelmente já viu alguém usando Mule sem salto na rua ou nas redes sociais. As celebridades frequentemente são clicadas pelos paparazzi passeando com este sapato. Sabe por quê? Porque ele é um calçado elegante, estiloso e super confortável. Melhor ainda, pode ser usado tanto no inverno quanto no verão.

Em épocas mais frias, por exemplo, você pode optar pelos sapatos Mule com tons mais sóbrios, como preto, marrom e branco. Enquanto que, no calor, você pode usar cores mais vibrantes ou até mesmo os que possuem mais de uma cor. Independente da sua escolha, todos são ótimos para ir ao trabalho, à faculdade, passear no parque ou ir a um restaurante com os amigos. 

Mule croco bicolor vermelho e bege com fivela

Mules em diversos materiais

Além das cores, você pode escolher também o material que mais te agrada. Existem os elegantes Mules de couro liso e matelassê, ideais para ir aos encontros e reuniões, por exemplo. Assim como há os de tricot, que são práticos e confortáveis como um tênis. Ou seja, eles são perfeitos para usar no dia a dia!

Mule matelassê pelica preta

Agora você deve estar pensando em como montar um look com Mules sem salto, né? Pois saiba que não é difícil. Para um visual mais descontraído, dá para combinar o Mule de matelassê preto com calça jeans, blusa de lã com mangas compridas e uma bolsa de alça longa. Também dá para trocar a blusa de lã por uma social mais larguinha. 

Nos dias mais quentes, você pode harmonizar seu Mule de fivela com short de cintura alta, um cinto e uma blusa tomara que saia. Ou mesmo uma saia longa e uma blusa de manga curta com nó na frente – também dá para substituir a blusa por um cropped. Independente da escolha, um belo Mule vai ser a pedida certa para seu guarda-roupa nessa estação!

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!