Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Estilo e Beleza

Proteção solar: 6 mitos e verdades sobre o uso de protetores e os cuidados com o sol 

Por Usaflex 16/11/2023

As temperaturas estão bem elevadas em grande parte do Brasil. Por isso, a proteção solar é fundamental para a saúde da nossa pele. Mas, diante de tantas informações disponíveis, é difícil saber o que é verdade e o que é mito, não é mesmo?! Atendendo às dúvidas das mulheres, trouxemos 8 fatos e fakes sobre o uso de protetor. Confira e não deixe de se proteger!

Quem tem a pele escura não precisa usar protetor: MITO!

Todas as pessoas precisam se proteger dos raios UV, independente do tom da pele. O que pode variar é o nível de proteção necessária. Quem tem a pele muito clara, por exemplo, precisará de um produto com FPS 50+, já quem tem a pele morena ou negra pode usar protetores com FPS 30. Ou seja, apesar das diferentes necessidades, a proteção solar é fundamental para todo mundo. 

Precisa reaplicar o protetor na pele a cada duas horas: VERDADE!

Quem vai para a praia nas férias sabe que a proteção solar é indispensável. Mas não basta passar o protetor apenas uma vez! Após o contato com a água, é necessário reaplicar. Mesmo quem não vai entrar no mar ou na piscina precisa repor a cada duas horas, pois o suor, o vento e o próprio sol vão tirando o produto da pele. A dica vale também para o dia a dia na cidade. A Organização Mundial da Saúde recomenda reforçar a proteção solar a cada duas horas, tanto no rosto quanto no corpo. 

Proteção solar não é necessária dentro de casa: MITO!

Os vidros das janelas da nossa casa – ou do nosso trabalho – não filtram os raios UVA, por isso a importância da proteção solar em ambientes fechados. Outra questão é que a luz azul emitida pelos eletrônicos – tablet, computador, celular e TV – danificam algumas células e enzimas. Isso pode causar manchas e provocar o envelhecimento precoce.

O protetor solar com cor protege mais: VERDADE!

Ambos protegem contra os raios UVB e UVA, porém o produto com cor também defende a pele da hiperpigmentação causada pela luz visível. O óxido de ferro usado na composição dos protetores de cor acabam absorvendo a radiação. Por isso, ele acaba proporcionando uma proteção solar extra à pele.

Não precisa usar protetor em dia nublado: MITO!

Em qualquer dia do ano, independente da estação ou se está nublado ou não, o protetor é indispensável. Temos que lembrar que os raios UVA são emitidos pelo sol ao longo de todo o dia, por isso a importância de aplicar e reaplicar 

Protetor causa acne: MITO!

Quem tem pele oleosa pode sofrer com as acnes. Além disso, a doença pode provocar manchas, especialmente quando expostas ao sol. Por essa razão, é importante fazer a proteção solar. Mas algumas pessoas têm receio que o protetor aumente a oleosidade da pele. Se esse é o seu dilema, fique tranquila! Busque por produtos em gel ou em gel-creme, que possuem propriedades não oleosas, e por aqueles com substâncias anti-inflamatórias.  

Outras formas de se proteger do calor

Agora que você já sabe como se proteger do sol, vamos te dar dicas para se proteger do calor! Primeiramente, é recomendado nesta época do ano o uso de roupas e calçados leves que facilitem a circulação de ar e a respiração da pele. Outro ponto é a preferência das peças claras, visto que elas absorvem menos calor. Você também pode inserir no look chapéus e bonés para aumentar a proteção da pele e dos cabelos. 

Looks para o verão

O street style pode ser uma excelente aposta no verão. As camisetas de algodão larguinhas e os shorts legging/jeans são peças frescas, estilosas e despojadas, que combinam com boné. Além disso, você pode usar o look com um tênis,  por exemplo. Neste caso, dê preferência aos modelos com a tecnologia Ativ+ar, pois o recurso permite maior circulação de ar e mantêm o clima interno do calçado. 

Quem busca um look mais delicado também pode investir nos vestidos larguinhos ou na combinação das saias e blusas de alcinha (cetim, seda, algodão e viscose são tecidos leves). Neste caso, as sandálias, as rasteiras e os tamancos são escolhas elegantes e refrescantes. Para finalizar o visual, você pode usar um clássico chapéu Panamá feminino. 

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe o link do post com suas amigas e mostre a elas a importância de se proteger no verão. Aproveite também para acompanhar outros textos sobre beleza, moda e comportamento feminino no nosso Blog. 

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!