Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Por Todas

“Seja fiel a você e perceba a sorte que é amadurecer”

Por Usaflex 22/08/2022

Conheça a história de Talitah Sampaio, fashion influencer que rompe barreiras e amarras impostas às mulheres

Talitah Sampaio é formada em moda e cinema, pesquisadora, CoolHunting e consultora de imagem estilo. Ela está na internet há mais de 10 anos, onde começou com um blog. Depois foi para o YouTube, Instagram até chegar no TikTok – plataforma em que acumula mais de 2 milhões de seguidores. Ela é pioneira na criação de conteúdo de moda no TikTok, e em sua página mostra seu dia a dia e estilo de uma forma diferente. Em seu conteúdo, ela sempre fala sobre como usar o estilo para ser você mesma e sobre a liberdade de ser quem é. Talitah é mãe da Yasmin e nunca revela a idade. “Igual a Lady Gaga”, brinca.

O que fez com que você despertasse sobre o perigo do envelhecimento precoce nas redes sociais? Ou seja, mulheres jovens se sentindo velhas por cobrança das mídias?

Acredito que isso seja algo presente na nossa sociedade. Mas como hoje o que está em alta são as redes, e passamos 24 horas no celular, isso fica mais forte e visível. Mas o padrão de beleza sempre esteve presente e pressionou muito as mulheres. Ser magra, ser jovem, ser isso e ser aquilo. Tudo para alimentar um mercado em cima da nossa insatisfação. 

Percebi que isso estava descontrolado vendo meninas de 19 e 20 anos já fazendo procedimentos estéticos para “amenizar sinais de idade” que não existem ali. E quando foi que ter sinais de idade se tornou algo ruim? Na verdade, eu acredito ser um sinal de sorte. Nunca estive tão feliz e satisfeita comigo mesma, intelectualmente e fisicamente.

Como a cobrança por um padrão de beleza te afeta pessoal e profissionalmente?

Eu tenho total consciência de que não pareço ter a idade que tenho. E claro, isso não é nenhuma prioridade para mim. Mas já aconteceu de fechar trabalhos e estar tudo certo, mas quando mando meus dados, as pessoas se assustam. O que uma idade, um número podem te dizer? Absolutamente nada! Na verdade, deveriam gostar mais, pois significa mais experiência para realizar aquele trabalho. É um preconceito já enraizado dizer que a mulher depois dos 30 “está passada”, e isso vem da sociedade patriarcal. O homem mais velho está cada vez mais lindo e a mulher não. Quem foi que inventou isso? As mulheres que não foram. A verdade é que todos ficamos mais lindos com o passar do tempo: inteligentes e maduros. Crescer e envelhecer é enriquecedor.

Como podemos nos desvencilhar dos estereótipos e nos sentirmos mais leves?

O meu caminho foi me aceitar e me conhecer. Não tentar inverter um estilo de roupas só para parecer jovem. Eu amo usar cores, mas amo roupas de alfaiataria, por exemplo. E eu amo que elas me fazem parecer uma empresária e uma mulher madura. Acho a coisa mais linda de se ver. Pessoas que aceitam seu estilo, independentemente de padrão de beleza e idade, são as mais bonitas. Então, resumindo: foi me aceitar, ser quem eu nasci para ser. Ser fiel a mim mesma e perceber a sorte que é poder amadurecer.

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!