Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Por Todas

Estilo boyish: veja como usar peças masculinas na moda feminina

Por Usaflex 01/11/2021

O uso de peças masculinas na moda feminina está cada vez mais comum, mas por quê? Neste post vamos te explicar o que é tendência boyish, como ela se encaixa nos looks e quais sapatos combinam com o estilo tomboy. Confira!

Para eles e para elas

A moda não é alheia à sociedade, ou seja, ela não é um universo à parte, onde as peças são criadas “do nada”. As tendências, diferentemente do que muitos pensam, nascem nas ruas e só então chegam repaginadas às passarelas. O que marcas e estilistas fazem é se inspirar nas mudanças culturais e sociais para criar produtos que representem e ampliem esses movimentos naturais da sociedade. Um exemplo claro disso é a inserção de peças masculinas na moda feminina. 

Tudo começou no início do século 20, quando as calças, reservada aos homens, substituíram as saias, os vestidos e os espartilhos. Depois, aos poucos, outros modelos de roupas e sapatos adentraram o guarda-roupa das mulheres. Mas essa mudança não surgiu de forma espontânea nas passarelas, muito pelo contrário. O mundo fashion percebeu os avanços sociais – como a inclusão das mulheres no mercado de trabalho, por exemplo – e remodelou as peças, de forma que elas fossem mais confortáveis e bonitas para o público feminino. 

Nos dias de hoje, com o avanço das discussões sobre gênero, a moda se tornou ainda mais democrática, no sentido de não limitar as peças a um determinado público (isso é de menino, isso é de menina). É daí que nasce a grande tendência do momento, o estilo tomboy ou boyish. Mas o que são esses termos? O que eles significam na prática? Isso é o que nós vamos te explicar agora!

O que é estilo tomboy/boyish?

Para compreender o estilo, é bom entendermos também o nome. Afinal, o que é “boyish e tomboy”? Bem, “boyish”, como você deve ter percebido, é de origem inglesa e é a junção do substantivo “boy” (menino) e do sufixo “ish” (característico de, da natureza de); sendo assim, podemos traduzir o termo como “característico de menino”. “Tomboy”, por sua vez, é outro adjetivo inglês, designado à garotas que se vestem como garotos, de acordo com o dicionário de Cambridge. 

No mundo da moda, essas palavras são usadas para nomear os looks que misturam peças tradicionalmente consideradas femininas e masculinas. As papetes, por exemplo, ou os sapatos loafers, foram criados primeiramente para os homens, mas hoje são utilizados por ambos os gêneros. Assim como os ternos, que viraram sinônimo de elegância para as mulheres que trabalham em ambientes formais.  

Peças masculinas na moda feminina: como usar?

Um ponto interessante do estilo tomboy é que ele nos dá a possibilidade de ressignificar as peças. Sabe aquela blusa ou calça do seu pai, do seu namorado/marido ou do seu irmão que está esquecida no fundo do armário? Você pode usá-la para elaborar looks boylish super legais e despojados. Não acredita? Vamos te provar!

Look com blusa social masculina

As blusas sociais masculinas geralmente são mais largas e possuem a gola mais fechada, então elas podem ser usadas com blazer masculino (também mais largo), calça alfaiataria mais justa e Loafer, por exemplo. Esse look boyish é social, porém mais moderno e despojado. Para trazer um toque mais delicado, você pode equilibrar com colares de corrente fina, brincos leves e uma bolsa Hobo elegante. 

O look com blusa social masculina é tão versátil que você pode torná-lo casual apenas trocando a calça de alfaiataria por um jeans rasgado e substituindo as joias delicadas por outras maiores e mais coloridas. Uma outra opção para os dias de calor é amarrar a blusa na cintura, formando um cropped, e combiná-la com uma calça jeans de cintura alta e um tênis despojado. As calças estilo boyfriend são uma ótima escolha, inclusive. 

Calma que não paramos por aqui! Você pode usar a peça masculina à noite também, como se fosse um vestido. Pegue a maior e mais larguinha e ponha um cinto de couro na cintura, por cima da camisa. Nos pés, coloque uma sandália de salto alto, como um Scarpin, por exemplo, para deixar as pernas mais alongadas.

Look com xadrez masculino 

Dentre todas as peças masculinas na moda feminina, a camisa xadrez masculina talvez seja a mais usada, pois ela traz um toque bem urbano, moderno e despojado, além, claro, de ser muito versátil. Há quem use o modelo com vestidos, com jardineira jeans, com calça/short e camiseta ou simplesmente amarrada na cintura, para dar um toque mais street. 

Neste verão, você pode apostar no look com short jeans, xadrez masculino, tênis e bolsa tira colo. Ou, se quiser algo ainda mais fresco, pode trocar o tênis por uma papete e o short por uma mini saia jeans ou rodada. O truque para deixar este último visual mais despojado é fazer uma amarração nas pontas da blusa xadrez. 

Looks com calça boyish

A calça boyish, mais conhecida como calça boyfriend, é aquela peça jeans mais soltinha, parecida com o modelo masculino. Ela é super confortável, por isso é ótima para passear, ir ao trabalho, ir à faculdade, assistir um show, etc. E não precisa de nada muito elaborado para deixar o look estiloso! Você pode usar a calça boyfriend com uma camiseta lisa branca, tênis maneiro – ou uma papete – e complementar com um maxicolar ou um óculos escuro. Para deixar o visual mais chique, é bem simples, pois basta trocar o tênis/papete por um Loafer e colocar um blazer masculino para completar. 

As peças masculinas na moda feminina são tão versáteis, que dá até para misturar todas as dicas anteriores sem deixar o look muito masculino. Isso quer dizer que você pode usar sem medo a calça boyfriend com uma camiseta xadrez masculina, um sapato Loeafer, uma bolsa Hobbo e dar um toque especial com colares e brincos. Ou substituir o xadrez masculino e criar um novo look com blusa social masculina, tênis, bolsa Shopper e um Scarpin. 

Essas foram nossas dicas de peças masculinas na moda feminina. Se gostou deste texto, compartilhe com suas amigas e familiares nas redes sociais, e continue acompanhando o blog para mais posts sobre moda feminina. 

Fique por dentro das últimas novidades e ofertas exclusivas!

Cadastre-se e descubra um mundo de conforto e estilo. Não perca tempo e inscreva-se para ficar por dentro das últimas novidades e ofertas

exclusivas

Ganhe 10% de desconto na sua primeira compra + frete grátis!*

Cadastrado com sucesso!