Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Ser Mulher

Filmes com protagonistas femininas que você precisa assistir

Por Usaflex 31/01/2022

Elas estão nas telinhas, nas telonas e onde mais quiserem estar. Selecionamos alguns filmes com protagonistas femininas para você assistir e se inspirar com mulheres e suas histórias incríveis.

A presença feminina já teve segundo plano no cinema, quando era coadjuvante ou limitada aos papéis muito estereotipados. Mas isso mudou, e a cada ano as mulheres estão mais presentes no protagonismo de filmes memoráveis, mas também na produção – como diretoras e redatoras brilhantes.

Aquarius (2016)

Protagonizado pela maravilhosa Sônia Braga no papel da jornalista Clara. Aquarius conta a história de uma mulher decidida a enfrentar a especulação imobiliária na cidade de Recife para defender o apartamento – onde viveu a vida toda – do assédio de uma construtora. O plano da empresa é demolir o edifício e dar lugar a um grande empreendimento. Mas, para isso, precisarão passar por cima das memórias e da determinação de Clara.

Que horas ela volta (2015)

Dirigido pela premiadíssima Anna Muyleart e protagonizado por Regina Casé. Que horas ela volta conta a história da pernambucana Val. Ela é uma mulher simples que se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Ela deixa a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando na casa de seus patrões. Treze anos depois, os chefes de Val recebem sua filha de braços abertos – que vai a São Paulo prestar vestibular. Quando ela deixa de seguir certos protocolos, circulando livremente pela casa, a situação se complica.

Nomadland (2020)

Dirigido pela chinesa Chloé Zhao. Nomadland narra a trajetória de uma mulher de 60 anos que, após o colapso econômico de sua cidade, entra em uma van e parte pelas estradas dos Estados Unidos. Estrelado pela genial Frances McDormand, o filme ganhou os  Oscars de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz. Zhao se tornou a segunda mulher (e primeira asiática) a ganhar a categoria de direção. McDormand se tornou a primeira pessoa a ganhar o Oscar tanto como produtora quanto como atriz pelo mesmo filme.

Estrelas além do tempo (2016)

No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos. Elas lideraram uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação. O filme traz um elenco de peso, com Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monáe.

5 cineastas mulheres que você precisa conhecer

  1. Kathryn Bigelow – entrou para a história com seu longa Guerra ao Terror (2008). A produção ganhou um total de seis Oscar, incluindo o de melhor filme.
  2. Sofia Coppola – terceira mulher a ser indicada para um Oscar de melhor direção com Encontros e Desencontros (2003).
  3. Greta Gerwig – concorreu ao Oscar de melhor direção já em seu primeiro longa: Lady Bird (2017).
  4. Agnès Varda – protagonista feminina da nouvelle vague, movimento parisiense que revolucionou o cinema mundial.
  5. Petra Costa – novo nome do cinema brasileiro, foi indicada ao Oscar de melhor documentário com “Democracia em vertigem” (2019)

A Usaflex acredita no talento feminino em todas as suas manifestações! Divirta-se e inspire-se com estas mulheres do cinema!

Fique por dentro

Inscreva-se e seja o primeiro a saber sobre
as novidades, promoções e muito mais!

Cadastrado com sucesso!