Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Por Todas

Dia da Gratidão: o que é e como praticar esse sentimento em 2022!

Por Usaflex 03/01/2022
Saiba mais sobre esse substantivo feminino que tem inundado as redes nos últimos anos.
Saiba mais sobre esse substantivo feminino que tem inundado as redes nos últimos anos.

A palavra gratidão inundou as redes sociais nos últimos anos. É fácil perceber isso ao pesquisar pelo termo nas áreas de busca das plataformas ou clicar na hashtag (#gratidão). Mas o que significa exatamente esse substantivo feminino? Como praticar o sentimento no dia a dia? E quando e por que celebramos o Dia da Gratidão? Vamos te contar tudinho neste post. Veja!

O que é gratidão?

Segundo o dicionário, gratidão significa “qualidade de quem é grato; reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.; agradecimento”. Para a Psicologia Positiva, o termo também se refere ao ato de agradecer, mas não se limita ao agradecimento entre indivíduos. 

Em outras palavras, para os psicólogos dessa corrente, a gratidão não é só sobre dizer “obrigado” a alguém; é também reconhecer e agradecer internamente pelas coisas boas na sua vida, desde as mais simples às mais complexas. Inclusive, esse exercício de ser grato às coisas e aos acontecimentos pequenos, simples e óbvios faz bem à saúde mental, de acordo com especialistas. 

Benefícios da gratidão

Um estudo realizado pelos pesquisadores americanos Robert Emmons e Micheal McCullough mostrou que a prática regular da gratidão tem efeitos positivos no cérebro das pessoas, tornando-as mais felizes e mais otimistas ao longo dos dias. Essa mudança ainda reflete em outros aspectos como o humor e a ansiedade. Ou seja, pessoas que praticam a gratidão tendem a ser mais bem-humoradas e menos ansiosas

Como praticar a gratidão no dia a dia?

A forma mais tradicional, que aprendemos desde criança, é dizer “obrigado” toda vez que alguém nos ajuda ou nos faz um favor. Isso é ótimo, mas às vezes pode soar como mera formalidade. Então, você pode ser mais profundo e escrever uma carta ou enviar um e-mail expressando seus sentimentos aquele indivíduo que fez/faz a diferença na sua vida.

Além desse hábito de agradecer diretamente às pessoas, você também pode praticar a gratidão internamente, sem ter que se expressar verbalmente, e pode estender o sentimento a outras coisas mais triviais ou mais cotidianas.

Na nossa cultura, temos o costume de agradecer às grandes conquistas. Mas há tantas coisas positivas que acontecem ao longo do nosso dia pelas quais não agradecemos. Uma razão para isso é que essas coisas boas são muitas vezes tomadas como óbvias, normais, ou muito simples, porém não são, se pensarmos bem.

Então, uma dica é ser grato, diariamente, por algo de bom que aconteceu/acontece: ter acordado de manhã, ter saúde, ter um trabalho, ter uma família, ter amigos, ter comida na mesa, ter uma casa, ter uma cama para dormir à noite, ter visto um filme, ter escutado uma música legal, ter conversado com alguém interessante, ter conhecido uma pessoa nova, ter tomado um banho quente após um longo dia, etc. 

E mesmo que seu dia tenha sido ruim, devemos ser gratos pelas situações difíceis, pois elas nos ensinam. Como disse o escritor Napoleon Hill, “sou muito grato às adversidades que apareceram na minha vida, pois elas me ensinaram a tolerância, a simpatia, o autocontrole, a perseverança e outras qualidades que, sem essas adversidades, eu jamais conheceria.”

Dia da Gratidão no Brasil

Como podemos notar, a gratidão é um sentimento tão nobre que várias nações separam um dia do calendário para comemorá-lo. Aqui no Brasil, celebramos o Dia da Gratidão em 6 de janeiro, bem no começo do ano. Essa é uma ótima oportunidade para você pensar em tudo o que aconteceu de bom no ano anterior e agradecer. Ainda que não tenha conseguido realizar todas as suas metas, coisas inesperadas podem ter acontecido, não é mesmo?

Por exemplo, você pode ter descoberto um novo hobby, reencontrado um amigo, ter descoberto um talento, ter lido um livro/visto uma série que mudou sua vida, ter mudado o visual ou ter se conhecido melhor. Seja como for, é um bom exercício mental tentar se lembrar das suas pequenas vitórias do ano passado e ser grato por elas. Talvez isso te dê mais ânimo no início do novo ano e também te ajude a tornar a gratidão uma rotina. 

Dia da Gratidão no mundo

Existe o Dia Mundial da Gratidão, que é celebrado em 21 de setembro, mas, assim como o Brasil, outros países têm o seu dia específico. A celebração mais famosa é, com certeza, o Dia de Ação de Graças estadunidense, mais conhecido como Thanksgiving. A festividade acontece na quarta quinta-feira de novembro e é um feriado nacional. 

Historicamente, o dia da gratidão, de origem cristã, era reservado para o agradecimento pelas colheitas. Hoje, porém, as famílias se reúnem para agradecer por tudo de bom que aconteceu no ano. Essa comemoração, que nasceu nos Estados Unidos, estendeu-se a outros países, como Canadá, Caribe e Portugal, que também têm o Dia de Ação de Graças na quarta quinta-feira do mês de novembro. 

Frases sobre gratidão

Se você quer se inspirar e inspirar outras pessoas nessa data tão especial que é o Dia da Gratidão, então veja as frases que separamos! Elas podem ser escritas em cartões e presenteadas no trabalho ou em casa. Você também pode compartilhá-las na internet com seus amigos.

“Nas nossas vidas diárias, devemos ver que não é a felicidade que nos faz agradecidos, mas a gratidão é que nos faz felizes” – Albert Clarke 

“A gratidão é o único tesouro dos humildes” – William Shakespeare

“A gratidão é a virtude das almas nobres” – Esopo

“Não há no mundo exagero mais belo que a gratidão” – Jean de la Bruyere

Esse foi nosso post sobre o Dia da Gratidão, com dicas de como praticar o sentimento no dia a dia e frases inspiradoras. Se você gostou das dicas deste post, compartilhe o link com suas amigas nas redes sociais, para que elas também possam ser mais felizes! 

Fique por dentro das últimas novidades e ofertas exclusivas!

Cadastre-se e descubra um mundo de conforto e estilo. Não perca tempo e inscreva-se para ficar por dentro das últimas novidades e ofertas

exclusivas

Ganhe 10% de desconto na sua primeira compra + frete grátis!*

Cadastrado com sucesso!