Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Mundo Usa

Usaflex apresenta podcast sobre empreendedorismo feminino

Por Usaflex 31/01/2022

Basta olhar ao redor para constatar a quantidade de mulheres que se lançaram no desafio do empreendedorismo nos últimos anos. Pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor 2020, feita em parceria com o Sebrae, confirma que o Brasil já soma mais de 30 milhões de empreendedoras, num universo total de 52 milhões de empreendedores. Ou seja, 48% das empresas do País têm à frente mulheres. E só em 2020, esse número cresceu 40%. Portanto, é preciso criar espaços de diálogo e de apoio para que essas mulheres consigam se desenvolver e prosperar.

Para atender a esta demanda nasceu a collab Elas Transformam. Trata-se de uma temporada especial do podcast Roberta Comunica, apresentado pela Usaflex e conduzido pela jornalista Roberta Pschichholz, com apoio da agência SMT. São oito episódios, disponibilizados toda segunda-feira no Spotify, produzidos a partir de conversas com empreendedoras de diferentes segmentos: da fundadora da primeira agência de creators negros da América Latina, até a executiva que virou mentora especialista em relacionamentos e espiritualidade.

Como nasceu o projeto?

A parceria para realizar este projeto começou com a participação de Roberta na campanha Arrisque, lançada em novembro de 2021 pela agência SMT, liderada pelas sócias Vanessa Sychoski e Semira Martins. “A convite da Semira, gravei meu depoimento e me dei conta da quantidade de mulheres que conheço e que abraçaram este risco constante que é empreender. Marcamos uma conversa online e quando vimos estava nascendo essa nova temporada do podcast”, conta Roberta, que lançou seu canal em outubro de 2021 e se apaixonou pelo formato.

Diferente desafios

Para Roberta, realizar o projeto Elas Transformam é uma oportunidade única de conhecer diferentes desafios enfrentados pelas empreendedoras. “A cada entrevista, me emociono e aprendo muito. A mulher tem uma percepção muito diferente de como se deve gerir um negócio. A gente coloca o coração na frente e se preocupa em criar algo que impacte de maneira positiva, que conecte pessoas e gere resultados para todos à nossa volta”, descreve a comunicadora.

O episódio de lançamento da temporada foi gravado com as sócias fundadoras da SMT Comunicação, cuja equipe está à frente do planejamento de mídia, desenvolvimento das peças e comercial do projeto. “A nossa parceria com a Roberta já é de longa data e se estreitou a partir da campanha Arrisque. Foi a conexão perfeita, pois empreender é essencialmente se arriscar. E o projeto fala sobre mulheres que se jogaram de cabeça e coração, em busca das suas próprias conquistas”, comentam Vanessa e Semira.

Confira a programação

O lançamento da temporada Roberta Comunica Apresenta Elas Transformam ocorreu dia 10 de janeiro de 2022. Novos episódios serão divulgados semanalmente, sempre às segundas-feiras, até dia 7 de março de 2022, no podcast Roberta Comunica, disponível no Spotify. Para conferir o podcast clique aqui.

Egnalda Côrtes – @egnaldacortes – 17 de janeiro de 2022

Abriu a 1a agência de creators negros da América Latina, a Côrtes e Companhia. Em dezembro de 2021, palestrou no TEDX Ser Humano. Fala sobre ambição feminina e sobre a potência de ser quem somos.

Najuah Saleh – @nah.saleh – 24 de janeiro de 2022

Especialista em marketing, negócios digitais e branding, é mentora de mulheres empreendedoras. Criou o método “Da Paixão ao Negócio”, em que ensina como criar um negócio a partir do autoconhecimento, da essência verdadeira, alinhando tudo com seu olhar único.

Rose e Julia – @heringnovohamburgo – 31 de janeiro de 2022

Mãe e filha administram uma loja que, em plena pandemia, virou franquia Hering e trouxe resultados surpreendentes.

Cinthia e Sabrina – @cintia.kupssinsku | @produtosmassamagra – 7 de fevereiro de 2022

Por um grave problema cardíaco diagnosticado aos 25 anos no auge da sua carreira de executiva, a Cinthia Kuppssinski precisou parar tudo e encontrou nas terapias holísticas e na mentoria um caminho mais leve e feliz. Também a jornalista Sabrina Becker fez das experiências culinárias um empreendimento de sucesso, ao criar a Massa Magra, marca de pães e bolos funcionais, integrais e low carb.

Eliane e Jaque – @novopeoficial – 14 de fevereiro de 2022

A Eliane ainda era criança quando se juntou ao irmão Raul para começar a marca de calçados infantis Novopé. Há seis anos, foi a vez da Jaqueline, também irmã de Eliane e Raul, entrar para o negócio que, em 2021, completou 30 anos e não para de crescer!

Morgana e Camila – @otiliaecristina | @saracuraecofraldas – 21 de fevereiro de 2022

Sustentabilidade, economia circular, propósito e consciência ambiental movem estas empreendedoras. A Morgana transforma refugos das indústrias calçadista e têxtil em bolsas e acessórios. A Camila criou uma marca de fraldas e absorventes reutilizáveis.

Iara e Paty Carneiro – @iaravirginia | @patycarneiro – 28 de fevereiro de 2022

Disseminar a cultura antirracista faz parte do cotidiano destas duas mulheres. Iara ajuda pessoas, transforma vidas e cria pontes através da informação e do conhecimento. A Paty é estrategista de marcas e negócios, pesquisa futuros emergentes e trabalha pelo próximo nível de equidade racial e futuros.

Faby e Tatiane Hoff – @hmariajoiasoficial – 7 de março de 2022

As irmãs criaram, há seis anos, em Novo Hamburgo/RS, esta grife de jóias e acessórios que hoje conta com mais de 500 consultoras espalhadas pela região Sul do País.

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!