Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Por Todas

Afropaty: conheça este estilo exuberante e empoderado

Por Usaflex 04/09/2022

Você já ouviu falar em Afropaty? O termo não é novo, mas tem voltado aos holofotes nos últimos meses. Basicamente, o estilo Afropaty é aquele que coloca cores, exuberância e até um toque de poder nos looks das mulheres pretas. 

O nome da tendência reúne a expressão Afro com o nome Paty – sim, fazendo uma referência às clássicas “Patricinhas” – e chega como uma forma vibrante de se vestir, mas também um sinal de sucesso e conforto consigo mesma.

Quem são as Afropaty?

As Afropaty estão em todos os lugares. Na TV, destaque para as personagens Hilary, Vivian e Ashley Banks (Um Maluco no Pedaço), Dionne Davenport (As patricinhas de Beverly Hills) e Erica Sinclair (Stranger Things). No mundo da música, as divas Beyoncé, Rihanna, Card B. e Nick Minaj são as principais referências desse movimento nos EUA. 

Aqui no Brasil, destaque para as maravilhosas Taís Araujo, Iza, Ludmilla, Camile Vitória e Monique Evelle. Até mesmo Brunna Gonçalves, bailarina, e ex-participante do BBB, ganhou o apelido de Afropaty no Twitter, graças ao seu estilo marcante. O termo está tão em alta que  MC Tay, criou a música Preta Patrícia, deixando claro que as garotas do funk, do rap e do hip hop também podem abraçar o estilo Afropaty.

Como ter o estilo Afropaty?

Apesar de ser um estilo repleto de significados profundos, a estética Afropaty também está muito ligada à beleza e vaidade das mulheres pretas. Elas trazem um estilo próprio, e utilizam das roupas, calçados, maquiagens e até dos cabelos para ocupar espaços de poder. Isso porque a moda diz muito sobre nossa personalidade e uma forma livre de se vestir também representa resistência e aceitação. 

Mas vamos ao que interessa. Veja abaixo os atributos básicos para embarcar nessa estética e construir um visual Afropaty bem estiloso.

Cabelos

Quando o assunto é o estilo dos cabelos, a regra da Afropaty é não ter regras! A liberdade para ser quem é impera, acima de tudo. Se os cabelos surgem como símbolo da auto aceitação, em uma sociedade cheia de preconceitos e imposições, assuma os fios que te fazem feliz. Curtos, longos, pretos, coloridos, brancos, cacheados, crespo, com laces ou tranças: não importa! Seja qual for o estilo escolhido, o cabelo faz parte da identidade feminina e pode compor um look Afropaty. 

Para algumas mulheres, inclusive, exibir os fios crespos, ao natural, também podem ser um ato de resistência, afirmação e liberdade. Isso porque, por muitos anos, pessoas negras sofreram preconceito e tiveram que esconder suas madeixas. Para as Afropaty, isso é coisa do passado!

Cores nos pés

A tendência Dopamina está bombando nesta primavera. Ela traz uma energia bem alto astral, que tem tudo a ver com o estilo Afropaty. Isso porque, quando se fala em moda Dopamina, as cores são as grandes estrelas. Um modelo que vai muito bem com os looks Afropaty é a fisherman sandal. Nesta primavera ela chega repaginada, com saltos geométricos e cores saturadas, bem vibrantes.

As cores intensas também transferem a sua alegria para os tamancos e as sandálias de tira dupla, ambas com bico quadrado. Além da questão estética, o bico geométrico traz mais conforto, uma vez que o calçado nesse formato proporciona mais espaço entre os dedos. Afropaty tem tudo a ver com bem-estar, então, essa característica não pode ficar de lado, certo?

Os tênis e os chinelos também não podiam ficar de fora do estilo Afropaty, não é mesmo? Eles também trazem cores fortes em um design completamente monocromático. Este estilo é perfeito para trazer um ponto de luz ao look mais sóbrio ou até criar blocos coloridos. Vale a pena, por exemplo, montar um visual todo monocromático, mas mudar as texturas das peças e as tonalidades da cor escolhida; ou mesmo combinar cores frias e/ou quentes de uma forma divertida.

Roupas com brilho e glamour

A presença e o glamour são muito importantes quando o assunto são os looks Afropaty. Mas fique tranquila! Existem várias maneiras de colocar luz e brilho nas combinações, seja de uma forma mais sutil ou até mesmo mais chamativa. Um bom exemplo disso, é o couro ou vinil. As peças com estes materiais criam looks estilosos, iluminados e empoderados, muito utilizados pelas nossas “afropatrícias”.

Outra maneira única de dar brilho às roupas do estilo Afropaty é apostar no veludo: um tecido clássico e de alta qualidade. Ele traz um brilho natural e elegante, um verdadeiro xodó entre as patricinhas, e combina bem com outras texturas, como os pelinhos e pompons. 

Afropaty na ponta dos dedos

O estilo Afropaty aposta nas cores e na exuberância. Uma das decorações que tem chamado a atenção e conquistado o coração das mulheres que apostam nessa tendência é o efeito teia nas unhas. Essa arte consiste em desenhar vários riscos na unha, sem uma ordem precisa, criando um efeito de teia de aranha – daí o nome! 

Agora, se o seu objetivo é chamar a atenção, a Afropaty pode apostar nos brilhos, sejam eles de strass, glitter ou cintilantes. O que não faltam são opções maravilhosas para você iluminar suas unhas!

Maquiagem

As Afropaty não precisam, necessariamente, utilizar cores fortes para compor a maquiagem, mas se quiserem, também podem! Como já falamos anteriormente, as cores estão em alta. O azul, o rosa e o amarelo serão as cores da estação, porém outras opções como: verde, vermelho e lilás também são super bem-vindas e podem deixar sua make Afropaty maravilhosa. O importante é harmonizar tudo de forma a valorizar o seu tom de pele, os seus olhos e, claro, o visual como um todo.

Agora você já sabe tudo sobre o estilo Afropaty! Então, se você gostou de conhecer essa tendência, compartilhe com suas amigas nas redes sociais e faça com que essa estética empoderada chegue ainda mais longe.   

Fique por dentro das últimas novidades e ofertas exclusivas!

Cadastre-se e descubra um mundo de conforto e estilo. Não perca tempo e inscreva-se para ficar por dentro das últimas novidades e ofertas

exclusivas

Ganhe 10% de desconto na sua primeira compra + frete grátis!*

Cadastrado com sucesso!