Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Estilo e Beleza

Cores para o ano novo: qual cor usar e o significado de cada tom

Por Usaflex 17/12/2021
ainda não sabe qual cor usar no ano novo?
ainda não sabe qual cor usar no ano novo?

No réveillon, a tonalidade das peças de roupa tem um significado que transcende as questões estéticas. É através das cores que as pessoas buscam começar um ciclo diferente atraindo coisas positivas, como paz, saúde, amor, dinheiro, etc. Mas você sabe o significado de cada cor, o que ela atrai e como montar um look bonito com as cores para o ano novo? Então continue com a gente, pois vamos te contar tudinho!

Qual o significado das cores para o ano novo?

Cada cor possui um sentido diferente e uma característica simbólica associada a ela. Algumas são de conhecimento comum, como o branco, por exemplo, e é um dos motivos de essa ser a cor mais utilizada na virada do ano. Mas existem outras opções muito legais também e você pode combinar mais de um tom. 

Branco 

Como dissemos, não tem como deixar de falar do famoso branco. Essa cor tão tradicional no réveillon brasileiro representa e atrai – para quem acredita – paz, calma e pureza. O motivo para isso é que a cor branca está associada culturalmente à limpeza, à inocência, à infância e à divindade. Um exemplo clássico de look para a ocasião é: vestido branco longo e uma sandália de tom claro. Para acrescentar um toque de modernidade, invista em sapatos de bico quadrado. 

Vermelho 

Psicologicamente, o vermelho é forte, que representa paixão, energia, poder e coragem, por isso é tão utilizado em campanhas publicitárias e, por muito tempo, esteve presente nas roupas de guerreiros, como os romanos, por exemplo. Simbolicamente, essa cor representa o amor e é isso que ela atrai no fim de ano, para quem usa o tom nas suas vestimentas. E para adicionar ainda mais sentimento ao seu look, opte pelas românticas mangas bufantes, que estarão em alta no verão. 

Amarelo

O amarelo lembra algo muito importante para a vida na terra, que é o sol. E quando se pensa nessa estrela  gigante, logo vem à cabeça outras coisas, como verão, primavera, praia e calor. Isso desperta alegria e otimismo nas pessoas. O amarelo também remete a um outro elemento socialmente desejado, que é o ouro, símbolo de riqueza e prosperidade. 

Então, quem usar essa tonalidade na virada de 2021 para 2022 pode esperar alegria, extroversão e dinheiro. 

Como o amarelo é uma cor mais forte, você pode optar por modelito com uma única peça, como um vestido ou macacão, ou em duas peças porém com tonalidades diferentes de amarelo em cima e embaixo. 

Verde 

O verde sempre esteve relacionado à natureza, por ser a principal cor encontrada na fauna. Sendo assim, é natural que o tom desperte nas pessoas sentimentos como tranquilidade, aconchego, liberdade e saúde. Quem escolher compor um look de ano novo com o verde pretende atrair todas essas coisas, mas também pode esperar esperança, pois esse é um sentimento muito ligado à cor. 

A mesma dica do amarelo se aplica ao verde. Sendo assim, você pode elaborar um visual com vestido verde claro e sandália verde alecrim ou um macacão verde escuro e um tamanco verde hortelã, por exemplo.

Azul

O azul remete ao céu e à água, o que explica a sua capacidade de transmitir serenidade. O fato de ser uma cor fria, o azul também tem o poder de nos acalmar, por isso é utilizado em quartos de crianças e hospitais, juntamente com o branco. Então, se você quer ter, em 2022, mais tranquilidade, comunicação e harmonia do que teve em 2021, já sabe o que usar!

O azul é uma cor versátil, pois tem várias tonalidades e também está presente em uma peça básica do guarda-roupa femino, que é o jeans. Então, você pode pensar em uma combinação com calça jeans, blusa ou cropped azul e uma sandália para fechar com elegância. Mas também dá para harmonizar o azul com outras cores, como mostraremos mais para frente.

Laranja 

O laranja é uma cor que não transmite seriedade, por ser mais alegre. Mas, diferente do amarelo, que também desperta alegria, o laranja está mais associado à diversão, à energia, ao entusiasmo e à criatividade. Por esse motivo, dê preferência às peças e aos acessórios com um design mais descontraído e divertido. 

Lilás/Roxo

Por anos, o lilás e o roxo eram cores usadas exclusivamente por nobres e clérigos. Isso criou uma simbologia em torno da cor, que está associada à elegância, à nobreza e à divindade. No campo do significado das cores para o ano novo, ambos (lilás e roxo) atraem autoconhecimento, espiritualidade e purificação da mente, então nada melhor do que um look mais leve e, ao mesmo tempo, elegante. Você pode apostar nos vestidos lilás roxos ou que misturam as duas cores. 

Prata

O brilho da prata está muito associado com a tecnologia, certo? Não à toa, essa é a cor da inovação e da modernidade. Então, para quem deseja uma vida profissional cheia de novidades e oportunidades, essa é a cor ideal. Sem contar que o ano novo é a época perfeita para abusar das peças brilhantes, então não tenha medo usar strass, metalizados, paetês e lantejoulas. 

Dourado

Dourado é outra cor brilhante que remete muito à elegância e à riqueza. Por isso, se você deseja mais sucesso profissional e dinheiro na sua vida em 2022, invista nesse tom. O amarelo também está associado à prosperidade financeira, então, se quer fazer uma combinação de cores, essa é a dica. 

Como montar looks para o Réveillon 2022?

Você pode misturar mais uma cor no seu look, como o branco e o prata, por exemplo, e o amarelo e o dourado. Mas também pode investir em algo mais colorido, combinando cores que se complementam, como verde e azul. Assim, além de arrasar no visual, você ainda vai atrair mais positividades para o seu ano, não é mesmo? Aqui vão algumas dicas de looks incríveis. Confira!

Combinações de cores e texturas

Você pode ir para a festa de réveillon usando uma única peça – como um vestido belíssimo, um macacão feminino ou um conjuntinho de cropped e saia/shorts – ou também pode combinar texturas. A dica é sempre mesclar uma peça lisa com outra mais elaborada (renda, paetê, lantejoula, strass,etc ) para seu visual ficar mais dinâmico e despojado. 

Assim, se você optar por uma blusa lisa, a segunda peça pode ser uma saia com brilhos prateados e dourados. Neste caso, a saia brilhante na cor prata combina com branco, vermelho, azul, e lilás, por exemplo; enquanto que a saia dourada harmoniza muito bem com amarelo, branco, vermelho e laranja. Caso seja um visual monocromático, então a mistura de cores e texturas pode vir nos sapatos. Sandálias metalizadas e com strass dão um glamour especial ao look. 

No círculo cromático também temos as cores quentes e as frias. E, apesar de estarem em lados opostos na cartela de cores, elas podem estar presentes no mesmo look de forma bonita e elegante. Temos os exemplos do verde e roxo/lilás. A dupla pode estar presente em peças distintas – vestido lilás e sandália verde – ou na mesma roupa. 

Além das possibilidades acima, também podemos combinar roupas de cores diferentes, mas que estão do mesmo lado no círculo cromático. No lado quente, por exemplo, temos o vermelho e o laranja, duas cores que combinam bastante. Também temos o verde e o azul, duas cores que interagem bem.

Tradicional: como deixar o branco mais bonito

Se você quer permanecer no tradicional, saiba que o branco é uma cor neutra, por isso é fácil combiná-la com o verde, o azul, o amarelo, o lilás e outras cores mais destacadas. Desta forma, os looks all white permitem que você invista e dê preferência aos sapatos e acessórios coloridos. A dica, neste caso, é incrementar o seu visual com sandálias, cintos, bolsas e bijuterias nos tons citados. 

Essas foram nossas ideias de cores para o ano novo e seu significado. Se você gostou das dicas deste post, compartilhe o link com suas amigas nas redes sociais, para que elas também possam arrasar nos presentes de Natal!

Fique por dentro das últimas novidades e ofertas exclusivas!

Cadastre-se e descubra um mundo de conforto e estilo. Não perca tempo e inscreva-se para ficar por dentro das últimas novidades e ofertas

exclusivas

Ganhe 10% de desconto na sua primeira compra + frete grátis!*

Cadastrado com sucesso!