Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Por Todas

Natal 2023: dicas para a ceia de Natal simples e gostosa!

Por Usaflex 15/12/2023

Está em dúvida sobre o que fazer no dia 24? Então confira nossas dicas para a ceia de Natal! Além das receitas simples e saborosas, trouxemos sugestões para acertar na quantidade de comida, de maneira que não falte, mas também não haja desperdício. Confira!

Dicas para a ceia de Natal 2023!

O Natal é a época do ano em que as famílias se reúnem para celebrar o amor. E não existe nada melhor para unir as pessoas do que a comida, especialmente se esta comida for saborosa e democrática. Sim, democrática! Ao montar o cardápio da ceia, é importante pesquisar se algum convidado não come carne ou tem intolerância a lactose, por exemplo. Dessa forma, você pode criar pratos especiais e fazer com que a pessoa se sinta respeitada e acolhida. 

Comidas

Em relação a quantidade de comida a se fazer, pode-se calcular de acordo com o número de pessoas e a faixa etária. Por exemplo, normalmente um adulto come entre 300g e 350g no almoço e no jantar. Mas, como no Natal tendemos a comer mais, você pode considerar o consumo entre 400g e 450g, levando em conta a sobremesa. No que diz respeito às crianças, a lista pode variar de acordo com as idades, mas, em média, os especialistas calculam entre 150g e 250g.  

Bebidas

Além das bebidas alcoólicas, como vinho e cerveja, é preciso pensar em alternativas para as crianças e para os adultos que não bebem. Neste caso, os sucos naturais são opções saudáveis e refrescantes para o verão. Mas há também as receitas de água saborizada. Essa é uma alternativa interessante, pois é saborosa e esteticamente bonita, servindo como decoração para a mesa.

Pensando em tudo isso, separamos uma lista com dicas para a ceia de Natal, que engloba desde os pratos clássicos natalinos até versões veganas e sem lactose. Tudo simples, gostoso e econômico. Veja!

Receitas

Saladas natalinas

As saladas não podem ficar de fora das nossas dicas para a ceia de Natal. Isso porque elas são opções saudáveis, leves e perfeitas para o período de calor. Separamos duas receitas simples, uma com fruta e outra sem. 

Salada de lentilha (8 porções)

400g lentilha cozida al dente
½ cebola picada
1 tomate sem sementes picado
1 e ½ de suco de limão
Salsinha e cebolinha a gosto
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto 
Hortelã a gosto

Primeiro, cozinhe a lentilha com sal a gosto e uma folha de louro. Após o cozimento, escorra a lentilha, jogue fora o louro e misture os grãos com o restante dos ingredientes. 

Salada de tropical (6 porções)

1 cabeças de alface pequena
1 cebola roxa
1 manga sem fios
1 caixinha de tomates-cerejas
1 pacote de queijo parmesão ralado
Figos a gosto
Rúcula a gosto
Sal a gosto
Azeite a gosto

Águas saborizadas

Existem várias opções de águas saborizadas. Aqui trouxemos algumas que podem combinar com o tema natalino e o clima tropical do Brasil. 

1) água de coco saborizada: uva verde picada ao meio, morangos picados ao meio, rodelas de limão, kiwi picado em rodelas e água de coco. Coloque tudo em uma jarra e misture com uma colher. 

2) água aromatizada de maçã e canela: maçã fatiada, pau de canela, cravinhos, água filtrada e gelo. Misture tudo com uma colher e espere uma hora. Por conta dos cravos, é recomendado coar antes de servir.

3) água aromatizada de limão, lima e hortelã: limão, lima, folhas de hortelã, gelo e água filtrada. Misture tudo em uma jarra e sirva. O ideal é que a bebida seja consumida em até três horas para que o limão não comece a amargar. 

Sobremesa

Rabanada recheada

Para finalizar nossa lista de dicas para a ceia de Natal, temos duas sobremesas. Iniciamos pela tradicional rabada, porém essa é recheada e serve até 23 unidades!

7 pães dormidos
500 ml de leite
1 lata de leite condensado
4 ovos
1 xícara de chá de açúcar
2 colheres de canela em pó
Doce de leite/creme de avelã a gosto

Modo de preparo: parta os pães em fatias de até 2 dedos de largura. Depois faça um corte no meio de cada fatia, como se fosse dividi-la em duas, porém sem chegar com faca até o final. No espaço aberto, coloque uma colher de café de doce de leite ou creme de avelã. Terminado esse processo, misture em uma tigela o leite e o leite condensado. Em outra vasilha coloque os ovos batidos. Separe outro recipiente para misturar o açúcar e a canela.

Passado essas etapas, esquente uma panela com óleo. Passe as fatias de pão recheado, uma a uma, no leite, no ovo e depois coloque na panela para fritar. Quando os dois lados estiverem dourados, retire e passe no açúcar e na canela. 

Brigadeiro de banana

Quem é vegano ou tem intolerância a lactose pode se esbaldar na sobremesa com um delicioso brigadeiro de banana. 

2 bananas médias maduras
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sobremesa de manteiga de coco
4 colheres de sopa de leite em pó de coco ou leite em pó sem lactose

Modo de preparo: amasse as bananas com um garfo. Depois, coloque-as em uma panela com o cacau em pó, a manteiga e o leite em pó. Mexa sem parar em fogo baixo até que fique em ponto de brigadeiro. Retire da panela, coloque um prato ou vasilha e deixe esfriar na geladeira. 

Gostou das nossas dicas para a ceia de Natal? Então compartilhe o post com suas amigas para que elas também possam montar um cardápio simples, democrático e saboroso na noite do dia 24! 

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!