Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Estilo e Beleza

O coturno feminino voltou com tudo no inverno de 2021!

Por Usaflex 06/07/2021
Coturno Feminino inverno usaflex
Coturno Feminino inverno usaflex

Apesar do sucesso do coturno feminino, algumas pessoas ainda não sabem bem qual a diferença entre esse modelo e as demais botas. Bem, nós estamos aqui para te explicar tudinho e ainda dar dicas de looks para arrasar com o seu calçado militar. Confira!

O mundo fashion não é uma bolha, ou seja, os estilistas estão sempre de olho em tudo e em todos. Prova disso é o coturno feminino, uma bota militar que saiu dos quartéis e ganhou as passarelas de moda. Esse modelo de sapato é um dos queridinhos no inverno, não só por ser confortável e quentinho, mas também por ser estiloso, despojado, jovem e super lindo. 

O mais interessante do coturno é que ele já foi um modelo masculino, feminino, militar, civil, até mesmo serviu de símbolo hierárquico na Antiguidade. Isso mesmo, a bota Coturno militar é uma peça milenar, que sobreviveu ao tempo, ultrapassou barreiras e tornou-se um calçado democrático – e super incrível, não é mesmo?

Coturno coleção inverno Usaflex 2021.

O que é o coturno feminino?

Você provavelmente já viu alguma mulher usando coturno feminino, seja na rua ou nas redes sociais. Talvez você não soubesse o nome daquele modelo de calçado, mas achou interessante e se lembrou das botas tradicionalmente utilizadas pelos policiais. A verdade é que o coturno, tão famoso nos dias atuais, foi criado há milhares de anos, literalmente. 

Não se sabe ao certo o ano em que as botas foram criadas, mas já na Mesopotâmia se usava o coturno para simbolizar a classe social. Com o passar do tempo, principalmente durante o Império Romano, esse sapato – também conhecido como bota militar – se tornou acessório de guerra. Percebendo essas características atraentes da vestimenta militar, em meados do século XX, a indústria da moda trouxe o design das botas coturno para o guarda-roupa dos civis. 

Mas o que chamou tanta atenção nesta peça? Bem, as botas coturno, para quem não sabe, são um modelo de sapato com o cano mais alto, que protege a canela, e possui tiras para amarrar na parte da frente. Durante muitos anos o principal material de fabricação dos coturnos era o couro, mas hoje em dia eles também são confeccionados em outros tecidos. 

Coturno metalizado diversificação de material
Coturno metálico coleção inverno Usaflex 2021.

Esse design mais pesado, sério e rústico foi traduzido de diferentes maneiras nas passarelas e hoje você pode encontrar modelos com detalhes em Animal Print, por exemplo, ou até mesmo metalizadas.

Como usar o coturno feminino?

Muita gente vê a bota coturno militar na vitrine, acha lindo, mas não sabe bem como usar: “quais combinações posso fazer? Será que combina com meu estilo?” Se você já se viu nessa posição, saiba que todo mundo pode usar o Coturno feminino e se sentir confortável, bonita e elegante. 

Então, antes de mais nada, sinta-se livre para usar o que você gosta e se permita ousar. Depois, escolha o design que mais te agrada e que você acha mais parecido com a sua personalidade. Há coturno feminino de salto mais alto, coturno feminino de salto baixo, bota coturno feminina tratadora, além da bota coturno animal print, de couro e metalizada.

Como usar um coturno
Coturno com fechamento em ziper, coleção inverno Usaflex 2021.

Após fazer essas escolhas, você pode combinar o seu calçado estilo militar com meia calça arrastão ou meia de algodão de cano alto, deixando aparecer uma parte na perna. Várias celebridades usam a peça dessa forma e fica bem legal. Você também pode escolher se vai preferir um look mais roqueiro, mais pop ou mais urbano. 

Visuais com roupas pretas, jaquetas de couro, detalhes metálicos e em prata dão um toque mais rock star. Já os looks com jeans e camisetas com estampas divertidas dão um tom mais pop e urbano. Então é possível usar o coturno feminino da maneira que você quiser! E para te provar toda essa versatilidade, montamos uma lista com dicas maravilhosas. Veja!

Looks com coturno feminino 

Graças ao seu estilo mais rústico e despojado, esse modelo é adorado por estrelas da música, por exemplo. Cantoras como Taylor Swift, Miley Cyrus, Ciara e até a brasileira Anitta usam a bota coturno feminino. Mas saiba que não precisa ser artista para arrasar no visual!

No dia a dia, você pode combinar a sua bota coturno feminino de salto, por exemplo, com uma calça skinny e uma blusa de manga comprida. E para complementar o look de inverno, pode colocar um colar longo de prata e brincos delicados. Porém, se você preferir, também dá para trocar a blusa comprida por uma camiseta mais fina e incrementar com uma jaqueta ou um sobretudo elegante. 

Visuais que combinam com coturno

Apesar de estarmos falando das tendências do inverno, não pense que sua bota coturno feminino ficará guardada no armário após o frio. É possível combinar o calçado com várias roupas diferentes, em qualquer estação do ano. Isso quer dizer que dá para usá-la com vestidos soltinhos – longos e curtos -, shorts e camiseta,  saias, calça jeans e até jardineira. 

Além do modelo clássico preto, você ainda pode criar visuais mais ousados e despojados com os modelos marrom, metalizado ou com estampa animal print. Vale lembrar que a bota coturno animal print é uma super tendência no inverno 2021! 

A dica que nós temos para quem escolher as estampas animais é ter cuidado com os excessos. Colocar mais de uma peça com Animal Print ou misturar zebra com onça, por exemplo, pode sobrecarregar o visual…em outras palavras, busque o equilíbrio! 

Curiosidade

Você sabia que os atores de tragédia grega também usavam Coturno? A palavra, inclusive, é de origem grega κόθορνος (“kóthornos“). Ao se inspirarem nos calçados usados pelos artistas, os romanos tomaram de empréstimo o nome, ficando cothurnus ou coturnus em latim. Como o português é uma língua latina (tem como origem o latim), o nome passou ao nosso idioma como coturno. Legal, né?!

Fique por dentro das últimas novidades e ofertas exclusivas!

Cadastre-se e descubra um mundo de conforto e estilo. Não perca tempo e inscreva-se para ficar por dentro das últimas novidades e ofertas

exclusivas

Ganhe 10% de desconto na sua primeira compra + frete grátis!*

Cadastrado com sucesso!