Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Estilo e Beleza

Oversized: ele voltou com tudo. Se joga na trend das roupas larguinhas!

Por Usaflex 11/08/2023

A moda oversized está cada dia mais presente na vida da mulher moderna, que preza por conforto, liberdade e estilo. Mas o que exatamente é essa tendência, de onde ela surgiu e como você pode inseri-la no seu look? No post de hoje, vamos te contar tudinho. Confira!

Origem do estilo oversized 

No século 16, os espartilhos foram criados na Inglaterra e a moda se espalhou pela Europa. Nesse período, o objetivo da peça era dar suporte aos seios e ajudar a manter a postura reta. Porém, é durante o século 19, na era Vitoriana, que os espartilhos passam a ser fabricados de formas diferentes, dando maior atenção à cintura. O intuito era deixá-las menores. 

Por conta da moda das cinturas minúsculas, o anatomista britânico William Henry Flower mostrou em seu livro “Moda da deformação” (1881) como os espartilhos deformavam as mulheres. Mas essa moda estava com os dias contatos, pois em 1901 o sutiã é inventado e o acessório vitoriano é abandonado. Alguns anos mais tarde, na década de 20, há uma nova revolução no estilo feminino. Isso ocorre quando Coco Chanel passa a utilizar peças masculinas nos seus looks, dando origem ao que hoje chamamos de estilo oversized (super largo). 

Com o passar dos anos, cada vez mais as peças femininas foram ficando maiores e mais confortáveis. Mas o ápice do estilo oversized foi na década de 90, quando os homens passaram a usar roupas super largas inspiradas na moda hip hop. Não demorou muito para que a tendência chegasse também ao guarda-roupa feminino e se tornasse uma febre. 

Se joga na tendência

Atualmente, o estilo oversized está presente nas ruas e nos principais desfiles de moda do mundo. E dá as caras nos mais diferentes looks, desde o mais despojado aos mais formais, mostrando que, além de confortável, é versátil. Isso é particularmente bom para as mulheres, pois é uma tendência que prioriza a comodidade, a praticidade e a liberdade dos movimentos. Sem contar que é uma moda que contempla todas, independente do tipo de corpo. 

Dicas de looks oversized

Looks básicos

Bem, para criar looks oversized é preciso ter peças maiores que o seu tamanho. Sendo assim, uma dica é ter no guarda-roupa peças básicas largas, que podem ser usadas em diferentes combinações. Uma calça jeans reta, uma camiseta branca e um blazer são ótimos exemplos. Então, caso queira um look mais descontraído, pode usar a camiseta branca e a calça jeans com um tênis esportivo feminino. Mas, se quiser um visual um pouco mais formal, pode trocar o tênis por uma sandália de salto e acrescentar o blazer. 

Looks boyish/tomboy

O estilo boyish ou tomboy é usado para nomear os looks composto por uma ou mais peças consideradas de homem. Essas roupas tradicionais do guarda-roupa masculino são mais largas e podem ser improvisadas em uma produção oversized. A calça boyfriend, por exemplo, pode ser usada com cropped, camisas mais justas, camisa oversized e, para finalizar, um tênis esportivo feminino. Você também pode trocar a calça jeans pela calça de moletom, para ter um look mais confortável. Essa é,inclusive, uma excelente opção de aerolook (looks de viagem de avião).

Sport vintage 

A tendência sport vintage é uma mistura de streetwear e sportswear, com uma pitada de moda colegial dos anos 90. Isso significa que os looks são super confortáveis, geralmente compostos por moletom, camiseta e calças oversized, jaquetas no estilo universitário norte-americano e, claro, sapatos cômodos, geralmente tênis casuais ou esportivos. Esse estilo se popularizou na década de 90 com a princesa Diana, que gostava de usar blusas de moletom oversized com shorts legging. 

E aí, gostou do estilo oversized? Então, que tal aderir à tendência? Se você curtiu as nossas dicas, compartilhe o post nas redes sociais para que suas amigas também possam se inspirar nessa moda.

Fique por dentro das últimas novidades e ofertas exclusivas!

Cadastre-se e descubra um mundo de conforto e estilo. Não perca tempo e inscreva-se para ficar por dentro das últimas novidades e ofertas

exclusivas

Ganhe 10% de desconto na sua primeira compra + frete grátis!*

Cadastrado com sucesso!