Apesar do sucesso do coturno feminino, algumas pessoas ainda não sabem bem qual a diferença entre esse modelo e as demais botas. Bem, nós estamos aqui para te explicar tudinho e ainda dar dicas de looks para arrasar com o seu calçado militar. Confira!
O mundo fashion não é uma bolha, ou seja, os estilistas estão sempre de olho em tudo e em todos. Prova disso é o coturno feminino, uma bota militar que saiu dos quartéis e ganhou as passarelas de moda. Esse modelo de sapato é um dos queridinhos no inverno, não só por ser confortável e quentinho, mas também por ser estiloso, despojado, jovem e super lindo.
O mais interessante do coturno é que ele já foi um modelo masculino, feminino, militar, civil, até mesmo serviu de símbolo hierárquico na Antiguidade. Isso mesmo, a bota Coturno militar é uma peça milenar, que sobreviveu ao tempo, ultrapassou barreiras e tornou-se um calçado democrático – e super incrível, não é mesmo?
O que é o coturno feminino?
Você provavelmente já viu alguma mulher usando coturno feminino, seja na rua ou nas redes sociais. Talvez você não soubesse o nome daquele modelo de calçado, mas achou interessante e se lembrou das botas tradicionalmente utilizadas pelos policiais. A verdade é que o coturno, tão famoso nos dias atuais, foi criado há milhares de anos, literalmente.
Não se sabe ao certo o ano em que as botas foram criadas, mas já na Mesopotâmia se usava o coturno para simbolizar a classe social. Com o passar do tempo, principalmente durante o Império Romano, esse sapato – também conhecido como bota militar – se tornou acessório de guerra. Percebendo essas características atraentes da vestimenta militar, em meados do século XX, a indústria da moda trouxe o design das botas coturno para o guarda-roupa dos civis.
Mas o que chamou tanta atenção nesta peça? Bem, as botas coturno, para quem não sabe, são um modelo de sapato com o cano mais alto, que protege a canela, e possui tiras para amarrar na parte da frente. Durante muitos anos o principal material de fabricação dos coturnos era o couro, mas hoje em dia eles também são confeccionados em outros tecidos.
Esse design mais pesado, sério e rústico foi traduzido de diferentes maneiras nas passarelas e hoje você pode encontrar modelos com detalhes em Animal Print, por exemplo, ou até mesmo metalizadas.
Como usar o coturno feminino?
Muita gente vê a bota coturno militar na vitrine, acha lindo, mas não sabe bem como usar: “quais combinações posso fazer? Será que combina com meu estilo?” Se você já se viu nessa posição, saiba que todo mundo pode usar o Coturno feminino e se sentir confortável, bonita e elegante.
Então, antes de mais nada, sinta-se livre para usar o que você gosta e se permita ousar. Depois, escolha o design que mais te agrada e que você acha mais parecido com a sua personalidade. Há coturno feminino de salto mais alto, coturno feminino de salto baixo, bota coturno feminina tratadora, além da bota coturno animal print, de couro e metalizada.
Após fazer essas escolhas, você pode combinar o seu calçado estilo militar com meia calça arrastão ou meia de algodão de cano alto, deixando aparecer uma parte na perna. Várias celebridades usam a peça dessa forma e fica bem legal. Você também pode escolher se vai preferir um look mais roqueiro, mais pop ou mais urbano.
Visuais com roupas pretas, jaquetas de couro, detalhes metálicos e em prata dão um toque mais rock star. Já os looks com jeans e camisetas com estampas divertidas dão um tom mais pop e urbano. Então é possível usar o coturno feminino da maneira que você quiser! E para te provar toda essa versatilidade, montamos uma lista com dicas maravilhosas. Veja!
Looks com coturno feminino
Graças ao seu estilo mais rústico e despojado, esse modelo é adorado por estrelas da música, por exemplo. Cantoras como Taylor Swift, Miley Cyrus, Ciara e até a brasileira Anitta usam a bota coturno feminino. Mas saiba que não precisa ser artista para arrasar no visual!
No dia a dia, você pode combinar a sua bota coturno feminino de salto, por exemplo, com uma calça skinny e uma blusa de manga comprida. E para complementar o look de inverno, pode colocar um colar longo de prata e brincos delicados. Porém, se você preferir, também dá para trocar a blusa comprida por uma camiseta mais fina e incrementar com uma jaqueta ou um sobretudo elegante.
Apesar de estarmos falando das tendências do inverno, não pense que sua bota coturno feminino ficará guardada no armário após o frio. É possível combinar o calçado com várias roupas diferentes, em qualquer estação do ano. Isso quer dizer que dá para usá-la com vestidos soltinhos – longos e curtos -, shorts e camiseta, saias, calça jeans e até jardineira.
Além do modelo clássico preto, você ainda pode criar visuais mais ousados e despojados com os modelos marrom, metalizado ou com estampa animal print. Vale lembrar que a bota coturno animal print é uma super tendência no inverno 2021!
A dica que nós temos para quem escolher as estampas animais é ter cuidado com os excessos. Colocar mais de uma peça com Animal Print ou misturar zebra com onça, por exemplo, pode sobrecarregar o visual…em outras palavras, busque o equilíbrio!
Curiosidade
Você sabia que os atores de tragédia grega também usavam Coturno? A palavra, inclusive, é de origem grega κόθορνος (“kóthornos“). Ao se inspirarem nos calçados usados pelos artistas, os romanos tomaram de empréstimo o nome, ficando cothurnus ou coturnus em latim. Como o português é uma língua latina (tem como origem o latim), o nome passou ao nosso idioma como coturno. Legal, né?!