Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Moda e Beleza

Moda dopamina: conheça a tendência fashion que é puro bem-estar

Por Usaflex 11/10/2021
Saiba tudo sobre a nova tendência: a moda dopamina!
Saiba tudo sobre a nova tendência: a moda dopamina!

Com a chegada das vacinas, a vida está, aos poucos, voltando ao normal. E para celebrar esse momento de renascimento, surgiu uma nova tendência no mundo fashion: a moda dopamina. Neste post, vamos te explicar o que é dopamina, como ela se relaciona com a moda e quais looks você pode montar. Confira! 

O que é a tendência moda dopamina?

A maior parte dos anos de 2020 e 2021 foi marcada pela pandemia de coronavírus. Ao longo desse tempo de restrições e incertezas, as pessoas mudaram a maneira de ver e viver a vida. Nesse período, a moda tornou-se um reflexo da realidade humana, por isso os looks mais sóbrios e minimalistas entraram em cena. 

Agora, porém, com as campanhas de vacinação e a gradual volta à normalidade, uma nova tendência fashion surgiu: a moda dopamina. Mas o que é dopamina? A dopamina é um neurotransmissor responsável por regular nossas emoções. Dentre outras coisas, ele nos dá a sensação de prazer, bem-estar e felicidade. 

Sendo assim, a “moda dopamina” ou “dopamine fashion” é uma forma de trazer alegria através dos looks. A ideia, então, é criar visuais coloridos, alegres, leves e divertidos. Essa tendência chegou como uma maneira de espantar os momentos tristes do passado e dar boas-vindas a um tempo de renascimento. 

Cores e estampas da moda dopamina

Quando se fala em moda dopamina, as cores são as grandes estrelas. O pink, o amarelo, o azul, o roxo, o laranja, o vermelho, o verde…todos os tons são bem-vindos, especialmente se combinados entre si. E vale ressaltar que o colorido da dopamine fashion não se limita às roupas, não. Ela também está presente nos calçados e acessórios. Mas não são só as cores que trazem alegria e diversão ao look. As estampas estão bastante presentes nessa tendência, bem como os detalhes em neon. 

Cores, formas geométricas e acessórios divertidos fazem parte dessa tendência.

No que diz respeito às estampas, as mais utilizadas na dopamine dressing são as geométricas, as psicodélicas, as florais e as com desenhos engraçados (como emojis, por exemplo). Já no quesito acessórios, pode-se apostar nas bolsas em cores menos convencionais, como verde, azul, vermelho e lilás. Os brincos, os colares e as pulseiras também podem trazer miçangas coloridas e pingentes divertidos. 

Calçados da moda dopamina 

Na dopamine fashion, os sapatos geométricos são peças importantes, porque dão um toque mais ousado ao look. Tão comuns nos anos 90, os tamancos e sandálias de bico quadrado voltaram às passarelas recentemente e estão se provando cada vez mais necessários no mundo da moda. Então, não tenha medo de investir nesse modelo, pois eles vieram para ficar! 

Os tênis coloridos ou com detalhes de desenho não poderiam estar de fora, afinal de contas eles deixam o visual bem mais alegre, não é mesmo? Se você for do tipo que não gosta de looks muito coloridos, os sapatos são as peças perfeitas para entrar na moda dopamina. Vale lembrar que você não precisa seguir o dopamine dressing da cabeça aos pés, ok? Às vezes um sapato ou alguns acessórios podem ser o suficiente para deixar o seu visual mais divertido. O mais importante é você estar à vontade. 

Além dos tamancos geométricos, os tamancos de salto plataforma também estão com tudo. Eles fizeram bastante sucesso nas décadas de 1990 e 2000, tiveram um período longe dos holofotes, mas agora eles voltaram com força total. E é claro que eles não ficariam de fora dessa lista, né? Especialmente os nossos tamancos coloridos. 

Looks dopamine fashion 

Elaborar looks coloridos não é tão simples, pois as cores precisam se harmonizar, ou seja, os tons precisam conversar entre si e se completar de forma equilibrada. Mas como conseguir essa harmonização? Nós te explicaremos um pouco a seguir.

Bem, no círculo cromático existem as cores primárias, secundárias e terciárias; também há uma separação entre as cores quentes e frias. Na hora de montar o seu look, é importante analisar em qual seção do círculo os tons escolhidos estão para combiná-los da forma correta. Por exemplo, cores opostas (quente e frio) como o rosa e verde ficam lindas juntas. 

Isso não quer dizer que dois tons quentes ou dois frios não possam se complementar. Muito pelo contrário! O azul e o verde são duas cores frias que harmonizam, bem como o vermelho e o laranja, que são quentes. Caso você prefira um visual monocromático, pode ainda escolher uma única cor e usar peças em escalas distintas. Um exemplo é a calça roxo escuro e a blusa roxa clara (ou lilás). 

No caso das estampas, você também pode misturar mais de uma no look, mas precisa tomar cuidado para não ficar sobrecarregado. Uma dica é utilizar apenas uma peça de roupa estampada e deixar a outra estampa em um acessório (cinto ou bolsa, por exemplo). 

Essas foram algumas dicas de dopamine dressing para você arrasar na primavera verão. Agora vamos ver como criar um make que combine com as suas roupas e te deixe mais radiante.

Moda dopamina: maquiagem leve, divertida e colorida

Neste final de ano, o destaque nas makes é do azul claro, quase puxado para o verde, mas também estão no páreo os tons de lilás, amarelo e  laranja. Essas cores vão vir com tudo nas sombras, a fim de realçar o olhar. A pele, por sua vez, será mais leve, sem muita base, corretivo ou pó. O objetivo é passar um aspecto mais natural. 

E não pense que as sombras são as únicas formas de trazer cor a sua make. Desde o ano passado, estão na moda também os delineados de gatinho coloridos. Eles dão um toque delicado, alegre e super estiloso para seus olhos. 

Essas foram nossas dicas de dopamine fashion e dopamine dressing 2021. Se gostou deste texto, compartilhe com suas amigas e familiares nas redes sociais, e continue acompanhando o blog para mais posts sobre moda feminina. 

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!