Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Ser Mulher

Como dormir melhor? Veja dicas para melhorar a qualidade do seu sono!

Por Usaflex 04/07/2022

Quer saber como dormir melhor à noite? Então você está no lugar certo, porque no post de hoje vamos dar dicas para você ter um sono de qualidade e descansar bem a noite toda. Veja só! 

A importância do sono

Você já deve ter ouvido sobre a importância do sono, certo? Mas quais os benefícios de uma noite bem dormida? Segundo especialistas, dormir bem a noite toda é bom para o corpo e para a mente, pois pode diminuir o estresse, ativar a memória, controlar o apetite, melhorar o humor e rejuvenescer a pele. Um sono de baixa qualidade, por outro lado, pode causar estresse, prejudicar a memória e o humor, além de alterar o apetite. Então, como dormir melhor? Isso é o que vamos te mostrar agora!

Antes de seguir, porém, é importante dizer que o intuito deste post é dar dicas para ajudar nossos leitores a dormir melhor, mas nada substitui o acompanhamento profissional. Sabemos que a insônia pode ser uma doença e exige acompanhamento médico, portanto, se você tem distúrbios do sono, procure um médico. Não deixe de cuidar da sua saúde, tudo bem?

Como dormir melhor à noite?

Você provavelmente está lendo este texto através da tela de um celular, certo? Se tiver, saiba que a luz emitida por este aparelho (e outros, como notebook, tablet e computador) prejudica o seu sono, sabia? Por isso, nossa primeira dica é: desligar os aparelhos eletrônicos antes de ir dormir. 

Nada de celular!

De acordo com a ciência, a melatonina é um hormônio produzido pelo nosso corpo que nos ajuda a dormir. No final da tarde e início da noite, quando a luz natural diminui, a glândula pineal percebe que está na hora de fabricar a melatonina. Isso quer dizer que as luzes das telas de celulares, tablets, computadores, notebooks e televisões inibem a produção dessa substância tão importante para o nosso sono. Então, evite mexer com esses aparelhos ao menos 30 minutos antes de dormir…ah, e não deixe a luz acesa!

Estabeleça um horário

Para desligar os aparelhos 30 minutos antes de dormir, você primeiro deve saber a hora de deitar, certo? Por isso, os especialistas recomendam ter um horário estabelecido para ir para a cama. Então, considerando que você deve ter pelo menos 8 horas de sono por noite, o ideal é calcular o tempo e se programar de acordo com a sua rotina. Por exemplo, se você tem que acordar cedo, então terá que dormir mais cedo também. Sendo assim, programe seu alarme para lembrar o horário de despertar, mas também o de descansar. 

Faça atividades relaxantes

Desligar os aparelhos e deixar no horário programado não fará você dormir rápido, necessariamente. Aliás, os profissionais recomendam não “brigar” com o sono. Se está na hora de deitar, mas o sono ainda não chegou, busque fazer atividades relaxantes, como ler algo leve (com a luz baixa!), escutar música relaxante, meditar, etc. 

Prepare o ambiente

Além da escuridão, seu corpo precisa de silêncio e conforto. Então esteja sempre confortável e evite barulhos durante a noite. Esse é um dos motivos, aliás, de deixar o celular longe ou no silencioso, pois assim você não desperta com as notificações. Os óleos essenciais também são ótimas dicas para dormir melhor.

Pratique exercícios físicos

Como dormir melhor à noite sem ter uma rotina saudável? Pois é, essa pergunta nos faz pensar em como nossos hábitos ao longo do dia podem afetar nosso sono. Por isso, busque inserir as atividades físicas na sua vida, caso não pratique nada. A razão para se exercitar é que mexer o corpo libera serotonina, um hormônio que ajuda a regular o sono e, claro, nos deixa de bom humor. 

Mas como me exercitar sem tempo, você pode estar se perguntando? Bem, você não precisa se inscrever numa academia para ter uma rotina mais ativa, basta trocar alguns hábitos, como: trocar o carro/transporte público pela caminhada, quando possível; ir de escada ao invés de usar o elevador; fazer 10 minutos de polichinelos no quarto; pular corda; dançar ao som das suas músicas prediletas durante uns 20 minutos por dia; etc. Só evite fazer essas atividades 4 horas antes de dormir, pois isso pode te deixar agitada. 

O que não fazer

Você sabe que não deve mexer no celular, pois foi a primeira sugestão que demos. Mas existem outras dicas para dormir bem a noite toda…e essas você provavelmente já conhece, porém é necessário relembrá-las. 

Não tome café

Essa com certeza você já ouviu, certo? E a razão para se evitar o café durante a noite é a presença da cafeína – uma substância  que estimula o nosso sistema nervoso central, deixando-nos mais despertos. O que você talvez não saiba é que a cafeína pode ter efeito por até 6 horas no corpo, portanto é fundamental evitar a ingestão da bebida até 6 horas antes de ir para a cama. 

Cuidado com os chás

Alguns chás ajudam a relaxar, como a camomila e a erva cidreira, por exemplo, mas outros tipos de plantas podem ter um efeito contrário, sabia? E o motivo é que…algumas possuem cafeína também! Esse é o caso do chá-mate e do chá-preto. Mas esses chás e o café não são as únicas bebidas que atrapalham o sono, pois energéticos e refrigerantes também possuem estimulantes. Desta forma, fique longe desses produtos durante à noite.

Comer muito à noite

Se você quer dormir rápido e melhor, então não coma muito à noite e dê preferência aos alimentos leves. Isso se estende também à sobremesa, então fuja dos chocolates, sorvetes e demais guloseimas antes de dormir.  

E essas foram as nossas dicas de como dormir melhor à noite, mas não se esqueça, essas sugestões não substituem o acompanhamento profissional. Portanto, se você está tendo problemas para dormir com frequência, procure um médico para te ajudar, pois com a saúde não se pode brincar, não é mesmo?

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!