Clicky

Buscar
X

Blog da Usa

Por Todas

6 dicas para conservar seus calçados

Por Usaflex 26/03/2021
Dicas para conservar seus calçados
Dicas para conservar seus calçados

Conservar os calçados sempre bonitos é algo importante para a maior parte das mulheres. Isso porque os calçados são muito mais do que itens de vestuário. São ferramentas de estilo, de empoderamento e queridinhos no guarda-roupa. Sendo assim, nada mais natural do que buscar estratégias que permitam conservar os calçados por mais tempo. Isso garante a beleza e o conforto para os quais foram construídos.

Imagine elaborar um look com cuidado, combinando cores e estilos. Mas na hora de pegar o sapato perfeito para aquela composição, você percebe que ele está manchado. Chato, né? E se estiver amassado ou com mal cheiro. Pior ainda! Mas a boa notícia é que dá para evitar estas situações com atitudes simples. Continue lendo e descubra quais são elas.

1 – Antes de guardar, limpe

Pense na situação. Você chega em casa depois de um dia estressante de trabalho. Nesse momento, você quer apenas jogar os sapatos em algum canto. Mas a sua a ideia é conservar um calçado especial? Então essa pode não ser a melhor estratégia. Dependendo do tipo de sujeira, ela pode impregnar no calçado. Isso pode danificando-lo permanentemente. Então a dica é: limpe seu sapato ao chegar em casa. Para isso, uma flanela levemente umedecida ou uma escova de cerdas macias podem ser suficientes. Não se esqueça também de reservar uns instante para o cuidado com a parte interna do calçado. O suor da pele ou produtos de higiene pessoal, como os desodorantes para os pés, podem deixar resíduos que com o passar do tempo podem causar manchas e mal cheiro. Então uma limpeza cuidadosa no interior do calçado também é recomendado.

A dica é: limpe seu sapato ao chegar em casa.

2 – Evite mau cheiro

O mau cheiro nos calçados é, na maior parte das vezes, ocasionado pelo armazenamento do item enquanto ainda está úmido. Então, a dica nesse caso é garantir que o calçado esteja completamente seco ao guardar. Para fazer isso, é possível utilizar saquinhos de pano recheados com substâncias que retêm a umidade. Faça isso com carvão vegetal e serragem, ou até mesmo aquelas pedrinhas usadas em caixas de gato. Para evitar mofo, a dica é a mesma: evite ao máximo a umidade. Neste caso, também é possível, periodicamente, colocar o sapato para secar à sombra por algumas horas antes de guardá-lo. Assim evita-se o mal cheiro e as manchas causadas pela umidade.

3 – Deixe de lado a naftalina

Algumas pessoas ainda possuem o hábito – nada recomendado – de utilizar naftalina no processo de armazenamento de roupas e calçados. Além de altamente tóxicas, colocando em risco animais domésticos e crianças, a naftalina pode impregnar o calçado com o seu cheiro forte e característico. Então, se a sua preocupação são as traças, dê preferência para as bolas ou racks de cedro na hora de guardar os sapatos. Elas repelem os insetos e deixam um cheirinho bom.

4 – Nada de empilhar ou dobrar

Um dos maiores inimigos dos calçados, principalmente daqueles feitos em couro, é o descuido na hora da armazenagem. Isso porque dobras ou vincos neste material podem se tornar permanentes no longo prazo. Isso danifica o produto e reduz sua vida útil. Sendo assim, a dica é nunca empilhar ou dobrar os calçados. No caso dos coturnos e outras botas de cano alto, o cuidado precisa ser redobrado para que o cano delas não dobre. Esse descuido pode marcar o couro e danificar o calçado. Já o hábito de deixá-las deitadas pode fazer com que o couro “cole” na madeira e fique danificado. A dica, então é: guarde-as sempre de pé no armário. Para isso use jornais, revistas enroladas para preenchê-las ou até uma garrafa pet pequena dentro do cano.

Cuide na hora de armazenar seus calçados e evite empilhá-los ou dobrá-los.

5 – Observe o material

Antes o material predominante na fabricação de calçados era o couro. Hoje, cada vez mais, é possível encontrar sapatos produzidos com materiais sintéticos. Alguns exemplos são os plásticos, tecidos, entre outros. Diante dessa variedade, multiplicam-se também as formas de preservar o produto. Materiais diferentes exigem cuidados distintos. Os calçados de couro devem ter o pó retirado com um pano macio e seco. Periodicamente, engraxe-os para impedir que fiquem ressecados. Os sapatos de verniz precisam ser limpos com pano úmido ou escovas macias. Os pares feitos em camurça exigem limpeza com produtos apropriados para o material. Já no caso de sapatos de plástico, a dica é lavá-los com água fria e sabão neutro para evitar o mau cheiro. Mas não se esqueça: independentemente do material, os sapatos nunca devem ser guardados molhados. A umidade é um prato cheio para o surgimento de mofo.

6 – Aposte nas caixas e sacos respiráveis

Você é daquelas que gostam de armazenar os sapatos em caixas e sacos? Então saiba que esta pode ser é sim uma boa estratégia! Entretanto, tome alguns cuidados. Como já dissemos, a umidade é um dos maiores riscos na conservação dos calçados. Então, as caixas e sacos precisam ser respiráveis. O plástico, neste caso, nunca é aconselhável. Vai optar pelas caixa de papelão? Então faça alguns furos nela para os sapatos respirarem. Tome cuidado com as traças, que podem ser encontradas nesse tipo de material. Outra opção é colocar os pares dentro de sacos de flanela ou de TNT. Eles são uma boa opção pois protegem os calçados e permite que respirem.

Dicas rápidas

  • Nunca mergulhe sapatos de couro na água. Limpe-os com flanelas umedecidas em água morna e sabão neutro. Não se esqueça também de engraxá-los periodicamente.
  • Reveze o uso dos calçados para que possam descansar e respirar. Assim você evita o acúmulo do suor e o desgaste acelerado.
  • Não lave os sapatos com muita frequência. A água pode permanecer acumulada nas costuras, prejudicando a durabilidade.

E aí? Gostou destas dicas para conservar seus sapatos sempre limpos, bonitos e prontos para arrasar? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais. Ajude mais pessoas a aprender a cuidar de seus calçados!

Fique por dentro das últimas novidades e ofertas exclusivas!

Cadastre-se e descubra um mundo de conforto e estilo. Não perca tempo e inscreva-se para ficar por dentro das últimas novidades e ofertas

exclusivas

Ganhe 10% de desconto na sua primeira compra + frete grátis!*

Cadastrado com sucesso!