Buscar
X

Blog da Usa

Moda e Beleza

Moda minimalista: estilo é tendência no pós pandemia

Por Usaflex 26/06/2021
Moda Minimalista
Moda Minimalista

Já faz alguns anos que a moda minimalista está em pauta, porém o seu auge veio com a pandemia, em 2020. Isso porque, durante o isolamento social, as pessoas passaram a ressignificar as coisas e dar mais valor ao que é simples e duradouro. É considerando este novo cenário e pensando em você que preparamos este post para explicar melhor o que é o estilo e a moda minimalista, bem como dar dicas de looks e te deixar a par das tendências 2021. Confira!

Apesar de ainda estarmos vivendo a pandemia, ela está cada vez mais próxima do fim. Contudo, a tendência é que o minimalismo continue ditando moda após este período atípico. Você mesma, leitora, deve ter passado por esse processo de reflexão e ressignificação ao longo do último ano e mudou – ou está mudando – os seus hábitos, tornando-os mais minimalistas. 

O que é o minimalismo?

A palavra minimalismo por si só já nos dá algumas pistas do seu sentido, mas o conceito é bem mais amplo do que se imagina, pois se estende às mais diversas áreas da vida humana. No sentido literal, esse substantivo masculino significa “procura de soluções que requeiram um mínimo de meios ou de esforços”, porém, como dissemos, ele pode ser mais amplo do que isso. 

Nas artes, onde o termo nasce, minimalismo é definido, segundo o dicionário, como uma “teoria ou prática nas artes que utiliza os elementos mais simples e em número mais reduzido, e lança mão da repetitividade para atingir sua proposta”. Ou seja, minimalismo é a realização do ditado menos é mais. 

Obra de Adolph Dietmar Friedrich Reinhardt

Assim, o que era um movimento artístico e arquitetônico, tornou-se também uma filosofia de vida. Na verdade, já existiam os ascéticos, que praticavam a doutrina de negação dos bens materiais, mas eles foram incorporados ao estilo minimalista. Dessa forma, em termos práticos, ser minimalista é tentar viver melhor com menos recursos. Para tal, é necessário saber descobrir o valor – material e sentimental – das coisas e decidir o que é essencial e o que é supérfluo. 

Agora que sabemos o que é o estilo de vida minimalista, chegou a hora de descobrir sua aplicação na moda.

O que é moda minimalista?

No que diz respeito ao mundo fashion, o estilo minimalista teve um impacto de duas formas: na produção e no consumo. Mas o que isso quer dizer? Bem, isso quer dizer que peças minimalistas são mais leves, mais simples e prezam pelas cores primárias. Também significa que os consumidores buscam por sapatos, bolsas e roupas em geral que não sejam sazonais, ou seja, possam ser aproveitadas em várias estações. 

Peças mais leves, simples e sóbrias para combinar com nossa mule em couro pelica marrom canela.

Essas qualidades específicas do estilo minimalista – leve, simples, sóbrio, etc – podem dar a impressão de que as peças não são elegantes e estilosas, mas é o contrário, afinal, o lema no minimalismo é: menos é mais. O “mais”, neste caso, representa mais originalidade, sofisticação, frescor e modernidade.

Na Usaflex, o estilo minimalista surge como uma ideia. A estética é um convite ao consumo consciente, ou seja, aquele que cria um guarda-roupa com peças versáteis, atemporais e de qualidade. Além disso, os itens básicos se transformam em novos clássicos dentro desta tendência. É um conceito bastante inteligente e, principalmente, adequado ao tempo em que vivemos, pois entrega produtos duráveis e funcionais. 

Inspirações de peças versáteis para ter no guarda-roupa.

Mas você pode estar se perguntando: como eu faço para levar este estilo de vida ao meu vestuário? Não é tão complicado quanto você pensa, por isso separamos algumas dicas. Veja! 

4 dicas para adotar o estilo minimalista

1. Privilegie em seu guarda-roupa as peças simples e clássicas que compõem os elementos centrais do seu estilo. 

2. Quando for às compras, pense na versatilidade. Se um item não possibilita o uso de pelo menos três maneiras diferentes, escolha outro.

3. Opte por poucos acessórios. Apenas aqueles que são fundamentais para o seu visual. Aposte em colares com poucos detalhes, brincos pequenos, anéis e pulseiras delicadas.

4. Minimalismo é sobre criar espaço para aquilo que realmente agrega valor à sua vida: garanta que tudo em seu closet faça você se sentir bem e confortável!

Como montar looks minimalistas?

As tendências 2021 para a moda minimalista seguem, obviamente, o conceito monocromático. Você pode até usar mais de uma cor, mas elas geralmente têm tons mais próximos, como bege e branco ou preto e cinza. Os cortes das roupas também são mais simétricos e simples, porém elegantes. Outra característica é o uso de tamanhos maiores, que ficam mais soltos no corpo. 

Neste inverno, por exemplo, você pode investir em camisas (sociais ou não) brancas ou pretas. Isso porque elas combinam com várias outras peças do seu guarda roupa. Assim você pode utilizá-las inúmeras vezes em looks minimalistas diferentes. Dá para usar uma camisa social branca com calça jeans, blazer, Mocassim preto ou Mule preto e uma bolsa Shopper Mafê.

Mocassim e Bolsa Shopper Mafê, lançamentos de primavera Usaflex. Nas lojas a partir do dia 05/08.

Você pode optar também por uma calça clochard rosa bebê ou bege, camiseta branca lisa, Bolsa Tiracolo e sandália de salto grosso. Agora, não pense que as tendências 2021 dos looks minimalistas se limitam a calças e blusas. Vamos te apresentar alguns visuais incríveis com vestidos!

Para começar, você pode escolher um vestido midi preto e usá-lo com jaqueta de couro marrom escuro e um Tênis branco. O mesmo tênis combina com os looks mostrados anteriormente, assim como o vestido preto ganha uma nova cara ao ser harmonizado com as já citadas sandálias de salto e a bolsa Shopper Mafê

Tênis branco e Bolsa Shopper Mafê, lançamentos de primavera Usaflex. Modelos disponíveis nas lojas a partir do dia 05/08.

Cores minimalistas

Se você gosta de cores mais vivas, o estilo de vida minimalista não te exclui. Dá para usar vermelho e amarelo, por exemplo, e manter o conceito de menos é mais. Desta forma, um vestido tubinho amarelo combinado com um Scarpin bege é simples, ao mesmo tempo que é super elegante.  

Scarpin Nude lançamento primavera 2021 da Usaflex. Disponível nas lojas a partir de 05/08.

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!