Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Por Todas

Relacionamento tóxico: tudo que faltava você saber sobre este assunto

Por Usaflex 23/01/2023

Os relacionamentos tóxicos são aqueles que causam danos psicológicos, emocionais e até físicos para uma das partes envolvidas. Eles podem ser difíceis de reconhecer, pois muitas vezes começam como relacionamentos saudáveis ​​e apenas gradualmente vão se deteriorando. Os parceiros tóxicos podem ser manipuladores, controladores, ciumentos e abusivos, e podem fazer com que você se sinta insegura, triste ou ansiosa. 

Estou em um relacionamento tóxico?

É importante estar atenta às dinâmicas do relacionamento e saber como reconhecer os sinais de um relacionamento tóxico, para poder evitá-los e, se necessário, denunciá-los. Aqui estão algumas dicas para ajudá-la a identificar um relacionamento tóxico e tomar medidas para se proteger:

Preste atenção à comunicação

Um parceiro tóxico pode ser crítico, desrespeitoso ou controlador em sua comunicação com você. Eles podem fazer comentários humilhantes ou diminuir suas opiniões, ou mesmo controlar com quem você fala ou o que você compartilha nas redes sociais.

Fique de olho nas emoções

Um relacionamento tóxico pode causar muita ansiedade, medo ou tristeza. Se você se sentir constantemente insegura ou preocupada com o que o seu parceiro vai pensar ou fazer, é possível que esteja em um relacionamento tóxico.

Identifique o controle

Um parceiro tóxico pode tentar controlar sua vida, seja através da monitoração constante de suas atividades ou da pressão para que você faça coisas que não quer. Eles também podem tentar controlar sua aparência ou suas amizades.

Meu relacionamento é tóxico. O que faço?

Se você descobriu que está em um relacionamento tóxico, é importante tomar medidas para se proteger. Uma das primeiras coisas a fazer é falar com amigos e familiares de confiança sobre sua situação. Eles podem oferecer apoio e ajudá-la a planejar como lidar, ou escapar, do relacionamento tóxico. Além disso, buscar ajuda de profissionais, como conselheiros, psicólogos ou advogados, é uma ótima maneira de garantir que você está tomando as decisões certas para sua segurança. 

Observe sinais de a violência

Infelizmente, alguns relacionamentos tóxicos podem desencadear situações graves de violência, incluindo física. Neste caso, o cenário deixa de ser apenas uma questão de um “mau relacionamento” para se tornar em crime. Se você estiver sendo agredida ou ameaçada pelo seu parceiro, é importante buscar ajuda imediatamente. 

Existem diversos locais de atendimento no Brasil disponíveis à mulheres vítimas de violência, como a Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências e Delegacias de Atendimento à Mulher. Além disso, o número 180 é uma central de Atendimento que presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência.

Lembre-se, você merece ser tratada com respeito e amor. Não importa o que o seu parceiro diga ou faça, você tem o direito de se sentir segura e feliz em seu relacionamento. Se você sentir que está em um relacionamento tóxico, busque ajuda e apoio imediatamente.

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!