Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Na Vitrine

Cintos femininos: como dar um up no visual com este acessório?

Por Usaflex 31/10/2022

Os cintos femininos são mais do que um acessório funcional. Eles também são um item de moda que pode mudar completamente um look. Por isso trouxemos dicas para deixar o seu visual mais elegante com os cintos femininos do verão 2023. Confira!

Cintos femininos: um acessório atemporal

Os cintos femininos são indispensáveis no guarda-roupa das mulheres, pois, além de funcionais, eles são extremamente fashion. Para provar a importância do acessório no mundo da moda, basta voltarmos um pouco no tempo, mais especificamente até 1940. Nesta década, os cintos femininos tornaram-se essenciais para deixar os looks mais elegantes e charmosos.

Naquele período, usava-se a peça de forma aparente, na altura da cintura, a fim de marcar a silhueta e deixar o visual mais feminino. Nos dias de hoje, o acessório ainda é utilizado dessa maneira, seja com calças, saias, shorts, vestidos ou macacões. Percebe-se que os cintos femininos nunca perderam a relevância, porque são atemporais, versáteis, democráticos. Em outras palavras, eles estão sempre na moda, podem ser combinados em diversos looks e podem ser vestidos por diferentes corpos, sem distinção de idade, altura ou peso. 

Como usar cintos femininos

Cintos com vestidos

Como já dissemos, desde a década de 1940 que os cintos femininos são usados com vestidos, com o intuito de marcar a cintura. O que mudou de lá para cá foi, especialmente, o tamanho das vestimentas. Antigamente, usava-se majoritariamente vestidos midi – abaixo do joelho -, mas hoje em dia os cintos podem ser agregados com peças de diferentes alturas, desde os mais longos até aos mais curtos. 

Além de combinar com distintos comprimentos de vestido, os cintos femininos também podem ser usados com peças largas ou justas. Por exemplo, em um dia mais quente, os vestidos largos são mais frescos e deixam a pele respirar melhor, porém eles podem tirar a definição do corpo, deixando-o reto. Para devolver a forma e dar um toque de elegância ao look, insira um cinto de couro croco e arrase no visual! 

Caso você queira dar um destaque maior para a cintura, deixando-a mais marcada, outra opção é o cinto de amarração da coleção de Verão 2023. O acessório de couro é mais largo que os cintos tradicionais e não possui fivela de metal. Vale lembrar que a peça foi um grande sucesso nos anos 2000 e voltou com tudo nesta estação, então não tenha medo de usá-la com vestido ou mesmo com saias e calças.

Os cintos femininos de couro também podem ser combinados com vestidos sociais. Então, se você trabalha em um ambiente formal, saiba que é possível inserir o acessório no seu dia a dia de forma elegante, sofisticada e moderna. Mas, se você não tem nenhum vestido em casa, pode criar um do zero apenas com uma camisa social oversized e um cinto; basta prender a peça de couro na cintura, por cima da blusa.

Cintos com saias

Como comentado anteriormente, os cintos de amarração não ficam bem somente com vestidos, mas também com saias, sejam mais justas – como é o caso da saia lápis – ou com saias mais largas. O acessório é tão versátil, que ainda pode ser usado com saias curtas, médias ou longas. 

Mas não é só a peça de amarração que combina com as saias, não! Os cintos femininos de fivela são igualmente versáteis e podem dar um charme a mais ao look casual. Quando se trata das saias jeans, por exemplo, os cintos de couro nas cores marrom e preto não tem erro. Eles trazem mais elegância ao visual, sem perder a espontaneidade característica do casual.

Não tem uma saia jeans? Fique tranquila, pois os cintos de couro marrom e preto combinam também com outros tecidos, sejam eles lisos ou estampados. Por serem cores mais neutras e por se tratar de um material sofisticado (couro), os acessórios podem ser inseridos em looks com saias plissadas, de pregas, godê, tulipas e retas. 

Cintos com calças 

A forma mais comum de se usar os cintos é com calça, certo? Alguns usam a peça apenas por sua funcionalidade, mas é possível torná-la também uma parte da composição do look. Para um visual casual chic, por exemplo, o acessório pode ser combinado com calça jeans de cintura e uma camisa social feminina. Neste caso, a camisa fica por dentro da calça e o cinto tem um destaque maior.

Se preferir, pode trocar a camisa social por uma camisa lisa oversized e a calça jeans por uma de alfaiataria. Seja qual for a escolha, o cinto de couro permanece como um acessório indispensável.

Falando em peças de alfaiataria, não podemos deixar de fora a tendência dos ternos femininos com cinto por cima do blazer. É isso mesmo que você leu, por cima do blazer. Na teoria, a ideia pode parecer estranha, mas a verdade é que fica lindo, super moderno e não perde a formalidade. 

Cintos com macacão

Os macacões de alfaiataria, em geral, são peças mais minimalistas. Isso quer dizer que os tecidos são lisos e monocromáticos. Porém, é possível dar uma nova cara à vestimenta apenas adicionando um cinto de couro na cintura. Você verá que um único acessório pode transformar completamente um look!

Essas foram nossas dicas de como usar os cintos femininos no seu look. Se você gostou das sugestões, compartilhe o link deste post nas redes sociais para que mais mulheres possam se inspirar.

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!