Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Por Todas

Benefícios do sol para a saúde: descubra e aproveite esse presente da natureza

Por Usaflex 08/12/2023

Você sabe quais são os benefícios do sol para a saúde? Nesta época do ano muito se fala sobre os perigos da exposição aos raios UV, porém isso não significa que não devemos tomar sol. Ele é fundamental para o nosso organismo, como mostraremos neste post. Confira!

Os poderes do sol

O verão ainda nem chegou e as temperaturas no Brasil já estão batendo recordes históricos. Por isso, é muito importante se proteger dos raios UV, porém não devemos deixar de nos expor a luz solar, pois nosso organismo precisa deles. A questão que surge é: quando e como devemos tomar sol? 

Benefícios do sol para a saúde

Antes de mais nada, é fundamental apontar os benefícios do sol para a saúde, pois muitas vezes ele pode ser visto como um vilão. Bem, de fato a exposição excessiva pode causar danos – como queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele. Mas não tomar sol também pode trazer problemas, como o déficit de vitamina D, a baixa da imunidade e aumentar os riscos de depressão. 

Vitamina D

O ser humano precisa de vitamina D para absorver cálcio e fósforo dos alimentos. Uma das maneiras de conseguir essa vitamina é através do sol. Você também pode adquiri-la através do leite, do ovo e de peixes gordurosos, mas o consumo dessas proteínas nem sempre é suficiente para suprir a quantidade necessária de vitamina D. É aí que a luz solar entra em cena, pois ela é fundamental para a produção da vitamina no nosso organismo.

Imunidade

Estudos mostram que a vitamina D, além de contribuir com o fortalecimento dos ossos e músculos, também aumenta a imunidade. Assim, diminuindo as chances de adquirir doenças autoimunes. Além disso, pessoas com déficit de vitamina D podem apresentar mais chances de desenvolver diabetes e problemas cardíacos. 

Humor

Os benefícios do sol para a saúde não estão ligados apenas à vitamina D, não. A exposição moderada à luz solar faz bem a nossa mente, pois aumenta a liberação de serotonina. Este hormônio é responsável por nos dar a sensação de bem-estar e relaxamento. Pesquisas indicaram que também pode elevar a produção de endorfina, que gera a sensação de prazer. Isso explicaria porque pessoas de países do hemisfério norte, por exemplo, estão mais propensas a desenvolver depressão durante o inverno, período em que há menos luz solar. 

Sono

O sol também ajuda a regular o sono, você sabia? Isso ocorre porque nosso corpo está programado biologicamente para ser mais “ativo” durante o dia e diminuir o ritmo durante a noite. Ao ter contato com a luz solar pela manhã, nosso organismo entende que deve “despertar”. Por isso também é recomendado não ficar exposto à luz artificial de eletrônicos de noite, pois isso dá um sinal ao nosso cérebro de que ainda não é hora de “descansar”. Portanto, tomar um solzinho pela manhã é importante para regular o nosso ciclo do sono. 

Quando e como devemos tomar sol?

Segundo especialistas, a resposta para a quantidade de tempo que podemos ficar no sol é relativa, pois dependerá do tipo de pele, da época do ano e do local onde você vive. Por essa razão, o mais indicado é sempre buscar uma orientação médica. Mas, de modo geral, se recomenda não ter uma exposição prolongada e evitar o sol entre às 10h e 16h. Se for sair neste horário, passe protetor solar (FPS 30, no mínimo) em toda a pele e, se puder, proteja a cabeça com um chapéu ou boné

E aí, gostou de saber mais sobre os benefícios do sol para a saúde? Então compartilhe o link desse post nas redes sociais e deixe que suas amigas também descubram o poder dos raios solares.

Mas, não se esqueça, a exposição deve ser feita com moderação e o uso de protetor solar ao longo do dia é muito importante. Não deixe de consultar o seu dermatologista para ficar com a saúde da pele sempre em dia! 

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!